Hoje teremos um post duplo com o Saudades do Rio que publicou duas fotos do SDU nos anos 50 ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1300 e http://fotolog.terra.com.br/luizd:1301 ) mostrando a área interna, junto às pistas, até pouco tempo acessível aos passageiros brindando-os com a magnífica vista da entrada da Guanabara, sendo talvez o aeroporto mais bonto e simpático do planeta. A paisagem era a estrela mas o feliz projeto dos Irmãos Roberto de fazer um terminal aberto ao mundo também ajudava, e muito.
Na nossa imagem, possivelmente do meio dos anos 60, as autoridades aeronáuticas já começavam a estragar a pureza das linhas, com a instalação de dezenas de aparelhos de ar condicionado nas esquadrias de ferro pintadas de preto e o pior a construção de puxadinhos no terraço, na realidade um 4 andar, que vemos na nossa imagem, que tirou muito da volumetria do prédio, quando visto da pista de pouso.
Na nossa imagem vemos o terminal em plena operação, chamando a atenção para o restaurante e terraço lotados, com muita gente vendo a movimentação das aeronaves, esperando ou se despedindo dos que saiam ou entravam nas aeronaves, cena essa que não existe mais.
O Aeroporto de Congonhas também é muito bonito e simpático. Tenho feito muitas fotos dele. Outro dia fui brindado por um belo livro sobre ele, mas como o meu blog é “Arqueologia do Rio de Janeiro” não posso ter o prazer de postar.
Sobre o restaurante do SDU postei semana passada http://fotolog.terra.com.br/bfg1:641 e http://fotolog.terra.com.br/bfg1:642
Acho que o único arquiteto que consultam antes de alterar o projeto original é o Niemeyer.
Os Robertos poderiam ter planejado o predio com ar condicionado centarl para todas as salas, assim evitaria que fossem colocados esses aparelhos
que “começavam a estragar a pureza das linhas”. Nessa cidade onde o calor senegalês impera não culpo essa instalação.
🙂
Se os brises do projeto original, colocados na fachada virada para o cidade tivessem sido colocados talvez não precisasse de ac.
Vários elementos do projeto não foram feitos ou por corte de custos ou por mudança de administração como os brises e os terraços jardins.
Curioso é que a parte dos passageiros era fresca mesmo antes de instalarem ac
Andre,
me desculpe, mas independente de brise soleil as salas deveriam ter ar condicionado.
Na área de passageiros o pé direito é altissimo, sem contar que as portas de entrada são bem grandes. Aí não tem como não arejar.
Na minha opinião, qualquer lugar publico nesta cidade deveria ter um arcondicionado, e bem forte, principalmente no verão.
🙂
Concordo com o Tumminelli. Trabalhar sem ar condicionado é dose.
Se não me engano esse 4o. andar foi demolido na restauração após o incêndio.
Comoo era bom freqüentar este terraço aberto, tal como no antigo Galeão!
Ar-Condicionado é remendo de projeto mal-feito…………… ou remédio depois que os prédios vizinhos começar a sufocar….
Ou então remédio quando a turma começa encher tudo de divisórias
VIVA O SDU !
Meu pai era fanático por aviões, e passei muita tarde de domingo (na segunda metade dos anos 60) no terraço desse restaurante, vendo avião pousar e decolar.