Torreão do terraço do Passeio Público

andredecourt's foto van 28-12-06

Hoje faço um post duplo com o amigo Celso Cerqueira, que postou ontem uma foto do Terraço do Passeio Público com um dos seus torreões http://fotolog.terra.com.br/mapas:88 .

Os torreões construídos junto com o Passeio eram incialmente mirantes envidraçados, dedicados a Apolo e Mercúrio, os mirantes possuiam trabalhos artisticos, alguns muito delicados executados em penas e conchas executados por Francisco Xavier Cardoso Caldeira, mais conhecido como Xavier dos Pássaros e fundador do provável primeiro museu brasileiro.
Durante os séculos os mirantes foram danificados pelas ressacas e sendo reformados e modificados, bem como os delicados trabalhos artísticos tendo desaparecido.
Ao final do séc. XIX o Passeio, tinha diversas atrações, como cafés cantantes, bares e brincadeiras. Logicamente os torrões foram utilizados para esse fim, como podemos ver por essa foto.
Cadeiras alinhadas em platéia, algumas pessoas já sentadas aguardando e no fundo, junto ao torreão um cavalete, certamente anunciando o programa da tarde/noite.
Essa foto é muito interessante pois dá uma escala humana aos torreões, frequentemente vistos em outras fotografias, isolado, sem nenhuma pessoa perto. Mas aqui duas figuras no alpendre de sua porta nos mostram como o torreão era grande e principalmente alto.

Comments (8)

caucaia1 28-12-06 8:27 …
Andre,
Repito que uma visita a teu F’log é diariamente necessária. Foi um prazer este ano e será melhor no que vem.
Bom 2007 !
RRO
Luiz D’ 28-12-06 8:35 …
Como se destruiu nesta cidade!
Waldenir 28-12-06 8:45 …
Bom dia, André.
Sempre ouvi dizer que as chamadas “pinturas ovais” de Leandro Joaquim, hoje divididas entre o MNBA e o MHN, estavam dentro destes pavilhões,inclusive,teriam sido feitas para tal,quando da criação do Passeio Público.
Havia alguma indicação física (placas,relevos,etc.)que indicassem que os pavilhões eram dedicados a Apolo e Mercúrio? Essa eu não conhecia.
Derani 28-12-06 9:10 …
Interessante devia ser assistir à esse “sarau” aí….
andredecourt 28-12-06 9:29 …
Sim Waldenir, haviam estátuas dos dois deuses gregos nos pavilhões.
Celso Serqueira 28-12-06 9:35 …
Grande foto, André! Imaginava os torreões bem menores mesmo. É uma honra ser “dobradinha” com você. Abraço!
Alberto. 28-12-06 14:03 …
É meu amigo,que pena que o Rio de Janeiro não é mais assim…A coisa tá feia!
Abraço!
Vinicius 28-12-06 16:40 …
Que construção é aquela atrás dos torreões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 12 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...