Inauguração do Monumento à Cuauhtémoc 16/09/1922

inau-do-monumento-do-indio-tropas-em-revista1

Vemos as tropas brasileiras e mexicanas perfiladas durante a cerimônia de inauguração do  monumento em homenagem ao último imperador asteca durante as celebrações da Exposição da Independência em 1922.

A Expo de 22 foi muito mais que a contruçãos dos pavilhões na área do Calabouço, Moura e Beira Mar, diversos eventos se espalharam por toda a cidade, desde recepções aos chefes de estado que compareciam ao Brasil, a eventos desportivos, festejos populares, inaugurações de prédios, escolas e monumentos, todos com muita pompa como podemos ver por essa imagem, e outra anteriormente publicada no site ( busca disponível no mecanismo de busca no topo da aba direita do site) onde um grande evento foi feito para a inauguração de talvez o primeiro monumento com forte influêcnia art-déco na cidade.
Ao se observar o monumento ninguém pensaria que no auge do neo-colonial e o surgimento dos estilos missões e normando, um monumento de tal inspiração seria inaugurado em 1922, talvez só 10 anos à frente. O detalhe mais interessante da imagem é o cactus ao lado dos soldados mexicanos.

10 comentários em “Inauguração do Monumento à Cuauhtémoc 16/09/1922”

  1. André,
    cara a primeira coisa q vi foi o cactus.
    mas o engraçado é que a estátua do Cuauhtémoc não aparece!
    a direita da foto é um morro?
    abraços

  2. A base da estátua é de um Art-Déco estilizado em arte Asteca, mas como sempre roubaram as inscrições de bronze, há dois anos picharam com óleo queimado (tenho os registros dos diversos vandalismos ali praticados).
    Esta estátua, como vc cita , mudou de local, foi por volta de 1962, quando as pistas do aterro lá chegaram.

    1. Das inscrições só restam se não me engano o título “CVAVHTEMOC” e um medalhão. Parece a estátua presenteada pelos EUA que fica em frente ao Consulado, na qual só restou “Amizade” e dois medalhões.
      Será que a FPJ ou seja lá quem é responsável pela conservação tem algum registro dessas inscrições? Sei que no caso das estátuas e outros objetos de metal eles têm moldes para reprodução, foi assim que reconstituíram o Manequinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 7 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...