Arcos da Lapa, circa 1965

andredecourt's Foto von 30.11.06

Na foto de hoje vemos os Arcos da Lapa num período de grandes modificações no seu entorno. Nossa foto possui uma janela entre o governo Carlos Lacerda e o primeiro Chagas Freitas, ainda no tempo da Guanabara.

Os Arcos já estão com seu feitio colonial resgatado, sem as grandes aberturas realizadas nos secs. XIX e XX, para a melhoria do tráfego das vias que passavam em sua base, como por exemplo a que havia aqui na Rua dos Arcos.
Embora o desembocar da rua Evaristo da Veiga já estivesse cercado de terrenos baldios, resultado das demolições ocorridas freneticamente desde os anos 50 para a construção da natimorta Av. Norte Sul, presume-se que nessa época elas estavam obstadas, pois o governador Carlos Lacerda tinha prometido que a avenida só existiria dentro da área do demolido Morro de Santo Antônio e não demoliria mais nada da cidade já existente.
Bem no extremo esquerdo da foto vemos que todo o casario que existia na “frente” dos Arcos ainda estava de pé, mas não duraria muito, em 1975 o governo Chagas Freitas entregaria a nova e desértica esplanada da Lapa, demolindo mais imóveis nesse trecho que o previsto há anos atrás nos planos da Av. Norte Sul.
Vendo por através dos Arcos, notamos que o entorno da Fundição Progresso já está muito parecido com hoje, apenas não urbanizado. Mas um pouco à frente vemos que os terrenos hoje ocupados pelo Circo Voador ainda estavam ocupados pelos sobrados originais, certamente demolidos na destruição promovida nos anos 70, que deixou uma região morta e decadente que só hoje começa a se recuperar. Mas a esplanada até hoje passa 95% do ano sem uso, usada apenas pelos pivetes, pela igrejas ( católica com a paixão de cristo e evangélica com barulhentos pastores e seus auto-falantes) e algumas poucas trupes teatrais que usam o anfiteatro criado nos anos 90 em uma última reforma urbana a qual tentou humanizar a estéril esplanada

Comments (6)

andrebatista 30.11.06 07:44 …
Impressionante…moro bem próximo a essa área (esq.da Fco Muratori com a Riachuelo,no coração da barulho nos finais de semana!)e finalmente vejo uma foto onde começo a reconhecer algo,pelas mais antigas me sinto completamente perdido!Sobre a esplanada, ainda não entendi porque não é utilizada de forma mais inteligente,com uma feira ou similar.
Muito obrigado!
caucaia1 30.11.06 08:02 …
Maravilha, e que saudades da Guanabara, que a cabeça doente do Geisel acabou por destruir!
edubt 30.11.06 08:09 …
Eu to vendo o um menino ali no meio dos carros, de short cor de abóbora, brincando com um kit de um zepelin.
:-))
Marcelo Almirante 30.11.06 08:46 …
Boa Idéia Andre Batista,
Podiam transferir a feira “RIPI” para a Lapa.
O povo de Ipanema agradece.
Luiz D’ 30.11.06 09:51 …
Cadê a janela?
Ilan 02.12.06 09:58 …
Também concordo, transferir essa feira para a Lapa seria ótimo, especialmente pq lá tem espaço suficiente e claro, há uma forte necessidade de revitalizar ainda mais a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 14 + 2 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...