A imagem mostra os primeiros prédios da orla, ainda espaçados entre si, num bairro dominado pelas construções baixas, se a verticalização tivesse parado um pouco mais para frente talvez tivéssemos um dos bairros mais bonitos do Brasil.
O Leme possuía apenas 8 prédios de apartamentos em sua orla e dois na parte interna, em Copacabana só tínhamos alguma concentração junto à Praça do Lido e na Rua Fernando Mendes, nas fraldas do Morro do Inhangá, o anexo do Copacabana Palace ainda não tinha sido construído, estando metade da quadra vazia, dá para ver nitidamente um dos pedaços do Inhangá no terreno, esse pedaço de rocha sumiu de vez do mapa nos anos 50, quando da construção do Ed. Chopin.
A antiga Praça Sacopenapam, hoje Cardeal Arcoverde ainda não tinha sido urbanizada, o que aconteceria nos próximos anos, e a Ladeira do Leme ainda contava com sua pequena favela, removida também nessa época, na mesma onda de remoções que atingiu a Favela da Memória, no Leblon.
Os caminhos que serviam como posições de artilharia e observação da entrada da barra, antigos outeiros do Forte do Vigia, nessa época integrados a nova unidade Duque de Caxias eram bem visíveis.
No topo as desertas praias oceânicas de Niterói.
Comments (7)
Muito boa foto, você teria ela em alta resolução? pode mandar para meu email?
abç
duram
O seu fotolog e muito legal. Adoro ver as fotos antigas do Rio!
Valeu!
Abracos
Nossa! Eu nunca tinha visto uma foto desse pedaço na década de 30. Amei. Beijos.
A foto é sensacional ! Um pouquinho mais de definição…..
🙂
rara vista…diferente ….muito bonito…e a saudade do que nao fomos……..