O amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva nos brinda com essa bela foto dos anos 40.
O fotógrafo se encontra apoiado, ou de pé no terraço que existia junto aos salões do Glória e aponta suas lentes para o Castelo.
Logo abaixo temos outro pequeno terraço do hotel, desaparecido na reforma do final da década, quando virou apenas mais um pavimento junto ao muro de arrimo. Vemos as pistas da Rua do Russel, junto com a amurada comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos. Na rua os trilhos dos bonde, que faziam o mesmo caminho do séc XIX, mas sem a estreita garganta com passadiço que existia no local.
No sopé do outeiro as pistas da Av. Beira Mar, ainda com o canteiro central largo e arborizado, mais uma mudança no local feita no final da década quando as pistas da orla de Flamengo e Russel foram alargadas com o sacrifício de boa parte do canteiro central planejado na era Passos.
Ao fundo a Esplanada ia sendo bem ocupada, principalemente na área da Av. Beira Mar e Pres. Wilson, antiga Av. das Nações.
A cidade com um ar de civilizada.
Se o atual proprietário do hotel fizer a reforma prometida ele ficará sensacional.
Obs.A foto digitalizei do acervo do Jean Manzon.
O atual proprietário( segundo a mídia, Sr.Eike Batista) já disse que iria fazer reformas a quase um ano. Até agora o Hotel continua no mesmo estado, pelo menos exteriormente. De melhor foi a restauração que a Prefeitura promoveu na amurada. Ficou excelente mas já foi pichada algumas vezes. Uma pena…
Meu pai sempre me falava de uma praia que tinha aí perto chamada Praia da Lapa… será que era praia mesmo ou um local igual a esse que chamamos praia de Russel e já deixou de ser praia há muito tempo?
A Praia da Lapa ficava no traçado da Av. Augusto Severo, e desapareceu de vez com as obras de Passos
Ao fundo reconheço a torre da Mesbla, os prédios da Cinelândia e, meio escondido, o Monroe.
Bela foto em ângulo inédito. Bravo !