Viaduto Negrão de Lima, a série III

andredecourt's foto van 26-5-06

Encerrando a nossa pequena série sobre o Viaduto de Madureira, teremos hoje uma foto do meio dos anos 60, mas de angulo inverso, pegando o outro lado do bairro.

O trevo do viaduto que vemos em primeiro plano desemboca na rua Padre Manso, acessando-se daí a estrada Intendenete Magalhães.
O viaduto foi na sua época a maior estrutura de concreto protendido da América do Sul, tendo mais de 500 metros de extenção, com um longo trecho ( 215 m ) em curva.
Por ser um viaduto dentro de um bairro, separado por duas linhas férreas ele tem particularidades. Como de ter 6 saídas e entradas nesse curto trecho, bem como possuir passeios para pedestres, de 3 metros de largura de cada lado. Mas é na preocupação estética que ele se diferenciava de um monstrengo planejado na mesma época, mas executado depois, que é a Perimetral, os engenheiros ao projetá-lo tentaram o máximo possível evitar a intereferência de suas plilastras no nível do chão, para isso os pilares apesar de vários são pequenos e cilíndricos, e ainda havia o revestimento de todo o viaduto. Pastilhas de vidrotil nos pilares, pedras de cantaria nas muralhas, toda a estrutura de concreto revestida de massa e pintada de branco e finos gradis metálicos na cor azul. Não sei hoje, no atual estado de vandalismo do povo e desleixo do poder público como está o viaduto mas ele era assim na sua entrega.
A foto ainda mostra a grande construção plana conjugada com um conjunto de prédios, à direita, na realidade um dos pioneiros Shopping Centers da cidade, o famoso Shopping Tem Tudo de Madureira.

Comments (65)

Evelyn 26-5-06 10:06 …
ANDRE E WALDENIR
Estive la ontem , o nome completo e Real e Benemerita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D.Pedro V, situa-se na Mal. Floriano, 185
Fundada em 1863,em carater filantropico por portugueses mantem ambulatorios medicos de algumas especialidades e segundo dois livros q peguei la concedia pensoes,nao foi permitido conhecer o predio todo,apenas o o hall com escadas e bancos e uma farmacia fechada(à tarde)
WALDENIR,pela foto q tem no livro D. Pedro V NAO SERIA d.PEDRO II
ANDRE agora vc se localizou?JA sabe qual e essa edificaçao q falo?
Abs
Evelyn 26-5-06 10:09 …
Rafael Netto
se fosse personagem, diria q teria sido obra de um bom autor )))(modestia à Parte)
nao sei se foi critica ou elogio…
Lembrou JBAN falando( “ESSA” Evelyn)
Boa sexta p/ vc!
derani 26-5-06 10:17 …
Não sei… apesar do capricho, viadutos são sempre uma excrescencia urbanística.
Coisa de americano que por sinal já se arrependeu e demoliu em várias cidades, substituindo-os por mergulhões.
Na Europa só se veem viadutos práticamente nas estradas.. nas cidades só túneis e mergulhões.
(Pelo menos nas que conheço)
http://fotolog.terra.com.br/nder
luiz_d 26-5-06 10:31 …
Ô Evelyn, não entra na pilha do pessoal, não.
É tudo farra!
toty maya 26-5-06 10:35 …
Evelyn
PedroV era neto de PedroI cá e PedroIV lá.Entendeu?
Rafael Netto 26-5-06 10:35 …
Andre, seu comentário “leviano” foi apagado a fim de manter a seriedade do meu fotolog…
8-))))))))))))
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
photomechanica 26-5-06 10:43 …
André, o que foi que vc escreveu lá???????????
:-)))
Marcelo Almirante 26-5-06 10:46 …
Bela imagem com essas casas de subúrbio européias.
