Transposição de draga para o canal da Lagoa, 1921

foto de andredecourt en 3/06/04

Vários dos tipos sociais que sempre caracterizaram uma cidade tão impar como o Rio são vistos aqui, engenheiros da PDF, marinheiros, trabalhadores braçais, curiosos com ou sem outras coisas para fazer (notem a última pessoa à direita da foto fumando seu cachimbo, certamente pertencente a esse grupo) e crianças acompanham no longínquo ano de 1921 os trabalhos de transposição da draga do mar de Ipanema para dentro da Lagoa Rodrigo de Freitas.
A administração era a de Carlos Sampaio e a Lagoa tinha chegado a um estágio de completa putrefação, o canal se encontrava bloqueado, pois a ponte construída nos anos 10 unindo as avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira era muito estreita. As águas que escoavam dos rios das fraldas do Corcovado como os dos Macacos e da Gávea  não tinham para onde ir, aumentando o nível das águas e o pior deixando a água completamente doce.
O engenheiro Saturnino de Brito chegou à conclusão que a Lagoa para sobreviver, deveria ter sua água o mais salobra possível, pois só assim se combateria o lodo, e as mortandades de peixes, que existem desde que se tem notícia.
Deveriam ser construídos dois canais um de comunicação com o mar, o hoje canal do Jardim de Alah, e outro para conduzir o excesso de água doce e também pluviais para o mar, o hoje canal da Visconde de Albuquerque .
Além do mais as margens da Lagoa na área da restinga, hoje Ipanema, e Cantagalo/Catacumba deveriam ter suas margens regularizadas para evitar o avanço de sedimentos para dentro do espelho d’água , sendo para isso construído um enrocamento e que deu origem a Av. Epitácio Pessoa, na época com 30 metros de largura total, com duas pistas de rolamento com caixa de 7 metros, refúgio central arborizado de 8 metros, e passeios laterais de 4 metros cada, hoje pelos sucessivos alargamentos das pistas e modificações dos PA’s essas medidas estão completamente diferentes.
Foto de Malta

Comments (11)

fujii 3/06/04 9:19 …
Muito bacana. Está adicionado, se me permite, gostaria de acompanhar suas aulas.
lucia 3/06/04 11:03 …
Gente, como você sabe coisa desa cidade!!! :O 😉
Quanto a foto, não deixa de ser … ;)))
bj
Daqui ha pouco tem mais foto dela!;)
tumminelli 3/06/04 11:09 …
É a Lagoa é uma velha sofrida mesmo…
Valeu pela complementação a respeito do San Martin. Ontem depopis que postei a foto, vi uma do interceptor oceanico num livro… pensei que com a duplicação da Atlantica os restos do San Martin havia sido “achado”… mas ja era tarde pra modificar o texto…
Abs
Roberto
PS: Atualizado meu log: O encalhe do cargueiro San Martin na praia de Copacabana em 1916
http://www.fotolog.net/tumminelli/?pid=7864098
jro 3/06/04 11:10 …
Esta estória de arrastar a draga me lembrou aquele filme do Herzog – Fitzcarraldo, que se passa na nossa amazônia e tinha até o Zé Lewgoy no elenco.
JRO :-))
entrepreneur 3/06/04 14:04 …
eu adoro o Rio, mas nunca morei la…a minha unica ligacao com o Rio eh minha familia, metade dela mora ou morou no Rio…a riqueza cultural do rio eh imensa, principalmente quando se diz respeito a musica…eu amo a bossa nova…
renatinha 3/06/04 14:06 …
Conheci seu fotolog hoje e estou adorando. Gostaria, porém, de tirar uma dúvida com você a respeito da foto colocada no dia 14/03/2004, em que você diz ser a Faculdade Helio Alonso. Não seria o Colégio Anglo Americano? Este fundado em 1919 e desde 1973 atuando com o terceiro grau: a Sesat? A faculdade Helio Alonso já existia nos anos 10? Soube inclusive que o colégio Anglo Americano(Botafogo)fechou, que lá agora não haverá mais vestibular para a Sesat. Uma parte do prédio(lateral, por onde os alunos entravam) foi demolida. Fico pensando se quando os alunos que lá estão ainda, terminarem o curso não será o prédio todo demolido.
andredecourt 3/06/04 17:31 …
Só o prédio, que era um asilo de uma ordem religiosa…. só virando colégio e faculdade em um anexo nos anos 60 ou 70 não tenho a data com precisão
monocromo 3/06/04 19:57 …
Mais uma foto que não conhecia. O Malta estava em todas.
riobus 3/06/04 23:49 …
muito boa!
cesar_maia 4/06/04 1:24 …
interessante a história, naum sabia
andreleblon 6/06/04 11:40 …
Muito legal
Essa foto eu já conhecia, mas ela tb registra um fato.
Abraços a todos
André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + = 22