andredecourt's photo de 18/08/06

Para terminar a semana e entrar no fim dela, posto essa simpática foto.

A moça está sentada na amurada da Av. Beira Mar, no fundo sutilmente desfocados estão a Urca, o Pão de Açúcar e o Morro da Viúva.
Na amurada a sombra de um poste de iluminação.
A foto parece ser pelas roupas, do meio dos anos 40, mas a personagem nunca saberemos quem é, pois é mais uma daquelas fotos arrancadas de albuns de família….memória perdida.

Comments (39)

/lucia 18/08/06 09:37 …
Você deve ter postado essa foto somente por causa da sombra do poste na amurada!
😛
Buenas
dani_bessa 18/08/06 09:42 …
A sombra do poste está magnífica!
Evelyn 18/08/06 09:42 …
Aproximadamente “em que altura” você calcularia que foi registrada essa foto?
derani 18/08/06 09:42 …
Como é que pode? Gente se desfazer de tantas lembranças e da história da família.. ou precisam desesperadamente de dinheiro ou é o mesmo tipo de gente que arrasa as memórias históricas das cidades…
jban 18/08/06 09:46 …
A moça da foto é Mme Tilú Simmons des Balagandans, estilista francesa e criadora dos adereços da Carmen Miranda. Soube-se que amaziou-se com um Lord Inglês e hoje mora para os lados do Le Blond. Conserva-se em boa forma, caminhando de marcha-a-ré pela orla e usando um cremes muito suspeitos que ela compra de uma curandeira, alí no bairro de Botafogo.
jban 18/08/06 09:47 …
A foto foi tirada a mais ou menos 1,5 mt de altura…
jban 18/08/06 09:49 …
André,
Cadê a Urca ? Acho que a foto é mais antiga do que os anos 40.
Waldenir 18/08/06 09:53 …
Bom dia, André.
Salve Evelyn, aparecendo por aqui!
Pela posição do Pão de Açúcar, parece ser já em Botafogo, um pouco depois do monumento ao Estácio, só que corrigido para a margem da antiga Beira-Mar pré-Aterro.
A idéia de que nós nunca vamos saber quem é esta pessoa é que torna este tipo de foto atraente,pelo menos para mim.Podemos fazer um sém-número de especulações…
rodperez 18/08/06 10:06 …
memória perdida, memória encontrada.
edubt 18/08/06 10:22 …
Essa foto é muito boa! Não queria hoje, mas vou postar outra dessa moça em Copacabana. Post duplo. Fazer o que?
:-)))
brites 18/08/06 10:23 …
Esta amurada em gnaiss é linda!
A foto deve mesmo ser dos anos 40. Minha mãe tem umas de sua adolescência com sapatos e roupas bem parecidos… e ela é de 30.
E os maiôs da época?!? Sensacionais! 🙂
*s Bom dia!
Rafael Netto 18/08/06 10:24 …
E o pior que às vezes nem é por dinheiro que se desfazem dessas memórias. Jogam no lixo mesmo. Aí os “espertos” recolhem e vendem. Felizmente existe quem encontre estas relíquias e dê o seu devido valor.
Há algum tempo li uma história no fórum de áudio e vídeo que frequento. O missivista havia pegado uma daquelas kombis lá pros lados de Jacarepaguá e por acaso o motorista perguntou se ele não estaria interessado numa carga que ele estava levando. Eram dezenas de antigos LPs de ópera, em excelente estado, gravações raras, segundo disseram do acervo do Chateubriand. O rapaz que encontrou ia JOGAR NO LIXO. Felizmente por um golpe de sorte a relíquia foi salva.
andredecourt 18/08/06 10:38 …
Essa foto foi jogada no lixo e estava sendo vendida junto com outras dessa moça, já em diferentes idades, na feira da praça XV, no andar do lote de fotos da dois reais e cinquenta centavos…continuo achando um absurdo !!
fgermanicus 18/08/06 10:45 …
eu imaginei que fosse da praça xv mesmo. é, pessoas se desfazem de coisas assim com uma facilidade enorme. a memória das coisas, título de uma peça minha em sp que ainda tá em cartaz, é muito barata.
patrício 18/08/06 10:55 …
Acontece constantemente, quando estou comprando fotografias antigas, mentalmente questionar quem são essas pessoas que surgem nas imagens – mulheres esplendorosas usando vestidos espartilhados passeando seus filhos (com vestes de marinheiro) por nossas praças, Gentlemans com seus chapéus e bengalas, familias em poses altivas, mascates com suas mercadorias, etc, etc.