Derani 26-5-06 11:03 …
Eu frequentava muito o Conjunto dos Bancários no início dos anos 70, mas não estou localizando na foto…ficava perto da rua Maria Lopes…
Evelyn 26-5-06 11:09 …
TOTY MAYA
rs essa arvore genealogia nao esta “fechando”
D.PEDRO I(PRIMEIRO)aqui no BRASIL, este sim, era D Pedro IV(QUARTO) em PORTUGAL
Ja D Pedro V (QUINTO), quem seria? bianeto do D. Pedro II e trineto do D PEDRO I??
Essa teoria do Waldenir q eu tb cheguei a formular nao parece ser(D Pedro II sendo o mesmo q D Pedro V, a foto nao parece ser ele…)
Evelyn 26-5-06 11:12 …
Luiz D
obrigada pelas suas palavras gentis e de apoio, mas fica dificl as vezes, parece q nao gostam de pessoas q nao sao as usuais e tradicionais daki, como se quisessem manter um “club fechado” como bem falou um flicker-acho- q- raoni ou algo assim…
Valeu , ta?
Um bom fim de sem p/ vc
toty maya 26-5-06 11:39 …
Evelyn
Pedro V era filho de D Maria II filha e herdeira do trono de Portugal da parte de seu pai D Pedro IV em Portugal e D Pedro I no no Brasil.
edubt 26-5-06 11:45 …
Tb quero saber oq ue vc escreveu no flog do Rafael!
:-)))
Continuo não tendo a minima ideia de onde é esse local da foto
Rafael Netto 26-5-06 11:53 …
O Decourt comentou de brincadeira no post que tem o aviso “comente no próximo”…
Hoje resolvi deixar um recadinho adicional, porque na segunda um desses spammers fez o mesmo, apesar do aviso, deixando na cara que sequer se deu ao trabalho de ler o post.
se eu deixasse a frase do Decourt (“estou sendo leviano?” ou algo assim) ia desmoralizar completamente a advertência! ;-)))
patricio 26-5-06 12:31 …
Do lado direito da imagem já aparece o Shopping Tem Tudo! Não pensava que o mesmo fosse tão antigo! Hoje está ás moscas. Alías vocês esqueceram de mencionar uma coisa importante: o Bairro de Madureira está em franca decadência – há vinte anos atrás era o segundo bairro do Rio em arrecadaçaõ fiscal, hoje é o décimo segundo. Conheci muito bem Madureira, em suas cercanias (Campinho, Praça Seca) durante vários anos vendi peixe a bordo do meu fusca 66 e, depois, com uma Brasília 74. Naquela época ainda se andava com decência pelo local. Agora é uma esculhambação – bem faz o Tummineli … nada tem de interessante para se conhecer por lá.
acacion 26-5-06 12:55 …
Meus parabéns!
andredecourt 26-5-06 13:12 …
Pois é Patrício, o Tem Tudo realmente é muito antigo, deve ser contemporâneo do Shopping de Duque de Caxias, também decadente, o da Gávea é o primeiro desse tipo de comércio a realmente fazer sucesso, ele foi planejado também nos anos 60, mas inaugurado se não me engano nos primeiros anos da década de 70
jban 26-5-06 13:22 …
Ihhhhh… olha a Evelyn ai geeeennnntee !!!!
🙂
Fui.
jban 26-5-06 13:23 …
Madureira ????? Isso fica em que Estado ?
Rafael Netto 26-5-06 13:28 …
Não conhecia esse Tem Tudo, pelo que eu estou vendo outro concorrente (ganhador?) do shopping, construção exclusivamente de lojas, mais antigo da cidade.
Eu só conhecia o Shopping da Gávea e o Centro Comercial do Catete (reconheço que preciso de passaporte pra ir além da Tijuca…)
Outros da mesma época, e até mais recentes, como o Rio Sul, são edifícios comerciais com lojas embaixo. O modelo só se consolidou mesmo com o Barra Shopping em 1981.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
edubt 26-5-06 13:54 …
Será que o Shopping Tem Tudo, tem tudo mesmo??
patricio 26-5-06 15:47 …
Caro edubt, o Shopping Tem Tudo ficou totalmente “fora de rota” e, como tal, virou um elefante branco.
