Foi tirada na mesma época da outra já postada que mostrava a Av. Vieira Souto, por volta de1956/1958, vemos aqui nosso amigo, no colo de seu pai, ao fundo uma ainda selvagem Barra da Tijuca, existem pouquíssimas casas, e não há Av. Sernambetiba, mas o quebra mar já está lá.
Outro detalhe surpreendente é a vegetação nas encostas do morro da Joatinga, pois em imagens de pouco mais de 10 anos à frente o capim colonião domina toda a encosta.
Se pensarmos que onde essa foto foi tirada certamente há hoje uma luxuosa mansão, ou um terreno que hoje deve valer uma boa grana, dá vontade de voltar no tempo de fazer um bom negócio comprando vários lotes, que nessa época não deviam valer nada.
Reparem na cor da água da entrada do canal…….
Comments (12)
Isso aí…
Quem comprou um terreno naquela época fez um grande negócio!!! Mas quem podia adivinhar???
Bacana isto.
A Estrada do Joá deve ser rica em registros fotograficos antigos, o negócio é acha-los…
Esta foto deve ter sido lá em cima, em uma daquelas ruas que saem da estrada, e parece que é em cima do tunel, né não ?
Quer dizer que o mar de lama vinha pelo tunel, como qualquer normal ? :-))))
Muito melhor, sem dúvida, do que esticar um tubulão dando a volta pelo mar.
O aterro começou pelo Leme, não foi ?
Minha avó morava num edifício chamado Manhattan, e me lembro de ver as obras do aterro, me lembro da praia crescendo em frente.
Logo que a pista do Leme foi asfaltada, aquilo virou uma grande reta de arrancadas noturnas, e isto foi ao redor de 71/72 (tirei carteira no final de 71). Ela tinha um Dart novinho, e eu era o neto responsável pela “manutenção” do carro…tsk…tsk…tsk.
JRO :-))))
Começou no Leme tanto o aterro, com também as pistas da Av. que foram inauguradas quase 2 anos antes do resto, pois no Leme não tem emissário
Deu hoje na coluna “HA 50 anos” do Globo…
“INAUGUROU-SE HÁ poucos dias, na Barra da Tijuca, um posto de policiamento. O assunto é rotineiro e não comportaria maiores comentários, não fossem as circunstâncias pitorescas que cercaram o fato. Em primeiro lugar, a construção do posto se deveu, exclusivamente, aos moradores da região. Eles próprios, sentindo a deficiência de policiamento, cotizaram-se e, com sacrifício, mandaram levantar o posto. A inauguração oficial, está claro, ocorreu por conta das autoridades. Ao ato compareceram diversas autoridades, entre elas o secretário de Interior da prefeitura, Sr. Ivan Cardoso. Após os discursos de praxe, a cerimônia acabou em almoço festivo, no Dina’s Bar, em homenagem ao Sr. Ivan Cardoso, pelo nobre esforço que fizera, indo de automóvel até aquelas remotas paragens. (…)”
Gostei de ir de carro àquelas “remotas paregens”…
André,
achei que em 1920 as obras na Av Copa já houvessem terminado… por isso tava com duvida na data
Abs
Roberto
PS: atualizado meu log… detalhe da casa em Copacabana em 1920…
http://www.fotolog.net/tumminelli/?pid=7884731
É isso aí André, se eu soubesse tinha cochichado no ouvido do meu pai prá ele me dar um terreno ali de presente…:)
Achei mais umas fotos na Av. Atlântica que acho que são dessa mesma época. São de um desfile de Juscelino Kubischek e de um português que estava visitando o Brasil, acho que o nome dele era Craveiro Lopes, talvez voce possa precisar a data.
Vou te enviar.
Abraços
Alberto
jason:
qual era o carro que o Sr.Ivan Cardoso usou para deslocar-se àquelas “remotas paragens”?
Vale um fim-de-semana no interior do Piauí
:))))
d+!
Ainda é “remotas paragens”. Quem mora lá, como eu, pode falar isso. A Prefeitura, infelizmente, não dá a atenção que a região merece. Na hora do voto… daremos o troco.
Nem me fale nesses terrenos… ;))
Tô no aguardo do dvd Kill Bill 2 pra sessão Tarantino, hein?!
bj
Oi André,
Aquela pintura é numa casa no Alto da Boa Vista.
Tenho fotos dela no flog.
JRO :-))
Olá
alguem tem mais fotos antigas da Barra ou do Joa??