Ora, as estátuas representando a União, a Fidelidade, a Justiça e a Liberdade originalmente eram da praça Tiradentes e foram lá instaladas na reforma realizada em 1894 no governo Henrique Valadares. Quando a praça foi ajardinada e ganhou também as balaustradas que a separavam da rua.
Nessa, feita após a administração Passos, pois as balaustradas já tinham sido retiradas e instaladas na rua da Glória, onde estão lá até hoje, vemos no canto esquerdo da foto num dos vértices da praça, uma delas.
Essa foto é tirada no alinhamento da rua da Constituição, antiga dos Ciganos e lá no fundo da perspectiva podemos ver a densa vegetação do Campo de Santana.
A esquina que vemos à direita é a da Av. Passos, podendo também reparar uma nesguinha do na época super famoso Café Criterium, super frequentado pela classe artística, pois ficava ao lado do Teatro João Caetano.
As estátuas foram retiradas da praça Tiradentes nos anos 20, quando de uma nova reforma nos jardins, quando ela ganhou uma urbanização geométrica, que chegou até os anos 60 e na qual os velhos postes de iluminação ainda estão alinhados.
Comments (14)
É o samba dos monumentos… É bom madar essa foto pra AMA Ipanema pra eles pararem de xiar (ou seria chiar, com CH??)
:-)))))))
Você desencava cada relíquia, André! Onde é a fonte de tantas fotos históricas?
BFS.
Paulo Fragoso
eh triste ver a Pça Tiradentes do jeito q se encontra hoje
Pois é …deixa eu tentar dar um tapa nas coisas…preciso comprar umas madeiras…aiai!
Preciso colocar umas ali no peitoril,onde tem a grade…é tanta coisinha…mas logo faremos um churrasco!
:))
Bjócas!
De
Já existia a Av. Passos nessa época? Esse prédio do Café Criterium parece ser daqueles coloniais que foram quase todos varridos do mapa nessa época. Seja como for, na mesma esquina hoje existe uma loja de artigos musicais razoavelmente nova.
Não tenho muita certeza, mas acho que hoje a Praça Tiradentes não tem mais jardim nenhum…. só o famoso “deserto de pedras portuguesas”.
Back to life… depois de um fim de semana de trabalho. A saga do Zeppelin continua !!!
Rafeael ta certo, jardim não tem nenhum, so arvores… mas tb se tivesse jardim em que estado estariam? Lastimavel seria bondade de minha parte.
:-))
Postei um postal da bela Estátúa de Dom Pedro I, que fica no meio da Praça.
http://www.flickr.com/photos/quadro
Seria chiar, claro, Tutu!
Agora, já q estão tirando umas, pderiam colocar outras! Existem vários escultores de talento, cujas obras deveriam estar em espaço público!
Boa semana!
As estátuas estão bonitas onde estão. A Praça Tiradentes não irá valorizar os monumentos. Eu sou contra monumento perambulando por aí, mas sou a favor da preservação deles. Não dou dois meses para estarem lá e serem alvo de depredação ou até mesmo roubo.
Concordo plenamente que as estátuas deveriam ficar em Ipanema e isso falo sem bairrismo nenhum e sim pelo bem delas.
Pois sabemos que como nosso amigo disse aí em cima em pouco tempo estarao pichadas, isso se nao forem roubadas antes. E a Pça Nossa Senhora da Paz é uma das poucas do Rio que se mantem bem cuidada.
Aliás aposto que essa reforma da praça Tiradentes só vai servir para retirar o que sobrou de antigo da memória da praça colocando aqueles postes modernos horrorosos e fazendo nao sei o que com os antigos, que nem fizeram com os do Jardim de Alah, estao fazendo com as luminárias da Rua do Ouvidor e de tantos outros lugares.
Todos sabemos que essas reformas nao duram nem um ano sequer para que os lugares voltem a um total estado de abandono.