O Carioca da Gema mostrou ontem duas imagens do que seria o Túnel Leme-Praia Vermelha, criado na Guanabara com o intuito de permitir o transito sem cruzamentos de Ipanema até o Centro ( http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:388 e http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:389 ).
Para isso além da construção do túnel o projeto original da Av. Atlântica seria implementado, o que justificaria a exagerada largura não das pistas mas de todo o conjunto.
Não haveria cruzamentos, devendo os pedestres atravessarem por passarelas parecidas com as do Aterro, no fim dessas passarelas eles encontrariam oasis, que abrigariam uma infra-estrutura de lazer e apoio ao banhista, como quiosques, banheiros, chuveiros. O acesso de veículos de dentro do bairro seria feito por entradas e retornos com pistas de aceleração e desaceleração, havia também a previsão de mergulhões. Pra isso a pista antiga da Av. Atlântica continuaria aberta, abrigando o tráfego local do bairro e estacionamento, possivelmente em regime de mão única.
A indecisão de se implementar ou não o plano completo possivelmente foi a razão da pista interna ter permanecido pouco mais de um ano aberta ao tráfego com as novas já funcionando.
Com o abandono do túnel a Av. Atlântica foi concluída com o projeto atual, pista velha transformada em calçadão, cruzamentos, e estacionamento a 45 graus na direita de ambas as pistas. Os Oasis foram realizados de maneira porca nos anos 80, com o plantio de árvores, mas sem a ocupação dos mesmos por quiosques ou bares, que foram colocados nos anos 90 atravancando o calçadão, e os Oasis até hoje abrigando vagabundos e população de rua
Imagino o nível absurdo de ruído que seria aí: tres pistas, sendo duas de alta velocidade…
Eu gostaria de ver como seria o outro lado do túnel… a Praia Vermelha seria um caos só, se tornando um bairro de passagem, como é Botafogo hoje em dia.
Acredito que o nível de ruído não seria pior do que o atual, já que com os sinais de trânsito ocorrem acelerações em todas as quadras da praia.
O problema que eu vejo é que as passarelas iriam se transformar em abrigo de prostitutas, pivetes, traficantes e mendigos.
Na época deste projeto a Av. Princesa Isabel já chegava à praia?
Adriano ela sempre chegou à praia, desde a época que se chamava Rua Salvador Correia ( http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:377 )
🙂
De fato, ela sempre chegou à praia, mas não era uma avenida e nem poderia ter a função que tem hoje.
O que eu pergunto é se a avenida – larga como é hoje – é contemporânea ao projeto da via expressa.
Quando ela foi alargada? Tenho um mapa datado de 1961 que mostra uma rua estreita, provavelmente a Salvador Correia.
A princesa Isabel foi feita da mesma largura até a Ministro Viveiros de Castro imediatamente quando os túnel foi alargado e o outro construído. Porém a partir daí ela foi sendo aberta ao sabor das desapropriações, parando nos prédios da praia, que formava um gargalo. Haviam 3 prédios para ir ao chão só que as indenizações eram muito vultosas, o Hotel Vogue, o Ed. Edmundo Xavier (um dos mais antigos) e outro que não sei o nome.
Com o incêndio da Boate Vogue, e o abalo das estruturas do prédio do hotel, as indenizações em muito foram diminuídas, logo foi demolido o Ed. Edmundo Xavier e permitiu-se abrir a pista larga em direção ao Centro, o terceiro prédio só foi demolido no final dos anos 50. Em 1961 a princesa Isabel já estava com a sua atual largura em toda a extensão
Nesse “vale-tudo” do Rio atual nenhum projeto pode dar certo.
Falta muita, mas muita Educação.
Hoje os novos quiosques podem ser considerados oásis, em comparação com aos anteriores, imundos, sem a minima higiene, tocando forro e samba. Uma bagunça.
Que acabem logo com esses e que venham os novos.
A prefeitura deveria obrigar a concessionária a retirar os quioques velhos, é muito cômodo para ela manter os velhos ganhnado um troco e fazer um conjunto de novos quando sobra uma grana
A Rio Orla deve pagar caro para se manter à margem da lei
Este projeto para o trânsito seria ótimo, mas para os moradores do Leme e Urca seria o caos.
Quem adoraria seriam os mendigos com moradia coberta a beira do mar, já que entra prefeito sai prefeito os moradores de rua continuam lá intocáveis!
Pros moradores do leme seria o fim, mas pros da urca nem sei se seria tão caótico, só na Av. Pasteur. Mas o maior crime contra a Pasteur está lá, que é o Iate Clube, que privou a população da belíssima vista da enseada de botafogo. É incompreensível (e inadmissível) como foi permitido aquele aterro e a privatização do litoral, um verdadeiro assalto cometido pela elite da época. Não me lembro de ver uma série sobre esse absurdo aqui nos fotologs, acho que seria interessante, fica aí a idéia. Abs
Flavio,
há alguma coisa em http://fotolog.terra.com.br/luizd:205 e http://fotolog.terra.com.br/luizd:206 e certamente o Andre já abordou este assunto.
Esse projeto me parece que seria muito pior para Copa. Quem evitou isso certamente foram os milicos.
Custom boxes with logo provide excellent packaging services and solutions and make quite a good impression on the minds of its customers. For custom invitation boxes, if you are to try us for the first time, you should be absolutely free from any worries because you would find them according to your choice and needs.