andredecourt's photo de 03/07/07

Exposição do Centenário da Independência, 1922

Nessa foto, infelizmente pouco nítida, temos uma visão pouco conhecida da Expo de 22.
A foto nos mostra o que hoje é o traçado de uma das partes sobreviventes da Rua da Misericórdia, embora nessa época ficasse dentro da área de exposição, sobre o que foi o Largo do Moura.
Nosso fotógrafo tem às suas costas o grande Pavilhão dos Estados, depois transformado de Ministério da Agricultura e demolido nos anos 70, mais ou menos na mesma época da demolição do Monroe. N esquerda vemos em primeiro lugar o único prédio remanescente dessa foto, o antigo Pavilhão do Distrito Federal, hoje Museu da Imagem e do Som, que até chegar ao nobre destino de hoje, teve muitas utilizações, inclusive a de necrotério.
Ainda à esquerda temos o Pavilhão da Viação, e à direita o das Pequenas Indústrias, esses demolidos logo após o encerramento da exposição, pois eram muito próximos do antigo Mercado Municipal, certamente causando problemas na sua normal operação.
Ao fundo temos um dos portões da Expo, esse era o da Rua de Dom Manuel, haviam outros dois, localizados na Av. Rio Branco e ao lado do Mercado, na linha do Cais Pharoux.

Comments (4)

tumminelli 03/07/07 14:21 …
Bacana essa foto!!!
:-))
Será que a nova politica do fotolog.net visa mesmo minimizar os spams cucarachas? E aqueles que mesmo logados fazem spam. Sei não. Na verdade o reinado do Fotolog caiu já faz tempo.
Sabe aquela revista que a gente comprou no mijódromo da praça chi? me empresta ela para eu escanear…
derani 03/07/07 14:52 …
Excelente foto. Um ângulo que eu não conhecia!
luiz_o 03/07/07 16:28 …
Por outro lado o fotolog.net facilitou muito a entrada de novos “assinantes”.
É uma forma de controlar quem comenta.
rodperez 03/07/07 20:07 …
você vai gostar desse videozlip: http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/