A rua que vemos vindo da esquerda da foto é a rua Oliva Maia, que perdeu mais da metade dos imóveis de um dos seus antigos quarteirões, aliás praticamente metade desse antigo quarteirão deixou de existir, pois o novo traçado da Conselheiro Galvão foi sobreposto a ele.
Vemos que o viaduto está praticamente pronto, suas quatro caracteristicas rampas de subida e descida já estão construídas, distribuindo o transito à parte central do Bairro de Madureira que fica entre dois ramais ferroviários, mas ainda demorará algum tempo para as pistas funcionarem em virtude da complicada situação fundiária.
As desapropriações foram o principal dificultador do andamento das obras do viaduto de Madureira, pois o mesmo foi inserido em uma área densamente ocupada e valorizada do bairro suburbano.
Nossa passagem de nível mostrada onte, fica um pouco mais a direita da foto, e nessa época deveria ainda estar ativa, apesar das obras.
Amanhã continua
Comments (13)
Por aí só sei o caminho para o Estádio da Conselheiro Galvão, onde fui muitas vezes assistir a jogos do Campeonato Carioca dos bons tempos…
Não tenho certeza, por isso não coloquei, mas acho que a inauguração deste viaduto foi feita pelo JK então presidente numa foto antiga que postei há dias:
http://fotolog.terra.com.br/nder:57
Derani, o JK naquela famosa foto de bonde inaugura o Viaduto Ana Neri que liga Triagem ao Jacaré
Obrigado André. Sabia que era um viaduto no subúrbio, só não me lembrava onde. Nada como tratar com quem sabe…
Agora estou vendo a confusão que eu armei na outra foto… O lugar que eu estava pensando é o correto, o muro no “final” da Edgard Romero é mesmo o da Linha Auxiliar, que é a mais próxima, em curva. A outra ao fundo é a antiga Central.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Andresíssimo,
quando eu era criança e ouvia no rádio que o jogo ia ser em Conselheiro Galvão, era como se ouvisse um nome de um herói da guerra do Peloponésio. Como míticos eram também a Rua Bariri, Teixeira de Castro, Figueira de Mello etc. Na minha imaginação, para chegar à um “alçapão” desses, o sujeito teria que tomar aulas com o Jim das Selvas. Podia-se se chegar vivo ou morto a um campo nesses longes.
Hoje, Madureira fica ali na esquina.
Sr Tutu, para o senhor, qualquer lougradouro que se situe num raio de cem metros de Copacabana o senhor tira passaporte, toma vacina e compra dólares.
Molto interessante essa imagem e a reportagem. Ainda estou pra fazer um inventário das datas de inauguração dos viadutos que cruzam as linhas férreas.
A cidade não pára.
Sr Ag,
Tb não é assim… Nunca usei passaporte para o Reino Aprazivel…
:-))))))))))))))))))
A estação de Magno era aberta e morreu muita gente atropelada por trem ali, até que eles tomaram vergonha , fizeram a passarela e fecharam a linha com o muro.
Bem na curva fica a quadra do Império Serrano, de modo que uma vez uma composição (era assim que os locutores da EFCB nomeavam os trens pelos alto-falantes) passou reto e entrou quadra a dentro.
Madureira não muda, apesar de ser o segundo bairro em faturamento para a Prefeitura.
Como já disse um conhecido meu, do outro lado do túnel novo só tem “suburbano”.
Mas isso está mudando, visto Copa e Ipanema não serem as mesmas … onde, por exemplo, encontrar a geração dourada se encontra cada dia mais raro.
Parece que a nova onda é a redescoberta de cantos esquecidos da cidade. Sair do circuito das massas.
“e triste ver que para um simples comentário para uma foto do desenvolvimento da cidade fica um ranço de bairrismo e outras discrepâncias mais…”
Sou engenheiro civil, formado em 1954.Fui autor do projeto estrutural do Viaduto de Madureira e estou escrevendo as minhas memórias, para deixar para os meus descendentes.Se possível gostaria de ter acesso aos depoimentos e fotos da construção. Fico também à disposição para qualquer esclarecimento sobre a parte técnica do projeto.
Com a atual construção (obras em andamento) da Transcarioca. Estão sendo erquidos pilares de sustentação ao lado do viaduto Negrão de Lima, para a passagem da via expressa. E nas escavações ao lado do viaduto e da rua Francisco Batista apareceram colunas antigas (umas do lado das outras) e também as mesma colunas foram encontradas ao lado do Colégio GPI. Alguém sabe me informar a que pertenceu essa obra? Digo, seria um viaduto antigo, que após a construção do Viaduto Negrão de Lima foi demolido? Ou eram alguns prédios (conjuntos de prédios) que foram demolidos?
Grato
Deveriam ser prédios, o viaduto foi construído se desapropriando construções que existiam no local.
Gostaria de ver fotos de Madureira antes da construção do Viaduto Negrão de Lima.