Pegadinha -Resposta

 

 
Depois de re-ativarmos o site de novo, trazemos de volta a tradição das pegadinhas.
 
Onde estamos???

Estamos no topo da Rua Figueiredo de Magalhães, o fotógrafo estava no trecho hoje estreitado pelo mergulhão da galeria inferior do Túnel Velho, que na época da foto em 1969 tinha se iniciado, não sei se a obra mostrada já é da murada do mergulhão ou de alguma obra da Light que no final dos anos 60 fez várias obras de ampliação da rede de alta é media tensão no bairro, com a construção de novas sub-estações como a da Figueiredo de Magalhães, que na época dessa foto ainda não havia sido ampliada, vemos  entre a esquina da Rua Joseph Bloch e os tapumes do Shopping Center Cidade de Copacabana o telhado de uma casa logo demolida.
A rua já larga, pois esse trecho foi aberto com a largura definida pelo novo PA ainda não era acompanhada pelos quarteirões após a Rua da Tonelero, o asfalto nesse último quarteirão havia chegado há menos de 10 anos, bem como a iluminação pública instalada em postes simples de concreto armado, sem o padrão Light.
A rede de trolleys era o loop final da linha Castelo-Bairro Peixoto, que entrava por dentro do bucólico bairro contornando a Praça Vereador da Rocha Leão logo após a saída do Túnel Velho, seguindo pela rua Maestro Francisco Braga, tendo seu ponto na praça, quase na esquina da Rua Anita Garibaldi, voltando para Cidade indo pela Rua Décio Vilares, saindo pela Rua Tenente Marones de Gusmão, pegando o trecho final da Rua Figueiredo da Magalhães e entrando da Rua Siqueira Campos. de toda esta estrutura sobram alguns postes da rede de trolleys perdidos na Rua Maestro Francisco Braga.
Quem chegou mais perto foi o Luiz Darcy.
 

9 comentários em “Pegadinha -Resposta”

  1. Difícil. Só posso adiantar que estamos na segunda metade dos anos 60 e na zona sul. Digo isso pela ausência dos cabos de sustentação dos Trolley-bus recém retirados. De quebra um Aero Willys 61 ou 62.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + = 15