As informações se perderam cobertas pela poeira do tempo. Por vezes, atrás da fotografia tem um nome, uma data, apenas isso.
O resultado mais triste da falta de memória é saber que as pessoas nas imagens, jamais poderiam imaginar ter suas recordações visuais espalhadas (sem critério) em cima de um pano sujo ou caixa velha na Feira da Praça XV.
patrício 18/08/06 11:11 …
Apenas concluindo:
O maior sentimento que deriva da visão destas fotografias do passado é a nossa (própria)consciência da mortalidade – as gerações vão se sucedendo e, um dia, também nós seremos apenas uns meros anónimos que serão especulados por aqueles que virão.
Tinha uma placa na entrada de um cemitério onde estava escrito: ” Nós que aqui estamos por vós esperamos” – nada mais verdadeiro!
Bom … isto não parece ser um problema no fotolog “Foi um Rio Que Passou” – graças a Deus temos aí o Jban que consegue identificar todo o mundo que aparece nas imagens.
Abraço
triunfodapintura 18/08/06 11:40 …
Que foto bem tirada. A moça e fotógrafo estão anônimos por enquanto. Sempre gosto de visitar teu flog.
Lefla 18/08/06 11:48 …
Repito um comentário que já fiz aqui: uma das coisas mais engraçadas ocorre com paulistas enricados e de origem não muito abastadas. Como morrem de vergonha de terem ancestrais lavradores ou donos de empórios e açougues, esses miliardários paulistas, hoje todos sofisticação, compram fotos antigas de pessoas que não conhecem, porém bem vestidas, chiques, em viagens, e colocam em porta-retratos. Assim, os desconhecidos viram tias e tios, avós, bisavós e primos. E a família dos paulistas fica, assim, composta para competir com as dos quatrocentões. Não sei se japoneses fazem isso, porque aí também já seria o fim da picada…
O problema maior de fotos são as quantidades. Eu não critico quem joga fora não. As pessoas, com a cultura de massa, têm muitas fotos e morrem e deixam aquilo tudo para outras que tb têm as suas… Tvz tudo pudesse ser incinerado nas cremações, ou enterrados com as pessoas. Que assim levariam suas histórias e suas memórias afetivas, sem passar pelo vexame de vê-las expostas na rua, à venda…
Enfim…
delistri 18/08/06 11:53 …
Oi
Tudo jóia?
Adorei a foto.
Gosto como as pessoas antigamente(?) se produziam com mais carinho.
Por aqui pela Europa (vi muito no sul da França), em um desses mercados de pulga, encontrei muitos cartões-postais antigos, alguns com selos (esses um pouco mais caros).
Não lembro ter visto fotos…
Abraços
Luci
FlavioM 18/08/06 12:09 …
Este padrão de mureta ainda sobrevive em toda a orla da Urca. Acho que sobreviveu, também, um pedaço na Rui Barbosa. E no Flamengo / Glória?
http://www.flaviorio.globolog.com.br
luiz_d 18/08/06 12:39 …
Ótima a história do Lefla…
jban 18/08/06 12:52 …
A mureta está na Praia do Flamengo, cercando o Parque que tem o Museu Carmem Miranda (ela de novo) e a Cidade das Crianças. Íamos sempre alí quando petizes felizes.
Marcos Souza Costa 18/08/06 14:13 …
Essa foto é na Praia de Botafogo como bem disse o Waldenir, e à direita aparece o Morro do Pasmado.
Em relação às nossas fotos, não correremos o risco de vê-las embaixo do viaduto. Nossos descendentes precisarão apenas formatar o HD.
Evelyn 18/08/06 15:22 …
JBAN
Justamente para evitar essa sua resposta é que coloquei entre aspas “em que altura”, porque ao abrir também me pareceu já ser em Botafogo, mas no texto está Av. Beira Mar,daí a pergunta.
