Pegadinha


Uma daquelas fotos misteriosas, onde estamos, Zona Norte com certeza, mas onde ?

20 comentários em “Pegadinha”

    1. Conheço bem a região que o Irajá falou, mais precisamente esse trecho do antigo cortume e a ocupação do local não corresponde pelo tipo de construções, tecido urbano e densidade na época da foto da região da Penha Circular.
      Se estívéssemos no topo do hoje demolido prédio principal do Cortume veríamo em primeiro plano os 2 renques de palmeiras imperiais que existiam na Rua Quito bem como na Patagônia, plantadas pelo próprio Cortume, a rua que veríamos em seguida seria a Montividéo, e os prédios não se parecem com o que vemos na foto, sendo bem antigos, por fim, ma direita teríamos a Praça Panamericana que é bem grande, que também não é notada. Por fim na Lobo Júnior o maior prédio é da De Milus, e o prédio em construção, pelo elevador que sobre seria muito mais alto tendo mais de 10 andares, o que não existia nessa época na região. Altos assim na Penha Circular só os prédios residencias construídos no início da década de 80 em áreas vendidas pelo Cortume

  1. Decourt, a julgar pela linha da cumeeira dos telhados e pela rua em que aparece um jipe, o terreno se eleva da direita para a esquerda da foto. É um aclive pequeno, mas existe.
    O que não elucida o local da foto, mas pode tirar do páreo alguns locais que possam vir a ser aventados por algum comentarista.

  2. Eu pensei em São Cristóvão mas não estou achando o lugar.
    Parece que há uma torre de igreja escondida à esquerda, e tem um prédio grande no meio escrito “Hermes Macedo”.

  3. Tá difícil mesmo. Não achei nenhum lugar de São Cristóvão assim, em especial estou procurando esse prédio da Hermes Macedo que deve existir até hoje. Agora estou desconfiado de Bonsucesso, Ramos ou algo por ali. Acredito que a ocupação do lugar não deva ter mudado muito já que essas regiões não sofreram especulação imobiliária.

  4. Apesar das aparências estou começando a duvidar que seja no Rio. Hermes Macedo era uma loja mais forte no Sul, será que isso não é em Porto Alegre? Lá existem algumas direções em que não se vêem montanhas ao fundo.

        1. Sei disso, inclusive a antiga loja da HM na Voluntários da Pátria continua lá, ocupada pela Porto Seguro.
          Aqui no Rio a Hermes Macedo só atuava como oficina de automóveis (do jingle “Pneu carecou, HM trocou”) mas pelo que eu pesquisei, no Sul era uma loja de departamentos completa.
          Se alguém achar uma antiga lista de filiais da HM deve ajudar a desvendar o mistério.

  5. Boa noite amigo, eu sou um sobrevivente é bastante
    difícil voltar ao tempo.
    Pois são marcas indeléveis que perduram ao longo de
    nossas vidas.
    Que “Deus”, está no controle de nossas vidas.
    Att. José Carlos.

  6. Voltando a arte Dèco, recomendo a leitura da rortagem de hoje do jornal O Globo na seção (Morar Bem),sobre ¨As tres
    notáveis faces da Cidade¨ sobre o eclético,art déco e moderno
    que dão forma ao Rio em especial a parte sobre o Déco.
    O Andre ja deve ter lido eu suponho.
    Bom domingo e bom almoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 11 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...