Abraço
AG 26-5-06 16:14 …
Meu amigo patrício Patrício está prenhe (epa!) de razão: Madureira desde o início dos anos 90 (um pouquinho antes, talvez) entrou em franca decadência. Os “sociólogos e antropólogos” de plantão têm várias explicações para o fato mas, na minha opinião, é a velha frase de Conselheiro Acácio: “os tempos mudam” e quem não percebeu isso ficou para trás. Muita gente pensa que ficar parado é uma boa tática; mas parado ninguém fica ou se vai para frente ou se vai para trás.
Quando o Madureira Shopping Rio foi inaugurado, no final dos 80 início dos 90, os comerciantes do calçadão promoveram muitos atos de protesto. O pior deles foi o boato que o Shopping estava ruíndo e podia matar milhares de pessoas.
De lá para cá, os protestos contra as novas tendências foram diminuindo; mas o faturamento e consequente arrecadação do bairro também.
Todas aquelas 1 milhão de pessoas que transitavam pelo bairro todo dia, continuam a transitar mas…compram em outro lugar. Lugares que souberam se adaptar aos novos tempos e não ficar parado num calçadão vendo a vida passar.
Keila 27-5-06 2:35 …
Olha ela! Olha ela!!!!!!!! (rs)
Evelyn chat mode on…
ali32 27-5-06 4:33 …
hola que linda foto
www.flickr.com/photos/raoni 27-5-06 10:29 …
” alguem lembrou de mim por aqui…continuo achando que é uma pena que um flog que trata da história do desenvolvimento da cidade que me faz matar a saudade do RJ e do BR uma vez que habito a 20 anos na Europa…que pessoas deixem atraz de seus comentários um rastro de racismo e bairrismo como se a cidade só tivese um lado…acho que o flog tem de se posicionar e colocar uma placa na porta avisando aos incautos que aqui não é lugar de suburbano e de gente inteligente…pois quem é verdadeiramente culto não tece comentarios
que venha afetar a terceiros…boa tarde a todos”
AG 27-5-06 12:05 …
Agora está explicado raoni.
Você esclarece os frequentadores deste bar virtual quando escreveu: “uma vez que habito a 20 anos na Europa” (sic)
Nós que habitamos a vida inteira no “bananão”, sem dúvida, temos muito que aprender com o amigo.
Boa tarde para você também.
biasworld 27-5-06 13:01 …
A ordem correta é desleixo do poder público seguido, claro do vandalismo do povo! Posso dizer que o viaduto continua o mesmo, Madureira não!
Evelyn 27-5-06 17:57 …
DUVIDAS:
1) Keila seria prima do JBAN?
2) AG, o q significa EXATAMENTE habitar o ‘bananão”?
FlavioM 27-5-06 19:13 …
Evelyn (e Raoni)
Realmente, também acho que esta(s) comunidade(s) é(são) como um clube. Mas não fechado. Posso garantir, porque eu mesmo freqüento há pouco tempo. E não tive nenhum tipo de bloqueio.
O clube não é fechado, mas é limitado. Auto-limitado. A quem gosta de história, gosta do Rio, gosta da história do Rio e absorveu a carioquice a ponto de ter o estranho bom humor que o Carioca tem. Quem não tem estes pré-requisitos acaba se afastando por conta própria.
Evelyn, estas brincadeiras, longe de significarem repúdia, traduzem uma intimidade. Não fique chateada, e dê o troco na mesma moeda. Com bom humor. O Carioca é o povo que chamava de Gegê ou de “o Velho” o maior ditador que teve, o político mais popular de Corvo, os ônibus e bondes de Camões, Choppe Duplo, Siri Cozido, Taioba e outros tais. Sem esquecer o César Mala, o Anjo das Pernas Tortas, etc. Meus colegas apelidados de “Sem-Bunda”, “Russo” ou “Belas-Coxas” nunca deixaram de ser admirados por suas qualidades. O Carioca é essa irreverência. Às vezes exagera, certo, mas dê um puxão de orelha bem-humorado, e pronto.
A comunidade se identifica com quem tem os mesmos gostos e curiosidades. Que você tem. Você é bem-vinda, creia. Com todo esse “estranho carinho”. Insista, Evelyn, insista. Mas com bom humor.
