Nessa linda foto da família do amigo Felipe Corbett, vemos seus avôs e tias em um endereço das encostas do Bairro de São Conrado. possivelmente nas ruas que partem da igrejinha, ou até mesmo da Estrada das Canoas.
Vemos que nessa época o Joá estava praitcamente vazio, não havendo as casas que temos hoje não só na Estrada do Joá como na Iposeira, possivelmente o conjunto de ruas que hoje forma o condomínio fechado nem tinham sido abertas ainda.
Foto acervo familiar de Felipe Corbett
Era quase como morar em Petrópolis.
Mas nos anos 50 a Rocinha já estava começando.
André!
Pois é… a minha ligação familiar aí nessa foto é essa senhora no meio da foto, Irene França, que é minha bisavó.
Ela é filha do Antônio Ribeiro França, que foi um dos proprietários da Confeitaria Colombo, e que tem uma foto aqui na praça do Lido. E ela é mãe do Antônio França Quaresma, que tem algumas fotos aqui também – entre elas uma publicada por você há pouco tempo, tirada no lugar que era uma praça na lateral do Copacabana Palace.
Eu tenho a impressão de que essa foto foi tirada na casa de uma amiga de D. Irene, chamada Zilda Canabarros, que era dona também daquela casa na Av. Atlântica próximo à R. Santa Clara.
D. Irene era um personagem muito curioso. Ela nasceu em 1901 e morreu em 1991. Pequenininha e muito magra, calçava 31. Porém toda a delicadeza dela se resumia a isso… Muito mimada pelos pais, ela era uma pessoa de temperamento forte, muito pouco afetuosa. Bastante elitista, um pouco racista, completamente desligada da realidade social… Hoje em dia seria uma pessoa tida como politicamente incorreta… Há uma peculiaridade na vida dela: ela foi uma das primeiras mulheres a se desquitar no país.
Mas isso aí era uma roça, o fim do mundo….
Esta foto possívelmente foi tirado dentro do Gávea Golf Clube. Conheço São Conrado desde de 1959.