Barra, 1977

andredecourt's foto van 14-9-07

Sorria Você Está na Barra

É de muito antes desta famosa placa ser instalada que é nossa foto de hoje.
A imagem tem apenas 30 anos e mostra as radicais transformações que a Barra da Tijuca sofreu desde a sua integração através de fáceis acessos com o resto da cidade, notadamente a Zona Sul.
Em 1977 o bairro ainda se encontrava muito vazio e com infra-estrutura incipiente. Ruas de terra, outras constando só em plantas cadastrais da prefeitura compunham um bairro que nascia como vários outros da cidade anos antes, mas com um diferencial, o transporte urbano de massa não abriu os caminhos como foi o caso da Zonas Sul e Norte e dos Suburbios, mas sim o automóvel.
Nossa foto mostra em primeiro plano, após o arrocamento do Quebra Mar um dos núcleos iniciais do bairro, a pequena comunidade de pescadores que se situava (e está lá até hoje) junto a entrada do Canal da Barra, e ao longo da Praia dos Amores. Sua ocupação por geração expontânea, antes do loteamento do Tijucamar criou um urbanismo bem peculiar, como de partes antigas de Buzios, Cabo Frio e Angra.
Mais atrás vemos o Tijucamar e o Jardim Oceânico, ainda pouco ocupados, praticamente só com residências unifamiliares e poucos prédios. As ruas com excessão das avenidas Lucio Costa, antiga Sernametiba e Ministro Ivam Lins e de parte da Rua Guedes da Fontoura ( por anos uma das poucas ruas secundárias asfaltada da barra ) são todas de terra batida, ficando assim em grande parte até o início da década de 90.
Após os dois loteamentos anteriores ao Plano Lúcio Costa, quase nada há construído, a foto praticamante só nos mostra uma bela vegetação de restinga e dunas, intercaladas por poucas construções.
Ao fundo ao contrário do mar de prédios que temos hoje em Ataydeville, fechando o horizonte do bairro, para quem está nesse ponto. Tinhamos vista praticamente livre. De construção de grande porte apenas as duas torres, que até hoje significam calote imobiliário e desvirtuamento de um projeto. Pois toda aquela área de propriedade de Múcio Atayde que deveria ter uma densidade como a apresentada pelas duas torres, foi repassada a terceiros que criaram um paredão digno de Copacabana no local, seccionando a vista do bairro.
Tênuamente junto à orla vemos estruturas subindo, possivelmente são do condomínio Atlantico Sul.

Comments (10)

euamoaey 14-9-07 10:05 …
Impressionante! Uma foto do mesmo local deixaria chocado até que nunca sequer passou pela Barra da Tijuca. Curiosamente, no canal que fica à direita do vídeo (cujo nome esqueci…), aparecem duas ilhotas.
Excelente postagem!
Um grande abraço!
phnovo 14-9-07 10:14 …
Essa ai acho que é de antes da Barra da Tijuca terminar no la Mole 🙂
derani 14-9-07 10:19 …
E a Barra sofre até hoje pela falta de transporte público…
Vai parar, vai chegar o dia que pára tudo. Muito automóvel.
luiz_o 14-9-07 13:05 …
“Sorria, você está na Barra” é de uma ironia a toda prova.
Acessos fáceis? Talvez na década de 70 – hoje é um inferno diário.
E os caras ainda se consideram felizes levando 2 horas até o centro da cidade naqueles ônibus monstruosos.
Realmente…
andredecourt 14-9-07 15:37 …
Luiz, em comparação com as Estradas do Joa, Furnas, ou a velha de Jacarepaguá, a Auto-Estrada é um caminho fácil e muito melhor transitável. Acontece que ela foi planejada para hoje ter a companhia de 2 linhas de metrô chegando na região da Barra, além de uma Av. das Américas sem sinais nas pistas centrais, e avenidas como a Grande Canal e Via Parque operantes em todo os seus traçados.
A Barra cresceu como era esperado que acontecesse, mas nossos governantes deixaram a infra-estrutura pesada de lado e o caos começou já a se instalar
bacione 14-9-07 18:06 …
Incroyable !!!!!! E eu me lembro dela assim………….lembro do Wimpy solto num mato sem fim…..
jban 14-9-07 20:47 …
Tem otário para tudo…. Até para morar na Barra.
Sorria, você está sendo enrolado.
betob 17-9-07 9:46 …
Bela foto André!
Achei um video do filme “RC em ritmo de aventura”, um sobrevoo do Rio no temo da GB, maravilha!!!
Veja em: http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/
bollorini1 13-10-07 12:25 …
Que isso Jban, a Barra é maravilhosa. Está melhor hoje do que na foto acima. Muito melhor.

3 comentários em “Barra, 1977”

  1. André, em Brasília tem uma lenda urbana assim. Brasília é tão esquisita que nem o Niemeyer e o Lúcio Costa moravam aqui. Niemeyer em Copa e o Lúcio em Guaratiba Ugh.

  2. Morei lá, e lembro do supermercado “Três Poderes”… lá pelos idos de 1974 ou 1975. Frequentava a Paróquia São Francisco de Paula e fazia catecismo. E foi exatamente em 1976 que o Carrefour foi inaugurado. As torres do Novo Leblon e Nova Ipanema já estavam sendo construídas nessa época… e o la Mole ainda era um restaurante novo na Avenida das Américas.
    As ruas em sua maioria de terra e eram muitos os terrenos baldios. Eu estudava na Escola Municipal Almeida Garret e morava exatamente onde hoje é o Condomínio Condado de Cascais. A minha casa era uma casinha muito simples num terreno enorme todo fechado com grandes pinheiros (não havia muros no terreno). O terreno pegava duas ruas: a Avenida Armando Lombardi (na época aquele trecho ainda era av. das américas) e a rua Helios Seelinger. Esta rua só tinha duas casa: a minha e a casa da D. Augustinha (uma portuguesa que vivia com o marido e uma filha adolescente). Quando eu ia pra escola (à pé, com minha mãe), passava por ruas completamente desertas, com muitos terrenos vazios e com muitas amoreiras pelas calçadas. Que tempo bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 5 + 12 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...