(continua)
FlavioM 27-5-06 19:15 …
(continuação)
Evelyn (e Raoni)
Mas, se você não se sente bem com esta irreverência, acho que pode ter a certeza que o estilo não vai mudar. Aí, existem muitas alternativas sem este descalabro, que só falam, respeitosamente, de história, e pronto. Alguns dos favoritos indicados são assim. Excelentes, e sem esse negócio de intimidade.
Quanto ao Raoni, sou solidário com suas saudades, já que moro no Norte há 6 anos. Mas, em primeiro lugar, precisaria saber se se trata de membro da comunidade indígena. Se sim, vou entender sua dificuldade em entender uma cultura diferente da sua. Se não, vou usar contra seu apelido usurpado o mesmo mau-humor com que você trata de outros assuntos.
Com ou sem humor, convido para uma subida na Pedra do Bahiano.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
Keila 27-5-06 20:33 …
Evelyn, não sou prima do JBAN e nem de ninguém aqui.
Não é que esse flog seja um clube fechado, como vc e outros estão pensando. O flog não é meu, mas logicamente todos aqui são bem vindos. Os comentários enriquecem e muito as postagens e as fotos do André.
O problema é que quando vc escreve, ao invés de tentar fazer um post conciso, vc acaba escrevendo um monte deles em série, como se estivesse num chat, e isso acaba ficando meio chato (foi mal o trocadilho… rs).
É só isso, querida! Tente escrever um post só. Não faz mal se ele ficar grandinho… 😉
patricio 27-5-06 22:26 …
Se me permitem:
FlávioM … esse é o cara! Foi de uma clareza exemplar em seu comentário. Uma bela lição para o (cacique ?) Raoni.
Evelyn: seu modo de postar é tipico de chat – é claro que cada um tem seu estilo. O ideal é que o mesmo esteja em harmonia com o perfil praticado no Fotolog. Neste caso, as boas dicas da Keila são fundamentais. Acrescento também que você me desperta simpatia : é educada, manifesta interesse nos assuntos e é alegre em seus comentários! Não considero este “sitio internético” um clube fechado. Eu, por exemplo, não conheço pessoalmente nenhum dos participantes, mas sinto por uma grande parte deles, uma sadia amizade, fruto de interesses em comum, no caso – a memoria desta Cidade do Rio De Janeiro. A qualidade do trabalho aqui apresentado pelo André Decourt juntamente com a participação de comentaristas extraordináriamente articulados (entre os quais, infelizmente, eu não me incluo) transformam o fotolog “Foi Um Rio Que Passou” em um dos melhores de toda a Web. Esteja certa disso Evelyn!
Seja bem vinda.
Abraço Carinhoso
ps – Evelyn, o Jban é um sujeito de alto-astral, tremendo brincalhão e excelente caracter.
Honorio Vargas 28-5-06 12:43 …
No meado dos 60’s , eu não tinha a menor idéia de que esse bairro pudesse existir!
Eu era feliz e não sabia!
Brincadeirinha!
Solange Passos 28-5-06 17:07 …
A respeito de racismo e orgulhos bestas :
Moro em Jacarepaguá e não me sinto nem um pouco inferior por causa disso.O problema de quem tem preconceito é dele e não meu.
Muitos gênios nasceram bem longe da zona sul do Rio de janeiro.
Millor Fernandes, uma cabeça privilegiada, nasceu e foi criado no Meier, por exemplo.
Aprendi uma vez com um psicólogo, que todo complexo de superioridade esconde na verdade um grande complexo de inferioridade.
Quando tenho dúvidas sobre alguma coisa observo a natureza, ela me ensina isso : quantas formas vidas existem por aí e que não parecem comigo.
