Nossa foto de hoje mostra a esquina, hoje desaparecida da Rua de São José com a Rua do Carmo, e logo a seguir a Rua Vieira Fazenda, antiga do Cotovelo continuação natural desta, que não aparece na foto.
A foto é bem explícita no processo de demolição de todo um lado da Rua de São José, bem como o desaparecimento da Vieira Fazenda, conjuntamente com os restos do Morro do Castelo que ainda teimavam em sobreviver nesse pedaço da Cidade, muitas vezes segmentando a nova Esplanada do Castelo da velha Cidade Colonial, representada pelas primais vias de várzea de cidade.
A Rua do Cotovelo contornava o morro do Castelo, da antiga Praia de D. Manuel, posteriormente rua indo até a Rua do Carmo, e se encontrando com a Rua de São José um dos primitivos caminhos rumo ao sertão carioca, além de dar acesso, num acanhado largo para a Ladeira do Castelo, um dos 3 acessos para o topo do morro.
Nesse processo, todo o lado da Rua da Carioca, entre a Misericórdia e a Quitanda desapareceria, mas curiosamente, o trecho da Quitanda a antiga da Ajuda, no antigo Largo de S. José, deveria permanecer, com seus terrenos dando frente não só para a primal rua, como também para a nova Av. Nilo Peçanha, que era aberta para chegar até o Largo da Carioca.
A S. José era a rua das livrarias, dos sebos, dos tipógrafos, que foram desaparecendo conforme a rua era mutilada, nos anos 90 do séc. passado ainda havia alguns vestígios dessa antiga ocupação não só na própria S. José como nos arredores.
Mas com a falência do grupo Lume, e a expropriação do terreno onde seria construída sua sede todo um lado Rua de São José desapareceu.
Onde estamos hoje é o exato local de acesso para o hall de elevadores do Ed. Garagem Menezes Cortes.
Que diferença.
Que aula.
Já vi uma foto que mostrava o acesso ao morro por essa região. Salvo engano, estaria a 90 graus ao ângulo da foto de hoje.
Boa tarde.
Sejamos francos.
Nesse ponto, mudou para melhor.
Quanta diferença entre uma foto e outra!
E lá se vão 73 anos!
Parece que a foto é de setembro de 1952.
Augusto. Você pode estar certo, porém, há da necessidade de saber que o texto vem dizendo 1945.
Na foto há duas datas: 1946 2 1952.
Vamos aguardar o André destrinchar isso.
16.945 é o número de identificação da foto, muito usada pelo Malta e filhos.
A data parece ser 15-09-52.
Boa tarde, André. Vi em um comentário de uma foto no site flickr,
de 12 anos atrás, um comentário, possívelmente seu sobre uma série de fotos do Parque Proletário da Gávea.(https://www.flickr.com/photos/ze_lobato/163629162/in/photostream/)
Caso seja você mesmo, você ainda teria essas fotos?
Quem aqui vos fala é um estudante de Ciências Sociais que tem como tema de pesquisa o Parque em questão.
Abraço.
Eric, se vc fizer uma busca no campo na direita superior do site, e colocar a palavra “proletário” vai ter a série toda.