Nossa imagem de hoje, possivelmente do início dos anos 30 mostra a recém inaugurada Praça Paris, bem como seu novo sistema viário, contando com pistas externas da Av. Beira-Mar bem como novo desemboque da Av. Rio Branco, que se integrava as novas vias resultantes das vias abertas apóis a Expo de 22 perto do Calabouço.
As árvores da Praça Paris não passavam de pequenas mudas, como também o monumento a Osório ainda não tinha sido instalado, no seu lugar temos uma pequena promenade circular. A nota interessante é que na ponta da praça vemos um poste de 3 globos apontados para baixo que teve vida curtíssima, pois poucos anos após foi retirado sendo ali instalados dois postes como havia na Praça Mauá e logo após modificados no seu topo assim ficando até a reurbanização pós metrô.
O Teatro e Casino Passeio ainda estava também no local, bem como as vias, ainda originárias da época de Passos. O interessante é constatar que além da demolição do teatro para a abertura de novas vias para a passagem dos bondes, desafogando a Rua do Passeio e via contígua aos jardins do Monroe também foi alargada, perdendo o palácio uma boa fatia de seus jardins. Pare se ter uma idéia a palmeira que vemso em uma interceção de duas aléias ficou praticamente junto ao meio fio, bem como a aleia que terminava em um cul de sac passou a termimar aberta na rua, que passou a ter um canteiro central e nomeada hoje de Rua Luiz de Vasconcelos. ( http://www.rioquepassou.com.br/2009/04/16/praca-paris-av-beira-mar-jardins-do-monroe-inicio-dos-anos-40/ )
As árvores junto a Praça Paris mostram claramente o litoral criado na época de Passos, já conquistado com inúmeros aterros.
Agradecemos ao Carlos Ponce de Leon de Paiva pela imagem de hoje.
Nossa, tudo novinho e muito organizado, que beleza!
Linda foto!
Todas as fotos de antigamente quase não se vê pessoas nas ruas!
Local belíssimo .Hoje toda arborizada e abandonada.
Uma urbanização impecável!
E como ficava imponente o Pão de Açucar com as árvores e prédios mais baixos…
E pensar que o Senado já foi cercado por grades. Hoje, eles preferem colocar um fosso para afastar o povo.
Uma cidade muito mais humana.
Reparei que a Praça Paris também cedeu espaço para as pistas de rodagem. A praça hoje é mais “magra”.