Imagina se eu só olhasse para meu umbigo, quanta beleza eu deixaria de ver.
www.flickr.com/photos/raoni 28-5-06 17:15 …
” para quem quer saber e talvez usar isso como achincalhe uso o pseudomino RAONI em homenagem a alguem que representa parte do verdadeiro povo brasileiro e alguem de grande veracidade coisa que falta nos homens publicos brasileiros e tantos outros já que o mal caratismo tomou conta do país e tudo que se passa aí é com respaldo da população principalmente da que se acha abastada .Eu sempre me senti cidadão do mundo coisa que hoje uns usam como moda. Tbm não acho que tratei nada com mau humor,trato todos os meus assuntos com seriedade e respeito…e só por isso estou dando uma resposta qdo o mais facil seria não aparecer mais aqui…o que achei?continuo achando! Eu só passei não se sintam incomodados…tenho muitos outros afazeres…O Rio de Janeiro continua lindo…apesar de tudo…”
Solange Passos 28-5-06 17:50 …
Adoro história, adoro fotografia, adoro prédio antigos, adoro o Rio e adoro este fotolog, por isso, venho aqui diariamente enquanto, é claro, o seu criador, André, deixar..Sugiro que Evelyn e Raoni façam o mesmo,porque se há pessoas que não os aceitam, azar o delas, que deixarão de conhecer as pessoas inteligentes e interessantes, que tenho certeza que vocês são.
Um abraço a todos.
FlavioM 28-5-06 18:09 …
Já que o Raoni tem muitos afazeres, e só de vez em quando dá a esmola de um pouco de atenção para estes pobres coitados que não são cidadãos do mundo, como ele, escrevo apenas para os outros visitantes. Ele não precisa se dar ao trabalho de responder. Aliás, se quiser contribuir, que pesquise como cada um dos países da querida Europa contribuiu para a extinção das respeitosas raças brasileiras e americanas em geral.
Para os outros, então: se conscientizem que o “povo brasileiro” é o mais harmônico produto de miscigenação ética e cultural de todo o mundo. Nenhum outro país de dimensão continental se formou através da absorção e integração de povos. Todos os outros passaram por isolamentos culturais, racismo, preconceito, genocídios, intolerâncias. A própria Europa é toda formada por tribos que vieram do cáucaso, denominadas bárbaras, e que ocuparam suas áreas atuais por eliminação dos antigos habitantes e culturas.
Mandem plantar batatas quem, morando na Europa, venha querer dar logo ao Carioca lições de racismo ou bairrismo. Macaco, olhe o seu rabo! Ditado antigo que aprendi com meus antepassados europeus.
acacion 28-5-06 20:24 …
+ uma foto impressionante. Qu nos dá saudade pela própria natureza da fotografia.
Evelyn 28-5-06 21:39 …
 
Evelyn 28-5-06 21:40 …
acho q cortaram meu microfone..buaaa
Evelyn 28-5-06 22:30 …
A todos q enviaram palavras de apoio e incentivo, obrigada, mas nao se trata de ter bom humor e sim de ver q comportamentos iguais …reaçoes diferentes.
Mesmo seguindo a solicitaçao de enviar perguntas condensadas num unico post, nao fui respondida, apesar de te-la formulado por 3( tres) vezes, horario diurno, tb como solicitado
Evelyn 28-5-06 22:35 …
CONT
so sobre a Caixa de Socorros D Pedro V perguntei 3 vezes se ja havia localizado ( ao ANDRE) tendo ido ate la especialmente para pegar o nome completo, mas nenhuma respostinha…nada, nadinha!
Quanto a postar tudo junto, apenas achava no inicio q postando setorizadamente e nominando a pessoa facilitaria a leitura, dando opçao de quem nao foi citado passar direto caso o quisesse, e de quem for citado localizar com maior facilidade e rapidez a msg direcionada a ela, POREM isso vem sendo alvo de criticas
Evelyn 28-5-06 22:39 …
CONT
Fica dificil ter fair play( e assim q escreve?)apos cada postagem aparecer… chat mode on…
Principalmente qdo vemos q usuarios antigos ao se comportarem assim…nao gera nenhum comentario contrario( o proprio JBAM) em um determinado dia fez 3 ou 4 postagens seguidas, citei ate os horarios( com bom humor), o q gerou outra serie de comentarios…
Evelyn 28-5-06 22:42 …
Tenho plena certeza q aki tera continuidade comigo, sem mim, apesar de mim,e e muito bom q continue, isso aki e um achado e tenho aprendido muito no pouco tempo q frequento pq ele e de excelente qualidade, ja tendo falado i isso em outra citaçao!
