andredecourts foton från 2007-10-05

 
Nossa aérea de hoje, na realidade tirada do Corcovado, mostra uma panorâmica da Enseada de Botafogo, Urca, entrada da barra, Morro da Viúva, Botafogo, Praia Vermelha e até mesmo as longinquas praias oceânicas de Niterói.
Vemos o início da verticalização da cidade, principalmente na região do Morro da Viúva com terrenos “novos” e desecupados, dado a abertura da Av. Ruy Barbosa há pouco menos de 20 anos à época.
No Bairro de Botafoto só são vistos dois prédios de maior altura no eixo da Rua São Clemente e um no eixo da Rua Voluntários da Pátria. É impressionante observar o tipo de desnidade ocupacional entre a orla e o interior do bairro, na orla as propriedades eram tão grandes que praticamente não vemos construções apenas um difuso tapete que se a foto fosse colorida seria verde. Muito diferente do interior do bairro, cheio de telhados e com várias vilas se mostrando na foto.
A Urca já parece estar bem ocupada, a mancha branca em fotos da década anterior, indicando um terreno conquistado por aterro hidráulico, desapareceu.
Na área da praia da Saudade vemos os aterros para a construção e ampliação do Fluminense Yacht Club à pleno vapor.
E ao fundo as praias oceânicas de Niterói totalmente desertas.

Comments (7)

derani 2007-10-05 11:16 …
Longíquas praias de Niterói?
Tão perto…. e estranho que a ocupação nunca foi muito acentuada… até hoje.
Talvez problemas de transporte, precário também, até hoje.
rockrj 2007-10-05 13:58 …
Legal esta foto!
andredecourt 2007-10-05 15:16 …
Na época da foto eram longe, muito longe.. O caminha mais perto eram as ferry’s. Se não hovessem ou a fila estivesse grande o jeito seria dar a volta por Magé e acessa-las por Rio do Ouro, onde nem sei se nessa época haviam estradas de rodagem
ccarriconde 2007-10-06 14:21 …
Era muito mais bonito
saudade de um tempo que nao vivi
saudade de você
beijo