Evelyn 18/08/06 15:24 …
Waldenir
Arrisquei perguntar uma dúvida mas vc viu, não deu certo( mais uma vez…)
Waldenir 18/08/06 15:30 …
Evelyn,
Bom, fazer o que…
Em tempo : ontem estive na exposição do prédio das Docas de Santos. Realmente, é o mesmo autor daquela outra que houve no Forte.Apenas alguns quadros são diferentes.
Waldenir 18/08/06 15:31 …
Estranho,o comentário saiu maior do que deveria…
aidaburnier 18/08/06 16:19 …
Cisne hermafrodita?! kakakakaka
bjs!
Jorge Silva 18/08/06 17:09 …
Hoje passei no local desta foto e comparei a posição angular do Pão de Açucar e este trecho de mureta não existe mais,somente restando a partir do Morro da Viuva para oFlamengo,
acredito que a foto foi tirada entre o início e o meio da Praia de Botafogo.
binamalta 18/08/06 20:10 …
Oi André,
Adoro o seu flog!!!!!
Amo fotos antigas, sou bisneta de Augusto Malta.
Mas confesso a minha ignorância no assunto.
A feira da Praça quinze acontece quando??? Todo final de semana???
Gostaria muito de “bisbilhotar” essas “barracas”.
Não teria coragem de jogar fotos de pessoas da família no lixo, aliás, nenhuma foto.
Tive a sorte de ter uma Tia,por parte de mãe, muito querida, que guardou muitas fotos antigas da família, ganhei várias. Eram tardes muito divertidas, ela tinha a paciência de ir me dizendo os nomes das pessoas nas fotos, a ocasião, pequenos filmes passavam em minha mente.
Beijo
triunfodapintura 18/08/06 22:50 …
Legal! Te vi na lista do flogs mais visitados.
Luís Felipe Pires 18/08/06 22:55 …
Do lixo para a Internet !
Do descaso para o reconhecimento virtual !
Dos vermes para estar ao alcance do mundo !
Da família que a desprezou, para nós, que a adotamos ! e nela pensamos ! e a fazemos reviver !
operti 19/08/06 04:51 …
Me vem na cabeça a situação atual do Rio … se a gente comparar com a época dessa foto, até deprime … às vezes dá vontade de largar tudo e sair do país.
Parem o mundo que eu quero descer!!
Falar em foto antiga, você tem alguma idéia de onde eu posso restaurar fotos velhas ? Tem algumas aqui em casa precisando de “conserto”, e meu pai gostaria de dar um jeito nelas.
Abraços!!
Sarah 19/08/06 17:52 …
This foto is a key to the past, it reminds me of my time in Brazil aboard the Navio Island Escape, 5 months with energetic brazilians in 2003.Taking lots of fotos and learning portuguese. Can speak it but as you can see, can’t write your lingo.
violetamafalda 19/08/06 21:53 …
Acho que essa ai era eu querido :-))))
Mas lá atrás não está o Morro da Viuva (Av. Rui Barbosa) não. A foto pode ter sido feita da Av. Rui Barbosa, onde passei a infancia e onde estou morando, de volta, agora há 34 anos.
Eu tenho uma foto nesse muro bem parecida com essa, era na Praia de Botafogo, lá no final.
Saudades de vc. bjs.
Fala com o teu amigo aí de cima, Operti, que se ele fizer um curso de Fotoshop no Senac ele aprende a restaurar as fotos antigas. Eu vou fazer. Também tenho outros endereços no centro da cidade e na Urca.
mauriliolp 20/08/06 08:01 …
nice
marianaslv 20/08/06 14:03 …
está linda essa foto…
binamalta 21/08/06 00:41 …
Oi André,
O carro realmente é um luxo só!!!!!!
o motorista, Rabelo, ainda cheguei a conhecer.
Já te adicionei a muito tempo!!!!! Adoro o flog , as fotos e os comentários!!!!!!
Tenho alguns recortes de jornal sobre o meu bisavô, por parte de mãe, que foi da loteria federal. São muito legais, vou scanear para postar.
Podemos combinar sobre a feirinha da Praça XV sim, nunca fui e sou louca para conhecer. Tem lugar para estacionar???
Beijos