Evelyn 28-5-06 22:51 …
FLAVIO M vc nao se sentiu bloqueado pq possui excelente retorica e sabe se expressar muito bem, cativando simpatia, talvez tenha exagerado um pouco no final com o RAONI( adrenalina subiu, ne)assim como tb possui o PATRICIO
PATRICIO
nao foi vc q disse uma vez”so vou falar uma vez” para mim( em relaçao ao JBAM) parecia aqueles antigos inspetores de alunos no colegio dando “bronca”…
SOLANGE de onde vem essa certeza q somos pessoas interessantes e inteligentes? )))
FLAVIO M e FRANCISCO PATRICIO… vcs dois tem excelente retorica e muita facilidade em se expressar, em expor ideias e opinioes e cativam, nem todos (sniff) sao assim…ao PATRICIO, OBRIGADA pelos elogios a mim…
Evelyn 28-5-06 22:55 …
DESCULPEM se me alonguei, mas eram varios topicos e teve q ser segmentado ( viu, KEILA?)PQ nao deu para enviar tudo de vez( o num de caracters supera o maximo q e permitido)
Desejo a todos uma otima semana e acho q sem duvida alguma somos todos apaixonados pelo mesmo assunto,q e o q nos move criando essa “quase dependencia” saudavel , eu diria!
FlavioM 28-5-06 23:33 …
Mais uma vez eu digo: insista, Evelyn, insista. Garanto que tem muita gente (como eu) curiosa sobre este teu “prédio rosa do Pedro V”. Veja que vc teve algumas respostas, hoje. O André, se estiver na “casa”, está com dor de cabeça, pq não falou nenhuma vez.
Garanto que, hoje, tem muita gente querendo me dar um “chega-prá-lá”. Se eu tomar, é merecido(andei reclamando até dos torcedores brasileiros). E vamos em frente…
Não esquenta essa cabecinha desse jeito, guria.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
www.flickr.com/photos/raoni 29-5-06 3:37 …
” não me sinto ofendido em nada do que me foi intencionado por aqui !continuo achando a mesma coisa de antes…a galera deve estar vibrando de emoção.Vc como descendente destes brancos europeus que tentou diminuir devia usar esse mesmo ditado com um espelho na mão(nota-se que vc não pensou muito ao responder ja que vc é so o gene que saiu daqui,qto ao eu adorar o mundo não me faz defensor da europa nem responsavel por sua historia.Adoro meu país mas não pessoas como vc que só fazem continuar aí o que vc sitou que existe aqui.Que tipo de descendente é vc?Pelo seu nome me parece que vc é descendente luzitano exatamente o povo escravizador e apesar da historia o país mais pobre do União européia e preconceituoso(morei em portugal e sei do que estou falando).
