Urca, Escola Minas Gerais

col-minas-gerais

Nessa foto dos anos 20, vemos o antigo pavilhão de Minas Gerais da Expo de 1908, no uso que foi dado após o término da exposição, de escola primária.
Para a transformação em escola vários dos elementos decorativos e “festivos” da edificação foram removidos, pois possivelmente eram precários, em madeira, estuque de gesso ou estrutura metálica simples. Como as altas torres, estátuas e colunas, o prédio ganhou novo coroamento e telhado
O mais interessante é que os pavimentos foram redivididos em altura, principalmente no corpo central, o prédio também parece ter ficado mais baixo, nota-se isso principalmente no prolongamento do corpo central, onde há um treliçado por cima, hoje transformado em um andar.
Fica a pergunta se o piso da região ganhou mais uma camada de aterro rebaixando o prédio.

5 comentários em “Urca, Escola Minas Gerais”

  1. A Escola Minas Gerais é um dos poucos resquícios da Expo 1908, junto com a CPRM e o teatro da Uni-Rio por trás dela.
    Saindo do foco, hoje no Globo a Cora Rónai publicou um apanhado de mensagens que ela recebeu defendendo as pedras portuguesas e caindo de pau no verdadeiro vilão, a falta de conservação por descaso do poder público. Com participação de nosso amigo Andre Decourt. Vale lembrar que o jornal estava (está?) fazendo verdadeira campanha pela eliminação do calçamento mais tradicional da cidade.

  2. Hoje ao passar na Senador Dantas, vi um homem tentando remendar os buracos da calçada de pedras portuguesas. Não parecia ser da prefeitura.

  3. Hoje eu estudo nesta escola e sei que nela mudaram muitas coisas,essa foto ira me ajudar pois acabei de criar um blog para nossa escola Minas Gerais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 14 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...