O tema era o prédio do Jornal “Diário Carioca” pouco depois passado ao “Última Hora” numa negociata típica do governo Vargas.
O belo prédio modernista projetado por Reidy deve vida curtíssima e em menos de 20 anos literalmente sumiu do mapa. Todo mundo já sabe que o motivo foi a construção do Viaduto São Sebastião e seus acessos, mas aonde ficaria o prédio exatamente.
O amigo Rouen fez um post hoje, com resultados de uma investigação de campo ( http://fotolog.terra.com.br/bfg1:215 ), mas eu terei que discordar dele, pois para mim o imóvel ficava mais para o norte da Av. Pres. Vargas, bem aonde a nossa foto está mostrando.
O lugar onde Rouen diz que o prédio do jornal estava é ocupado pelas instalações do Metrô, e como a nossa foto deixa bem claro o local ainda estava ocupado por vários prédios, que não tinham sido demolidos pois nessa foto do início dos anos 70 a prioridade era a construção do sistema viário da Linha Lilás.
Todos os imóveis da rua Gal. Pedra ainda não envolvidos pela construção da Linha Lilás ainda estavam de pé, e os da Cidade Nova em geral também.
O prédio da Última Hora, com sua cobertura em ondas se destacava na massa de prédios antigos da região e em nenhuma das fotos das demolições da região nessa época ele é visto. E nesse angulo segundo o que acha o amigo Rouem o veríamos bem na frente.
A contrução, moderna, feita com mateiriais de primeira, concreto armado e ainda abrigando um parque gráfico nos fundos certamente deveria ter um alto valor para a desapropriação, e pela ótica da administração pública, só seria desapropriado e demolido quando realmente fosse necessário.
Possivelmente nessa época todos os sobrados já estivessem com constrições cadastrais e até mesmo com os decretos expropriativos feitos, apenas ainda não indenizados não tendo tido o poder público a imissão na posse.
Depois desse meu raciocínio posto a foto de 1970 onde na minha opinião é a área exata onde o prédio do Última Hora estava, tendo sido demolido por volta de 1968/69 quando as obras do sistema viário da Linha Lilás começou a ser executado.
As informações complementares serão encontradas nos post’s dos flog’s amigos
http://fotolog.terra.com.br/sdorio:38
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:209
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:210
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:211
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:214
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:283
http://www.rioquepassou.com.br/2006/12/11/
http://www.rioquepassou.com.br/2006/12/12/
Comments (15)
André, quando vier a Niterói me fala. Tenho vários livros sobre o Rio Antigo que ganhei de uma tia. Ia tudo pro lixo até ela se lembrar que eu gostava de fotografia. Tem fotos e desenhos em cada um deles que não acaba mais. Depois te mando a relação.
Abçs.
Luiz.
Falou Luiz, estou no aguardo da relação das publicações !!
“…e pela ótica da administração pública, só seria desapropriado e demolido quando realmente fosse necessário…”
André , não esqueça que estávamos em plena ditadura militar, um dos maiores “carrascos” do Rio Antigo… credito isso à instrução militar, muito pragmática.
Caso não houvesse existido isso, com certeza muita coisa estaria preservada!
Derani, sabemos que tudo estava demolido, o necessário aqui é apenas na ordem das obras realizadas na região. Por ser tão pragmáticos eles só demoliriam o prédio quando chegasse a ves dele nos planos de arrazamento da região e não antes !!!
Boa tarde,André.
Meu pai trabalhou no prédio da antiga CTB entre 1960 e 1971; é provável que ele saiba mais alguma coisa do Última Hora. Aliás, ele deve ter visto a imagem de hoje com os próprios olhos,e de um ponto de vista parecido.
Protesto. Eu também fiz um postzinho modesto: http://www.flickr.com/photos/flaviorio/320966188/
Eu consultei o meu pai, ele disse que o prédio da Última Hora era mais ou menos em frente da Rua de Santana.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Favor definirem o que é “mais ou menos em frente a Rua de Santana”…
Luiz, “mais ou menos em frente” significa que o supracitado prédio não tem seu eixo de simetria ( se não for simétrico,o meio do acesso principal)alinhado com o mesmo eixo da rua de Santana.
Aproveitando para desejar um Feliz Natal aos freqüentadores deste fotolog, e,em particular,ao seu criador!