Posto então hoje um postal ainda mais antigo, a amanhã postarei outro muito mais novo que o postado pelo amigo Luiz Darcy.
Acredito que esse postal seja de 1907-1908, as árvores ainda estão muito pequenas, e no centro do largo vemos uma fonte do tipo “Wallace” instalada onde em 1909 seria colocada a grande peça fundida pela fundição Kobler, inicialmente como um grande lampadário e com o passar dos anos com as luminárias em seu topo substituídas pelo relógio que até hoje marca as horas do largo.
O prédio que era da seguradora Cruzeiro do Sul, também foi sede por décadas do jornal Correio da Manhã até a ditadura de 64 destruí-lo. Ao lado esquerdo do prédio vemos a escadaria de acesso ao Convento de Santo Antônio, que ainda se mostrava não obstante a todas as modificações ocorridas no lugar exatamente igual a foto de 1870 ( http://www.rioquepassou.com.br/2005/03/06/ ) tenho por mim que mesmo com a construção do prédio decô da Ordem Terceria na década de 30 ela ainda permaneceu assim até toda a destruíção da área pelo Metrô.
Essa foto foi certamente tirada ou do telhado ou de um dos últimos pavimentos do prédio do hotel Avenida/ galeria Cruzeiro.
À direita vemos a esquina da rua da Carioca com a larga rua Uruguaiana.
Comments (25)
Repito o meu comentário do flog do Luiz D´ …
Paris ? Meu Deus , o que fizeram com essa cidade…
Junto com a área da Av. Rio Branco / Av. Central, o Largo da Carioca é um exemplo chocante do que era bonito, clássico, e virou uma aridez avacalhada.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Quanta diferença… Não se parece nenhum pouco com o Largo da Carioca de hoje em dia…
É por fotos como esta, que o Rio de Janeiro era chamada de Paris dos trópicos…
Agora eu pergunto: Aonde está o relogio que sempre aparece nas outras fotos do largo? Nesta foto ele não aparece…
Não sei o por que quando vi esta foto lembrei da antiga Casa Cavê, que a pouco tempo (coisa de dois ou tres anos atrás) teve que mudar de ponto depois de muitos anos de funcionamento na esquina da rua Uruguaiana com ???? esqueci o nome da outra rua… C’est la vie…
Abração
Pelo postal se vê que havia uma regularidade na composição das fachadas, compondo um só conjunto.
Uma aula.
André,
A informação que passei desconfigurou o seu fotolog. Se quiser a deleta.
Endereço da foto da Casa Cavé: http://www.suafesta.etc.br/antolog
Essa imagem merece com urgência um “antes e um depois”
Deleta isso, tá horrível de ler esse fotolog hoje!
O fotolog ficou bem largo hoje, mas afinal, e’ sobre o Largo da Carioca, e a larga rua Uruguaiana foi tambem mencionada, entao nao e’ de todo inapropriado. 🙂
Sob o risco de ser redundante, fotos como essa mostram um lugar que e’ ao mesmo tempo a) direcionado para a civilizacao e o progresso e b) preocupado em preservar sua historia. Dizer que tem que escolher ou um ou outro e’ uma falsa dicotomia. O prazer estetico que essa foto inspira provem justamente da harmonia entre o a) e o b).
André,
Esta foto lançou luz na minha cabeça…
Desde que você postou uma foto mostrando a demolição do Hospital da Ordem Terceira, no dia 11 de maio deste ano (vide link a seguir: http://ubbibr.fotolog.net/andredecourt/?photo_id=10603595)
que eu fazia confusão sobre onde o mesmo ficava localizado. Até hoje achava que ele ficava onde era esse prédio “Cruzeiro do Sul”; quando na verdade ele (O Hospital), ficava defronte da Rua Uruguaina, ao lado deste. É isso mesmo?
O hospital ocupava o terreno desse prédio e toda a parte da frente até quase o meio do largo e também invadia quase metade da rua da Carioca
Buenas!
copiando o /jban
Paris ? Meu Deus , o que fizeram com essa cidade…
🙁
Será que estou errado ou esse era mesmo o coração do Rio no início do século ?
Imagino que seria a nossa Place de La Concorde ou a Picadilly Circus.
Daqui fiquei olhando e pensando vendo aquelas figurinhas: ali vai Olavo Bilac, aquele de guarda-chuva ali é o Bastos Tigre. Mais adiante conversam Luiz Edmundo e João do Rio. E mais a frente ainda, quase escondido e solitário, lá vai, meio bêbado, o nosso Lima Barreto.
Será que algum colega aqui do Andre’s Bar está vendo mais alguém ?
Vallerie e suas meninas !!!! Hehehe
Ali, perto daquele toldo, acho que é a Tonia Carrero carregada pela mão pela mãe dela. Fazendo bilu-bilu na Tonia está, já moçona, a cantora Marlene.
Intercâmbio nada.
É falta do que fazer mesmo!!!
Creio ter visto Rui Barbosa passando ali na esquina da rua da Carioca.
:-)))
Ah, e ali perto da árvore está a Tartaruga Touché, menina ainda, jurando que um dia destruiria isso tudo que é arcaico, velho de formas retas. A Tartaruga, inclusive, sonha em mudar a capital para outro lugar, onde ela pudesse fazer das suas… Arteira, essa Tartaruga… Deu no que deu!
A turma que o AG viu passar (Olavo Bilac, Bastos Tigre, João do Rio, Lima Barreto, e o Emílio de Menezes que ele não viu porque vinha mais atrás) estava se dirigindo à Colombo, logo ali perto, na Rua Gonçalves Dias nº 34, pra mais uma rodada de conhaque…
Demorei mas entendi, André! É que eu não sabia que no lugar do Hospital da Ordem Terceira, demolido em 1905, tinham construido este prédio da Seguradora Cruzeiro do Sul. E a demolição deste foi por ocasião das obras do Metrô, ou foi antes?
Obrigado por aturar minhas indações.
Abs.
André, esta foto está esclarecedora. Fiquei admirado com a amplitude da Rua da Uruguaiana, que pensava ainda não ter sido alargada nesta época. Muito bom!
oiiiiiiiiiiiiii so to aki d zoaçao msm to faznd trabalho sobre o Rio antigo e parei aki parabn pelo site ta manera as fotinhas. como as coisas mudam n e msm? agora o rio ta com mto + violencia. entao e isso bjs bjs
Falou a nova geração, mas pelo menos ela faz pesquisa, q/q dia aprende a escrever corretamente …..
hahahahahahahaha
e o Prefeito, hein? que coisa, que coisa…
melhor construir prédio destruindo a mata do que que fazer sombra na praia. Pergunta: a gente tem que fazer uma das coisas para não fazer a outra?