"Casa" Guinle

av-r-branco-06

Nossa foto de hoje, na realidade um postal, trás uma curiosa anotação no seu topo, identificando o Edifício Guinle como “Casa” Guinle.
No mínimo curioso, pois nos registros históricos ventilados sobre a família em nenhum lugar diz que a família manteve algum estabelecimento que chegasse perto de “casa”, termo muito ligado ao comércio de varejo à época e juntop a esse  nome, certamente de alto padrão, mistérios.
Mas a foto é boa, mesmo que pese sua baixíssima resolução, que impede maiores ampliações.
Além do edifício Guinle um dos pioneiros na cidade em concreto armado, e o mais alto da avenida no seu tempo, 1928 vemos vários outros ícones da avenida, como na esquerda a torre do Jornal do Brasil e mais ao fundo as cúpulas do Jornal do Commercio, Casa Colombo e Casa Persa.
Do outro lado da esquina do Guinle, na Sete de Setembro com a Avenida vemos um dos exemplos da primeira geração e meia, ou seja, prédios da primeira geração que sofreram modificações extensas, ganhando mais pavimentos, perdendo cúpulas etc… Muito comum nos anos 20.
Mais para a direita da foto, temos a esquina da Rua da Assembleia, e vemos os dois prédios que ainda resistem nos dias de hoje, um intacto e outro bem modificado, nos anos 70, pelo grupo Coroa Brastel.
No extremo esquerdo da foto vemos o prédio que ficava num dos vértices da Rua de São José, e que foi vítima de um fortíssimo incêndio por volta de 1954/55, se arruinando de todo, no então maior incêndio da cidade depois da tragédia do Park Royal.
Nosso fotógrafo se encontrava em um dos quartos do Hotel Avenida, sem dúvida.

4 comentários em “"Casa" Guinle”

  1. André,
    mais uma foto fantastica!
    acho legal esse lado: fotos que eram tiradas de prédios altos da cidade!
    a grande maioria das fotos eram tiradas dos principais hotéis!
    existem fotos do Rio Antigo com vistas interessantíssimos, demonstra como o Rio era belo de qualquer ponto, de qualquer ângulo!
    hoje, se os prédios altos do centro da cidade abrissem as portas para fotos desse tipo acho que seria muito legal tb! imagina tirar uma foto do mesmo prédio onde se encontrava o Hotel Avenida!
    Seria um antes e depois muito legal!
    abraços

  2. Em São Paulo é muito comum os edifícios dessa época serem chamados de Casa ou Prédio. Dentre os mais famosos se destacam a Casa Lutecia na Praça do Patriarca, e o Prédio Martinelli.

  3. Olá André!
    Eu vou fazer minha monografia sobre o rio Comprido(o corpo hídrico), estava procurando informações e imagens antigas do Rio Comprido quando li num artigo antigo seu postado aqui sobre um chafariz no Catumbi que recebia água do rio que pretendo estudar. Não tinha lido nada parecido sobre. Fiquei bem surpresa! Gostaria que vc me enviasse informações que vc tenha a respeiro por favor. Pode mandar pro meu e-mail: elaine [email protected]. Muito Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =