As linhas de bonde tinham acabado de ser eletrificadas, acelerando ainda mais o desenvolvimento do bairro, que era ainda bem incipiente.
Todas as ruas ainda eram de terra, algumas de fofa areia e outras como Santa Clara, Hilário de Goveia, e parte da Barata Ribeiro eram verdadeiros pântanos.
Pavimento sólido só acompanhando os trilhos da Light que pavimentava a área ocupada pela via férrea dupla e o espaço entre as duas linhas, criando algo mais que um faixa de rolamento de hoje em piso de paralelepípedo.
A foto mostra a primeira ampliação do prédio da estação e também como a parte velha avançava sobre a via pública, as escadas e a pequena varanda estão sobre o leito da Rua do Barroso e da Av. Copacabana e talvez por isso em 1911, época que as ruas foram regularizadas, pavimentadas e ganharam redes de esgotos, a estação teve que obedecer o novo alinhamento, sendo reconstruída no vértice das duas ruas.
Em torno da estação surgiu o comércio do bairro, bares, boticas, armazens e confeitarias formaram o núcleo comercial embrionário do bairro, que só se espalhou na segunda metade dos anos 10. Tinhamos exemplos desse comércio que chegou até os anos 60 e 70, como o Café Pernambuco, a Confeitaria Santa Helena e o Armazem Au Bom Marchê.
Comments (5)
O Café Pernambuco era um ícone da esquina da Rua Siqueira Campos.
Na virada do bonde 14, General Osório, que vinha pelo Túnel Velho, na Av. N. S. de Copacabana, muitos saltavam dos estribos para um cafezinho ali.
A primeira parada deste bonde na Av. N.S. de Copacabana era em frente ao Cinema Ritz. A segunda, em frente à Spaghetilandia, já quase na esquina da Rua Dias da Rocha.
Saltava, voltando do colégio, em frente ao Ritz para as aulas de datilografia na Escola Pratt, que ficava num sobrado bem ao lado das Lojas Americanas.
Bons tempos!
Impressionante o investimento que fizeram em infra-estrutura de transporte antes da urbanização e ocupação do bairro.
Hoje é o contrário…
Nunca tinha me tocado que a estação original avançada sobre a rua…
Interessante notar que tinha até um relógio na torre, à direita do vídeo.
Um grande abraço a todos!