Vista de Copacabana (postos V e IV), anos 40

copacabana-cores

O amigo Carlos Ponce de Leon Paiva nos mandou mais um de seus recortes, ótimos por sinal, este mostrando uma Copacabana ainda sob controle do crescimento desordenado no início dos anos 40, acredito que por volta de 1941.
Vemos na imagem os dois trechos do bairro mais chiques na época os Postos IV e V, estando nosso fotógrafo possivelmente no Posto VI.
Podemos observar um bairro com prédios, mas em número que ainda permitiam a ventilação das ruas internas e a apreciação da paisagem natural. A foto abriga o trecho entre as Ruas Almirante Gonçalves e Santa Clara e podemos identificar quase todos os prédios como algumas das casas.
Nas coníferas temos a sempre misteriosa casa da help , depois temos oEd. Mondezir, o Ed. Colina ( acho) na esquina com a R. Xavier da Silveira, ao seu lado o Ed. Embaixador ainda sem sua épica cobertura déco com inspiração naval, que seria construída pouco depois. Pouco mais a frente o Ed. Atlântico, a casa da Família Paranaguá, o Ed. Lellis/São Paulo, o Ed. Guarujá, recuado e com suas 4 torretas, os telhados da grande casa de Odete Monteiro, a casa de Schmidit de Varconcelos, o Hotel Olinda, o Hotel Londres, por de trás, na Rua Domingos Ferreira, o belo Ed. Itaguatiá, o castelinho da família Pessoa Queiroz e do outro lado da Rua Santa Clara o Ed. Petrópolis fechando a foto no seu lado direito.

7 comentários em “Vista de Copacabana (postos V e IV), anos 40”

  1. Vejam vocês, ainda existiam muitas casas na orla, mas o “paredão” de prédio já dava sinais que iam se unir.
    Não deu para estancar a escalada imobiliária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 10 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...