Uma bela vista do alto do sofisticado trabalho de calçeteria da praça Floriano na Cinelândia.
Estávamos na guerra, ou possivelmente meses antes dado o grande número de carros, mas nossa imagem não passa de 1944, quando o canteiro central da Av. Rio Branco foi burramente retirado.
A imagem passa uma cidade arrumada e limpa, jardins bem cuidados, calçada impecável, árvores frondosas e um espaço urbano mais proporcional.
Os oitis plantados a menos de 20 anos já estão enormes, quase do tamanho dos paubrasil no canteiro central da avenida. Já as cássias junto ao trecho Cinelândia da 13 de Maio apresentam seu típico aspécto desmilinguido com galhos tortos. É de se estranhar como se plantou tanta cássia grandis na cidade sendo ela uma árvore que apenas cresce rápido, pois depois de adulta é frágil e pouco resitente à poluição.
A foto é magnífica! Infelizmente mostra mais um capítulo da saga da destruição lenta e continuada da cidade.
Não entendo porque o Metrô não restaurou a praça do jeito que era, como fez com a Praça Paris.
Seja como for a praça hoje também tem desenhos interessantes nas pedras, feitos na época do Rio Cidade nos anos 90.
Linda foto! Devia ser bem agradável passear por aí! Muita sombra, tudo limpo e organizado, tão diferente de hoje, perigoso, sujo, escuro. Pena, pq o lugar é muito bonito mesmo, deveria receber mais cuidados e carinho da população e de quem governa(??).
A propósito, o jardim no meio da foto parece que tem um leão no meio. Seria o Leão do Alto?
Rafa já fiz um post sobre o leão ainda no fotolog em Janeiro de 2007 ( http://www.fotolog.com/andredecourt/21849023 ), onde mencionamos a famosa dança de monumentos
Sim, eu lembrava disso, mas não tinha certeza.
Belíssima foto, realmente. É uma pena que a Cinelândia atual esteja como a Fernanda relatou.
Simplesmente irreconhcível para as pessoas dos tempos atuais. A Rio Branco em mão dupla, com a fila de ônibus na faixa da direita, a Pedro Lessa aberta ao trânsito e os quarteirões da Cinelândia com padronagens diferentes no calçamento, inclusive uma igual à de Copacabana. Hoje, a Cinelândia está cheia de pedintes e mendigos.
Eu tinha vissto aquele famosso vídeo de 1936, mas a vista do alto é espetacular… Dava pra ficar parecidaa depois ddo meetrô… Ah, dava…
É para sentar no meio fio e chorar lágrimas de esguicho, como diria Nelson Rodrigues.