Skyline da Cinelândia, Lapa, Sta. Teresa e Adjacências, anos 50


Nossa foto de hoje é uma daquelas que podem ser consideradas “5 Estrelas”, pelo conjunção do  fantástico ângulo, beleza plástica e momento histórico, mostrando elementos urbanos em transformação e outros que não mais existem.
Acredito que a foto foi tirada de algum helicóptero ou avião no final dos anos 50, onde a moderna cidade começava a se impor sobre a da Belle Èpoque e do entre guerras.
O que domina a imagem é o  desmonte do Morro de Santo Antônio que cria um grande vazio do lado direito da foto, vemos que o processo tinha destruído o seu centro, mas várias abas ainda estavam íntegras como no final dos Arcos, na encosta do Largo da Carioca, por de trás do QG da PM e lá no fundo junto da Rua do Lavradio, acredito que também pelos lados da Rua Pedro I, fora do campo fotografado, também tínhamos a aba intácta.
A Lapa também estava íntegra, os Arcos ainda estão inseridos dentro do seu conjunto urbano original, salvo logicamente as intervenções do período Passos e dos anos 30, notamos as duas arcadas duplas abertas em épocas distintas, a da rua dos Arcos e mais claramente, pela insolação a do encontro das Av. Mem de Sá e R. do Riachuelo.
No meio da imagem vemos o Quarteirão Serrador, com todos os seus prédios originais ,onde podemos notar o grande volume do Ed. Rex, como também do Hotel Serrador, na direita os dois gigantes da imagem o Ed. Municipal e o Darke de Mattos a sua época os dois maiores edifícios da cidade, ao lado do Darke vemos o primeiro prédio a respeitar o atual PA da Rua 13 de Maio, nos anos 30, com linhas retas e simples ao estilo Bauhaus, hoje demolido.
Na base da foto os telhados do Rio de Passos e também os arranha-céus déco ou modernistas da Esplanada do Castelo.
Por fim temos uma das combinações mais felizes da cidade entre o modernismo e o ecleticismo, o Palácio Pedro Ernesto e seu anexo, construído em 1949, que dialogam muito bem entre si.

11 comentários em “Skyline da Cinelândia, Lapa, Sta. Teresa e Adjacências, anos 50”

  1. Foto clássica do centro , Andre. Poderíamos afirmar que os
    anos 50/60 foram os melhores quanto a arquitetura e engenharía e planejamento da cidade?

    1. Não, a época mais equilibrada da cidade na minha opinião foram do meio dos anos 20 até o período imediato antes da II Guerra, depois o automóvel começou a ser o senhor absoluto da cidade, com o pós guerra para complicar tivemos o domínio do american way.
      Na época da foto, final dos anos 50 a cidade possuia problemas operacio´nais gravíssimos, mais ou menos como hoje

  2. Muito legal essa foto!
    Demais!
    Tomando a torre da Mesbla como referência, que conjunto é esse (retangular) um pouco a direita na torre?
    Os morros ao fundo já estão tomados por barracos?
    Pela destruição e o espaço que foi criado, parecia ser bem grande o Morro de Santo Antônio.

  3. Sem dúvida uma foto fantástica ao ser ampliada. A leitura do ótimo texto é essencial para que se possa tirar o máximo proveito da foto. Entre as tantas coisas boas que se vê por aqui e nos FRA em geral, esta é mais uma que se destaca.
    Parabéns.

  4. Foto simplesmente fantástica. O texto do Andre é um dos melhores que já vi, pois detalha a foto de uma maneira definitiva.
    Dá vontade de passar horas e horas olhando e tentando descobrir mas detalhes.

  5. Oi,
    adorei as fotos. Encontrei-as pesquisando na internet. Sou historiador e tenho feito diversos trabalhos de pesquisa para firmas de arquitetura e engenharia que projetam e executam serviços de restauração em diversos locais históricos do Rio de Janeiro. Agora estava precisando de fotos do edifício Rex, antigo hotel e cine Rex e as encontrei no seu site. Gostaria de saber se existe alguma maneira de consegui-las em alta definição. Ou se poderiam me dar uma dica do arquivo onde pudessem ser encontradas. Também estou pesquisando a antiga embaixada dos EUA, na rua São Clemente, onde atualmente funciona a escola alemã Corcovado.. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

59 + = 68