Por motivos de obras nosso arquivo inédito, bem como os livros e demais materiais de consulta estão indisponíveis, portando faremos um repeteco de posts que foram realizados no fotologo desde o início do “foi um RIO que passou”, quando possível com os textos revisados e enriquecido. O de hoje, publicado em Janeiro de 2004, mostra a regíão do Posto IV, tomada do Posto III.
Foto tirada provavelmente da esquina da Rua Siqueira Campos, podemos identificar praticamente todos os prédios até a rua Barão de Ipanema, o primeiro da direita para a esquerda é o edifício Guará, o em construção é do Hotel Luxor, o prédio mais baixo com pequena torre é do Hotel Londres, demolido em 1952 pela “especuladora” Predial Corvovado, depois vemos o edifício Guarujá ( com suas 4 torres na cobertura ) e finalmente o edifico Lellis/São Paulo, que ocupa todo o lado par do primeiro quarteirão da Barão de Ipanema, o edifício entre o Guarujá e o Lellis, não fica na orla sendo possível que seja o prédio de número 22 da Barão de Ipanema .
A verticalização já tinha começado mas não era tão agressiva quanto hoje, se até os anos 40 tivesse havido uma programação urbanística Copacabana seria bem diferente do que é hoje
Foto publicada na Beira Mar de 25/7/1936
Como sempre me chama a atenção como o morro é perto da orla.
Hoje, com tantos prédios, além de não ser visto da praia, fica a impressão de que há muito espaço.
Eu acho que esses destruidores de Copacabana deveriam ter sido condenados a morte, post-mortem.
Que crime !
Pela posição do Guará e do Luxor, a foto, ainda que feita com tele, me parece ter sido tirada de perto da Figueiredo Magalhães.
Olá !
Estou sempre acompanhando essas fotos, e sempre as uso como referência para efetuar minhas pesquisas históricas, pois trabalho com restauração de edifícios tombados, e muitas vezes consigo mais imagens aqui com vcs do que nos órgãos de pesquisa do governo.
Andei procurando fotos sobre o Chalet Olinda, antiga residência do Marquês de Olinda, em Botafogo. Só que não consegui acessar o arquivo do site para poder procurar sem ter que abrir post por post.
Será que tem alguma imagem aqui ?
Obrigada,
Aline
Aline, pelo que me lembre não publiquei nenhuma imagem do Chalet Olinda, mas talvez algum dos colegas o tenha.
Abraços
Oi André
Na verdade minha mensagem não tem a ver com esta foto, mas não achei seu e-mail especificamente de contato.
Tenho uma amiga que está fazendo um trabalho sobre rock dos anos 80 no BR e como ela precisa de algumas fotos do Circo Voador no Arpoador, pensei logo em você.
Sabe onde conseguir algum material desse? Não só do Arpex e Circo, mas também de gente e lugares emblemáticos desta época?
Sabe se tem algum dos seus amigos que seja aficcionado por rock e que tenhha fotos do período?
Se tiver, please ponha eles em contato com a gente.
Valeu!
PS: Se vocês gostam de música brasileira da boa, mas da boa mesmo, visite o nosso site http://www.CAS.podomatic.com
Abs, MdC Suingue
O Dr. Eiras não continua de pé? A construtora náo teve que mantê-lo?