Rua do Riachuelo, primeiros anos do séc. XX

andredecourts foton från 2007-10-22

Nessa foto de Malta vemos um aspecto da Rua do Riachuelo e sesu tipos humanos durante o período Passos.

A importante via ganharia melhorias no governo de Passos, nas áreas de drenagem, pavimentação e iluminação pública, bem como intervenções em esquinas de vias alargadas ou criadas pelos planos do grande prefeito, como na esquina da Rua Frei Caneca, que seria alargada, bem como seria ali também a chegada a nova via a ser aberta a Av. Mem de Sá, o encontro dessas vias formaria um grande largo, que está lá até hoje.
A foto nos mostra um casario ainda bem luso, destacando-se o uso de azulejos no segundo sobrado da direita para esquerda, que aparentemente abriga uma tinturaria.
A rua se mostra com um pavimento de péssima qualidade, e ainda iluminada à gás por postes de estilo francês, chama sempre a atenção o grande número de crianças e personagens populares.

Comments (7)

derani 2007-10-22 09:19 …
Era também uma área residencial, como muitas do centro nesta época e até os anos 30.
O capricho de Passos com a cidade era impressionante.. hoje iam preferir fazer novos bairros do que conservar e atualizar os que já tem.
Dá mais visibilidade para os eleitores medíocres dos políticos medíocres.
triunfodapintura 2007-10-22 09:24 …
Que boa cena urbana!
luiz_o 2007-10-22 11:47 …
Hoje anda um horror!
johnnie123 2007-10-22 17:56 …
Edmond Burke disse lá pelos anos 1750, que ” Para que o mal triunfe, basta apenas que o homem bom não faça nada…..” Destruiram nossa historia, destruiram nossas cidades, e agora estão destruindo nossa gente…até quando vamos aguentar? desculpem o clima lúgubre….
jban 2007-10-23 06:11 …
Apesar dos pesares, gosto muito desta regão, verdadeiramente carioca. Com um pouco de investimento a Lapa está se recuperando, mas para mudar mesmo é necessário muita educação para o povo que mora na área.
anovello 2007-10-23 13:16 …
Existe uma casa antiga do General Osório na Rua Riachuelo, que atualmente abriga a Academia Brasileira de Filosofia, com a fachada toda em azulejo. Não faz muito tempo passou por uma restauração

10 comentários em “Rua do Riachuelo, primeiros anos do séc. XX”

  1. A Rua do Riachuelo anda muito mal tratada… Não precisa se falar muito basta dar uma olhada no estado de conservação dos Arcos ! Como pode um patrimônio cultural e ponto turístico como este viver abandonado como está ! E o pior ele não está sozinho em seu triste destino…

  2. Eu adoro ver fotos antigas, principalmente da área onde moro. Adorei as fotos que foram postadas aqui. Eu tenho procurado fotos e registros da Vila Dr. Alberto Siqueira, que fica na Rua Professor Clementino Fraga, 63, próximo à 6ª DP. Este endereço ficava na antiga Rua Julio do carmo, que foi parcialmente destruida junto com a praça XI. Esta vila foi construida em 1910 e está fazendo 100 anos. Eu fui criada nela e por isso tenho tanta curiosidade. Será que alguêm pode me ajudar?

  3. emanoele,michelle ,andre e monique que surpresa agradavel pois entrei por curiosidade no endereço julio do carmo 63,pois eu vivi e fui criado nesta vila alberto siqueira morei na casa 13 ,filho de pedro alfaiate e de sonia,as minhas irmas sao a sara e a tereza, meu e mail eh mzelie@ig.com.br se puderem mande um e mail para mim ahi poderemos nos corresponder e lembrarmos deste tempos maravilhosos ,um abraço para todos e com saudades.

  4. Oi galera, eu também fui criado na mesma rua Julio do Carmo. Morava na vila da Amendoeira, nº 75.O Meier foi meu colega de infância. Jogavamos bola na vila “Eden” juntos com o próprio Meier, que era péssimo jogando bola, além do Moisés, Oscar, Pinduca, Henriquinho, Gilson, Geraldo e outros. Participavam, também, os meus amigos da Amendoeira, ou seja, O Ari, Tuninho, Zeca, Gola e o meu primo Tuninho que morava no nº72. Se possível, gostaria de ter contato com todos aqueles que desejam noticias sobre a vila do n° 63. Informo que mudei da julio do carmo em 1964, fato que explica não me lembrar de vários nomes. O meu e mail é: nelson.bsantos13@gmail.com. A todos, o meu abraço fraternal.

  5. Olá, tenho muita curiosidade de saber onde os imigrantes da minha família morarm qdo chegaram ao Brasil, no século XIX. Sei que viveram na Rua da América. Vcs teriam alguma foto desse local? Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 7 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...