Rua Gal. Câmara, carnaval de 1931


Em julho desse ano postamos uma imagem da Rua do Gal. Câmara em 1920 onde víamnos um teimoso sobrado ainda no alinhamento colonial, não obstante passados mais de 10 anos das obras de Passos que requalificaram a via ( http://www.rioquepassou.com.br/2011/07/04/rua-gal-camara-1920/ ).
Na nossa imagem de hoje, 11 anos após o post acima mencionado vemos que a desaparecida rua guardava mais de um caso, além do mostrado. A imagem de hoje, mostra a movimentação de carnaval de 1931 em um trecho não identificado. Não apenas um sobrado mas na nossa imagem de hoje vemos dois sobrados que mantinham o alinhamento original da rua da época doBrasil Colônia, vemos inclusive em uma de suas divisas a cicatriz de uma velha casa térrea demolida no período Passos, o que indica que esses imóveis, já sendo ecléticos, foram levantados pouquíssimo tempo antes do alargamento da via, o que com certeza disparou alguma batalha judicial, que certamente se arrastava, pois a prefeitura há época possivelmente se recusava a indenizar pelo valor pretendido ou por possíveis benfeitorias nos imóveis.
Se na imagem de Julho, Malta fotografava com intuíto administrativo, identificando como era seu costume a rua, o número e o proprietário do imóvel, na foto de hoje apenas comemorativa ficamos sem uma correta localização do trecho mostrado. Vemos tipos populares, ainda comuns nessa zona comercial e árabe-judáica por tradição, como o vendedor de doces e suas vitrines suspensas nos ombros, alinhado com o poste. Parece estarmos em uma esquina que apenas chega, e não ultrapassa a Gal Câmara, especulo ser a pequena via hoje chamada de Rua Armando Sales de Oliveira, uma pequena travessa entre as Ruas dos Andradas e da Conceição.

14 comentários em “Rua Gal. Câmara, carnaval de 1931”

  1. Descobri que a Rua General Câmara era a Av. Presidente Vargas apenas no trecho entre a Rua Visconde de Itaboraí e o Campo de Sant’Ana.
    Referência da Pesquisa: http://www.hcgallery.com.br/cidade24.htm
    Venho prestigiar tanto o site que pesquisei como este mesmo aqui http://www.rioquepassou.com.br/ como muitos outros que mostram a história da nossa querida cidade maravilhosa, que muitos megalomaníacos tentam estragar a cultura e vários patrimônios do Rio mas não conseguem jamais destruir a história de nossa cidade.
    Abraço a todos.

  2. Desalinhamentos como esses ainda sobrevivem em algumas ruas do Centro. De cabeça me lembro do encontro da Gomes Freire com Relação, trechos da Luiz de Camões e Visconde do Rio Branco. Em todos esses lugares, há sobrados ecléticos debruçados sobre a rua atual, quase sem calçada, e outros mais recuados.

  3. Rua Armando Sales de Oliveira, nunca ouvi falar dessa rua.
    Trabalhei no centro por muitos anos , talvez tenha pasado por
    lá sem perceber. Por intermédio desse blog vamos conhecendo
    o verdadeiro centro da cidade. A política dos desapropriamen-
    tos continua a mesma,o dono quer uma quantia e a prefeitura
    quer pagar outra.

  4. Olá,
    Como faço para entrar em contato com o autor do Blog??
    Gostaria de ter mais informações sobre as fotos postadas aqui!!!

  5. Quando ando pelas ruas do centro, observo com atenção esses sobrados, à procura de detalhes insólitos ou do ano de construção. Mas, a bem da verdade, acho esse estilo (eclético, não é?) horrível. Sou admirador mesmo é das construções coloniais. Acho-as muito bonitas. Não é a toa que fiz questão de conhecer todas as cidades históricas mineiras e várias de outros Estados.

  6. Decourt, a pergunta feita pela Gabriela é muito pertinente. Noutro dia eu quis enviar algo para você e não pude porque aqui no trabalho não disponho do seu email e no seu site não há nenhuma opção para entrar em contato com você.

  7. Olá Hélio Ribeiro,
    Você alguma forma para entrar em contato com o Andre Decourt. Preciso falar com ele com uma certa urgência sobre uma foto publicada aqui no site!!!

  8. Sobre ruas com vários alinhamentos, a Estrada dos Bandeirantes tem trechos com três alinhamentos diferentes. Não sei qual deles será usado como referência para as demolições para a Transcarioca.

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