foto de andredecourt en 26/10/07

Novamente hoje temos um post duplo com o Saudades do Rio, em versão aérea e mantendo o tema “Ilha do Fundão”

Nossa foto de hoje é um pouco mais anterior ao publicada pelo flog amigo ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:972 ) pois os edifícios mais baixos do Deparetamento de Matemática ainda estavam nas fundações, embora o prédio da Engenharia já se mostrasse em um estado bem adiantado.
Ao fundo o prédio da Reitoria e Faculdade de Arquitetura aparentemente já estava com suas estruturas completas, mas sem acabamento, o prédio que hoje abriga o COPEAD também se mostra acabado e aparentemente é o mais adiantado dos aqui mostrados.
O sistema viário apesar de ja praticamente implantado ainda não está finalizado, na foto do Saudades vemos a grande rótula que existe para distribuição do tráfego que entra via Av. Bento Ribeiro Dantas ( linha amarela ) já está lá, na nossa foto temos ainda um cruzamento convencional, bem como a Rua 5 do Campus em nossa foto tinha traçado diverso do de hoje e da foto do Saudades.
Mas a maior surpresa das duas fotos, e que indica o loguíssimo prazo para a construção das obras é a vegetação que existe nos terrenos ao lado do prédio da Engenharia e de fronte à Reitoria, na nossa imagem só há terra, lama e capim, na foto do Saudades vemos várias árvores agrupadas, talvez em um projeto de reflorestamento, o que indica uma diferença de no mínimo 5/8 anos entre as duas fotos, tempo esse que não se reflete no andamento das obras, pífio.

Comments (9)

g_s 26/10/07 9:25 …
As obras se intensificaram e foram ‘concluídas’ nos anos 70. Curioso notar que foi o Castello Branco que decretou que a universidade passaria a se chamaar UFRJ (meados dos anos 70). No fundão, existem vários brasões de Minerva escrito “Universidade do Brasil”, sendo que este nome nunca atuou por lá (embora o Vilhena acredite diferente.)
triunfodapintura 26/10/07 9:26 …
Estudei lá no predio da arquitetura.
Bons tempos.
A carona era uma instituição para sair da ilha, hoje nem pensar em andar num carro com desconhecidos.
dpelopes 26/10/07 9:29 …
Aquele grande reflorestamento no outro fotolog em frente ao CT nao existe mais, virou a Faculdade de Letras.
Se possivel gostaria de ver mais fotos da Zona Norte, Principalmente do bairro da Tijuca
Obrigado
luiz_o 26/10/07 12:13 …
Eu diria que a foto lá no meu fotolog “Saudades do Rio” seja de 1956.
fabiovizzoni 26/10/07 12:42 …
Na entrada do Hospital do Fundão existe um quadro com uma destas fotos, mostrando a construção do prédio por outro ângulo.
Abraços.
paulynhailha 26/10/07 20:01 …
Como estudante da FAU, na Reitoria, devo dizer q esta foto está maravilhosa.. como todas q tenho visto aqui.. inclusive, agradeço pois tenho utilizado algumas para ilustração dos meus trabalhos…
tumminelli 27/10/07 8:45 …
Como escrevi lá no Luiz: sempre antipatizei com esse campus.
:-))
jban 28/10/07 8:51 …
Isso aí era e ainda é o fim do mundo. Não tenho saudades dos meus 6 anos passados na Ilha do Diabo.
buraite 29/10/07 6:01 …
Xará, recebi um link do Youtube que acho que vc até já deve ter visto, mas é de uma raridade ímpar.
http://www.youtube.com/watch?v=TGSWAZCGOWE