inau-do-monumento-do-indio-tropas-em-revista1

Vemos as tropas brasileiras e mexicanas perfiladas durante a cerimônia de inauguração do  monumento em homenagem ao último imperador asteca durante as celebrações da Exposição da Independência em 1922.

A Expo de 22 foi muito mais que a contruçãos dos pavilhões na área do Calabouço, Moura e Beira Mar, diversos eventos se espalharam por toda a cidade, desde recepções aos chefes de estado que compareciam ao Brasil, a eventos desportivos, festejos populares, inaugurações de prédios, escolas e monumentos, todos com muita pompa como podemos ver por essa imagem, e outra anteriormente publicada no site ( busca disponível no mecanismo de busca no topo da aba direita do site) onde um grande evento foi feito para a inauguração de talvez o primeiro monumento com forte influêcnia art-déco na cidade.
Ao se observar o monumento ninguém pensaria que no auge do neo-colonial e o surgimento dos estilos missões e normando, um monumento de tal inspiração seria inaugurado em 1922, talvez só 10 anos à frente. O detalhe mais interessante da imagem é o cactus ao lado dos soldados mexicanos.