Manequinho, Cinelândia, anos 10

andredecourt's photo de 21/09/05

Manequinho.

Muitos pensam que o Manequinho sempre esteve ligado ao Botafogo Futebol e Regatas, mas sua ligação como o alvi-negro só se deu tempos depois.
Inicialmente a estátua foi colocada na Cinelândia na administração Paulo de Frontin, cópia do Manequin Pis de Viena, mas a estátua embora retratando uma figura infantil, causou furor e espanto, a Igreja como ligas de senhoras acharam um absurdo aquela estátua com o “dito cujo” de fora e ainda a urinar.
Rapidamente a polêmica se espalhou e como sempre caiu na gaiatisse de cronistas geniais da época que achavam todo esse escândalo um absurdo. Um dos que mais produziu material sobre essa confusão foi o genial J. Carlos.
Numa das melhores charges um mendigo chega a um guarda e com flagrante cara de aperto pergunta “Mas seu civil. É proibido ??? O guarda responde: Sim, é Infração !! O mendigo então faz outra pergunta de bate-pronto: E…ali perto do Manequinho??? ”
Em outra charge que criticava a famosa dança de monumentos na cidade, isso já no meio dos anos 40, dois amigos comentam animadamente a medida da prefeitura e dizem: “pois é até o manequinho irá ser mudado de lugar. O outro: Ah é para onde ?? E o primeiro responde: Sei lá, talvez para um canto de parede ! ”
O que sabemos é que o Manequinho nos anos 40 foi levado para o final da praia de Botafogo, tendo mudado de local pelo menos mais uma de vez com a construção da nova Park Way do Túnel do Pasmado que ali era feita, bem como do viaduto Pedro Alvares Cabral.
A adoção dele como símbolo do Botafogo FR só se deu em 1957, com a conquista do Campeonato Carioca, o jogador Didi cumprindo uma promessa feita, foi após ao jogo e vestiu a estátua com a sua camisa usada no jogo, virando aí uma tradição vestí-lo após grandes vitórias e conquista de títulos.
Com a decadência da região, seguidos atos de vandalismos foram perpetrados contra a estátua desde “capações” até o furto total dela nos anos 90, que causou grande comoção.
Ela foi refundida usando o molde original que estava guardado nas oficinas da prefeitura e foi trasferida para critérios de preservação para a frente da sede do clube na rua General Severiano.
Foto: Postal da coleção do Sr. Carlos Cattoi

Comments (19)

Luiz D´ 21/09/05 10:32 …
Tenho este postal mas estava em dúvida onde seria o local pois o fundo está em más condições.
Belo registro!
http://fotolog.terra.com.br/luizd
AG 21/09/05 11:43 …
Grande André.
Você acaba de satisfazer uma curiosidade (minha vida é um poço de curiosidades não satisfeitas) que tenho há muitos anos. Sempre quis saber como foi a reação das pessoas, principalmente das senhoras sérias e católicas, quando o Manequinho aqui chegou com seu jeito desabrido e impudico.
Mas nunca, que eu me lembre, li nada a respeito.
Mas desde criança o Manequinho era meu ídolo. Que inveja eu tinha daquele gordinho safado que ficava mijando na frente de todos e ninguém tinha coragem de fazer nada. Mais velho, a idolatria continuou; principalmente pelos detalhes em bronze.
Valeu, André. Mais uma aquele aprendo nessa “rotina dos bares/flogs” onde a gente vem, um pouco, para fugir da solidão.
edubt 21/09/05 12:01 …
Tenho uma foto desse mijãozinho feita pelo Bisa Bill, nunca escaneei.
:-)))
Marcelo Almirante 21/09/05 12:12 …
Os jardins estão uma beleza, inclusive saiu até o jardineiro com seu tradicional chapéu de palha.
A estátua na cinelândia, ao lado do jardim estava bem localizada, o mesmo não posso dizer no local onde se encontra atualmente, em frente à sede do Botafogo. Por sinal esses novos arquitetos em vez de deixarem a cidade mais bela, criam verdadeiros horrores como a pista de skate em pleno canteiro central, ao lado da passagem inferior de pedestres do canecão, ou então, aquele paisagismo amador da Princesa Izabel. Uma falta de vergonha na cara. Não vou nem lembrar da Visconde de Pirajá ou da retiradas das pedras portuguesas da senhora de Copacabana.
jban 21/09/05 13:01 …
Olha as calçadas de “onda” aí. FOram tema de discussão no flog de ontem !
leflaneur 21/09/05 13:24 …
O Manequinho é botafoguense, disso não tem dúvida… Por isso vive se urinando, porque o Botafogo dá susto, mesmo quando a gente sabe que tá morto, ele dá um jeito de morrer mais uma vez. Botafoguense, como dizia o Nelson Rodrigues, é uma figura de tragédia grega.
Eis aqui, a escrever este comentário, a prova viva do que dizia o dramaturgo!
Antolog 21/09/05 14:22 …
O manequinho é um dos ícones desta cidade…
rick 21/09/05 14:45 …
Ja tinha visto algumas outras fotos dele ai, mas a historia ta otima…
sempre eh um motivo de aprendizagem minha passagem aqui…
rick 21/09/05 14:46 …
eh uma pena aquela fonte proxima ao Rio Sul estar daquela maneira.
[email protected] 21/09/05 15:38 …
Eu, como botafoguense, garanto que neste ano a temporada de tragédia grega passa longe do Manequinho. Parabéns pelo vasto conhecimento e amor sempre demonstrados pela nossa cidade, tanto pelo André como por aqueles que participam dos comentários.
Um abraço.
betob 21/09/05 20:29 …
Então faz muito tempo que ele não veste a camisa, né? :)))
roney 21/09/05 22:01 …
otimo registro! nao conhecia esta estoria do manequinho…
abracos
leflaneur 22/09/05 00:48 …
Está tudo acabado, André. Para tudo e todos. Menos para o Botafogo, o mais carioca dos times, o único que perde na esportiva… Vc pega o Flamento, não é carioca, é outra coisa, popular. O Fluminense: outra coisa ainda, o pó de arroz, elitizado, etc. O Vasco: portugueses e pessoas contra o Flamengo. O Botafogo e o America são os únicos times cariocas, de gente da cidade do Rio de Janeiro, que torce por um time daqui, sem fazer apologia da raça negra, e sem negá-la. O Botafogo é o time do verdadeiro carioca (isso é só para as pessoas ficarem falando vááááárias coisas…. rs_)
Keila 22/09/05 01:14 …
O Flamengo não é carioca? Como assim, Bial?!
u.u
1carromulher1 22/09/05 07:09 …
Pq nao uma estatua de uma mulher urinando?? Nunca vi uma, seria indescente??
brites 22/09/05 07:28 …
Q bom conhecer a história completa do Manequinho! Valeu! Sempre tive a maior simpatia por ela!
*s Bom dia!
photomechanica 22/09/05 09:27 …
Indecente é escrever indeScente!!!
:-))
zekemie 23/09/05 00:59 …
Eu me lembro mirando a estatua nos anos 37, quando tinha 7 anos de idade, e achandoa muito interessante.
andrepostarek 25/09/05 21:22 …
O Manequin Pis original não fica em Bruxelas, na Bélgica? Estive lá ano passado e era um dos símbolos da cidade.

Um comentário em “Manequinho, Cinelândia, anos 10”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 86 = 94