www.flickr.com/photos/raoni 29-5-06 3:52 …
Minha reação foi justa por sentir que em algumas respostas nas entrelinhas havia um ranço de caretice…não acusei ninguem mas as pessoas vestiram a carapuça sozinhas…E infelizmente o Brasil é o pais que ainda exite apartheid e as pessoas confundem educação com bom dia e boa tarde pensa bem? toda discrepância que existe suportada com certeza por essa pseudo elite podre que esta aí(muitos só por serem brancos)e os politicos ladrões escondidos atras de suas facções partidarias…por isso prefiro estar pelo mundo…o universo aí se tornou muito pequeno apesar de todo o lado bom que diminui cada vez mais.Acho que é suficiente,fica aqui meu respeito pelas pessoas que não teem nada a ver com isso.Em nenhum momento quiz desmerecer ninguem (Evelyn um abraço?Sera que vale a pena tentar?). Carioca antes de tudo é ser humilde desculpo-me a todos pelo incidente…”
www.flickr.com/photos/raoni 29-5-06 4:13 …
“Senhor Andredecourt’s seu flog continua lindo…”
Evelyn 29-5-06 7:55 …
PATRICIO
Nao podemos atribuir a dor de cabeça pois foram enviadas respostas nesse mesmo dia para outros usuarios, logo…( e a minha postagem foi a primeira do dia, e so “checar”…)(e foram varias vezes…)
RAONI
Um abraço a vc tb!Se vale a pena tentar?Vamos ver, ne, ou entao entrar com nick de Tiradentes, Carlota Joaquina, talvez seja melhor…talvez assim seja respondida e sem “pitacos”
D pedro primeiro o jagunço… 29-5-06 8:15 …
“cara senhora Carlota Joaquina convido-a para qdo passar por essas paragens…que não deixe de pousar para um pingo de prosa…a casa grande foi toda reformada e tachos novos foram comprados para as respectivas goteiras…no mais enquanto estiveres por este flog tome precaução para não tomar uma bifa….hahahahaabraços a todos…humor nunca é demais…caros supinpas….hahhahahh…”
assessoria 29-5-06 13:36 …
nem no aurelio nem no houaiss foi encontrado este vernaculo “bifa”, sera q o senhor D Pedro o jagunço poderia traduzir por gentileza?
assessoria 29-5-06 13:39 …
tem um q de LEFLAUNER atras desse D Pedro o jagunço?
FlavioM 29-5-06 14:05 …
Não assessoria, tem um q de Raoni, mesmo…
Sr Raoni, já que o Sr se dignou interromper seus muitos afazeres e postar mais uma vez, lhe respondo também.
Primeiro humilde e mundial Sr Raoni, é preciso aprender que tudo e todos têm lados bons e lados ruins. Será que todos os povos dos quais o Sr teve que se afastar (Brasil e Portugal, por exemplo) merecem, mesmo essa sua raiva, essa sua mágoa? Me lembra aquela do meu luso antepassado que teve o bigode besuntado de merda pelo neto e, ao levantar, foi descobrindo com pesar, que sua cama, seu quarto, sua casa e, depois, todo o mundo, cheirava a merda!
PS: Meu nome, que o Sr já teve o trabalho de pesquisar, reflete, como o de todo o mundo, parte da minha história, que envolve portugueses, espanhóis, bastardos castelhanos, bascos, sim, mas também franceses, judeus, cristãos novos, ingleses, pitadas de índios e provavelmente de negros. Não me orgulho particularmente de nenhum, mas sim da mistura, que faz de mim brasileiro.
FlavioM 29-5-06 14:07 …
Em tempo, Sr Raoni, até o Sr tem seu lado bom, já que admira o trabalho do André Decourt e tenta levantar a coitada da Evelyn.
andredecourt 29-5-06 14:48 …
Evelyn, ainda nõa tive tempo de ir na Mal Floriano comer um sanduíche no Paladino, quanto mais verificar o prédio que vc falou…….vou ver se consigo ok . !!!??!!!!
Raoni 30-5-06 7:06 …
Eveliyn como vc pode participar de algo com umas pessoas dessas?não acho que vc faça parte dessa corrente de pensamento?
Essas pesssoas já morreram e não sabem,com certeza as lápides deles devem estar no sjoão batista.Ou sera que elas foram quebradas pelos vandalos baianos(negros) que eles tanto odeiam?Vcs devem gastar muita agua de colonia(formol) e talco.
Raoni 30-5-06 7:48 …
a unica pessoa que esta com raiva e vc…não pesquizei seu nome é tão simples que não foi necessario…se vc não se orgulha de suas raizes?deve ser triste alguem que não aceita a sí proprio…sera que não era vc o neto da historia? qto as fotos gosto delas independente de onde estiverem mas não preciso passar mais aqui para vê-las…pois não compactuo com racistas de qquer espécie. A Evelyn não é coitada os unicos coitados aqui são vcs…não se preocupe em responder “

Um comentário em “Viaduto Negrão de Lima, a série III”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =