andredecourt's photo from 3/13/08 

Planos para o arrasamento do Castelo São muito antigos, alguns ainda na base da fantasia vem da época do Império, mas eles começaram a tomar corpo com a república e principalmente após as reformas de Passos.
Vemos um pouco depois de Passos um dos primeiros planos modernos para o arrasamento do morro.
Ainda não de pensava no aterro das áreas próximas e muito menos nos aterros da região do Calabouço para a construção da Expo de 22, mas sim para abrir espaço para mais um bairro da cidade, com um projeto muito parecido com a esplanada do Morro do Senado, feita na época de Passos.
É muito interessante reparar no mapa pois ele sobrepõe o traçado nunca realizado, com as vias existentes no topo do morro, bem como os prédios importantes. Por exemplo podemos ver onde ficava em relação ao “solo” a Igreja dos Capuchinhos, antiga Sé, bem como o velho complexo dos Jesuítas por de trás da Santa Casa e também como as ladeiras subiam para o morro.
Esse primitivo plano previa uma praça na esplanada que coincidiria com a antiga Sé, e guardiã à época de marcos históricos importantes da cidade, que ficaria exatamente onde hoje está boa parte dos prédios dos Ministérios do Trabalho e da Fazenda.
Outro ponto curioso seria a existência de uma larga via transversal, talvez de dimensões próximas a atual Av. Pres. Antônio Carlos que teria um trajeto bem diferente, terminando na Av. Rio Branco, na altura da Rua da Assembléia e não na Primeiro de Março. Condenando inclusive um quarteirão inteiro da recém construída Av. Central.
O plano também manteria quase todo o Bairro da Misericórdia, apenas com a destruição do quarteirão entre os becos do Guindaste e Boa Morte para a construção de uma via de acesso direto ao Mercado.
Esse e mais os planos seguintes, feito por Agache e Reidy nunca foram realizados de pleno, o que temos hoje é uma mistura dos planos feitos para área, certamente influência da pífia continuidade administrativa que mina todos os preceitos da boa administração não só no Rio mas em todo o Brasil.

Comments (3)

derani 3/13/08 2:14 PM …

Essa área é ainda muito mal resolvida… cheio de espaços inutilizados.
Um fracasso em urbanismo.

jban 3/13/08 8:57 PM …

Mais um excelente material. Onde poriam todo o material retirado do morro ?
Como retirariam esse material daí ?

claude_photos 3/13/08 10:07 PM …

Mercado Municipal tá lá.
Gostei do projeto, não acreditaria ser tão antigo ele !