Nossa imagem de hoje é tirada da Pedra do Arpoador em direção à Ipanema num dia de sol forte e praia lotada (para os padrões da época). A Av. francisco Bhering está tomada por carros desde seu entroncamento com a Av. Vieira Souto, que tamém se encontra apinhada de veículos. Junto a nós temos veículos muito interessantes como um Jaguar MK II, Morris, Citroen Traction e um simpático Jeep com capota rígida.
Onde hoje é o Parque Garota de Ipanema, ainda era uma área militar cercada, mas sem as construções que foram surgindo até os anos 70 quando a área foi entregue à municipalidade. A Francisco Bhering ainda é uma rua de casas, sendo o único prédio o solitário construído nos anos 40 no encontro dessa com a Vieira Souto e a Francisco Otaviano, sendo o pioneiro na orla de Ipanema Leblon.
Já em Ipanema podemos ver as torres do Castelinho, já igualadas em altura por um prédio que sobe na Rua Joaquim Nabuco e na extrema esquerda os prédios que subiam junto à Praça Gal. Osório.
Mas o ponto mais revelador da imagem está na direita superior, o Morro do Pavão praticamente vazio, vemos que a favela do Cantagalo ocupa uma pequena área junto ao início da Rua Barão da Torre, e a favela do Pavão-Pavâozinho nesse trecho não existe, vemos apenas as casas da Rua Saint Romain, hoje fagocitadas pela ocupação irregular alimentada pelo populismo.
Tal e qual o conheci.
Na foto não consigo visualizar o Posto 7. que deveria estar logo à direita.
Bons tempos de pular no mar a partir da pedras do Arpoador.
Já que o Decourt destacou a favela, acho impressionante que já existisse na época.
Gostei do Jaguar!
Tem algum Bode Velho na foto ?
Aquilo alí na areia é um resto de Duna ?
É uma projeção de pedra que aparece até hoje com um pouquinho menso de areia na frente do Posto VII
Curioso como sempre foi muvuca aí. Hoje com os pontos finais dos ônibus perto da Francisco Otaviano piorou, claro. Adoro o Arpoador, mas em fins de semana no verão, só pela manhã.
🙂
Para quem desaja maiores detalhes da praia do arpoador basta ver o filme Rio Verão e Amor de 1966:
http://br.youtube.com/watch?v=Eybu_tv0KbQ