Detalhes postal

Detalhes do postal do dia 20 de Março de 2004  http://www.rioquepassou.com.br/2004/03/20/
 

 foto de andredecourt em 21/03/04

No horizonte, por cima das construções do Russel vemos o morro do Castelo, a ponta do Calabouço e a ilha Fiscal, parcialmente bem à direita da foto

 

andredecourt's photo from 3/21/04

Vemos com destaque o prédio projetado pelo arquiteto Heitor de Mello, é uma das poucas construções que aparecem nesse postal que resta de pé até nossos dias .
 

andredecourt's photo from 3/21/04

Podemos ver os telhados da garagem de bondes do largo do Machado, sem dúvida era a mais importante da cidade, e muito grande ocupando toda a face do largo na desembocadura da rua do Catete, a garagem foi praticamente riscada do mapa nas obras do metrô, usando-se seus terrenos para alargar a rua Marques de Abrantes, colocar a estação Largo do Machado do Metrô, e construir novos prédios, como o do novo cinema São Luiz, ainda restam até alguns terrenos vazios, onde o DETRAN tem alguns serviços.
Desta garagem só sobram pequenos fragmentos, como uma parte da antiga termo elétrica no beco do Pinheiro, e o museu do Telefone, que apesar de ter sido uma central telefônica da CTB, foi antes uma das partes da garagem no início do sec. XX .
 

andredecourt's foto van 21-3-04

Vemos o Cais do Catete, que servia além da Presidência da República, o Clube de Regatas do Flamengo, ele já tinha ganho seu prolongamento, pois nos primeiros anos pós Passos sua estrutura só ia até o pequeno quiosque .
Podemos ver que o hotel Glória ainda não existia, sendo visível no Russel somente a torre do castelinho da família Pareto, demolida nos anos 60 para se construir um dos blocos do edifício da Manchete
 

andredecourt's photo de 21/03/04

O prédio com a cúpula redonda era o Hotel Central, um dos mais sofisticados de sua época e que também servia de balneário pois tinha quartos especiais para as famílias passarem o dia na praia do Flamengo, com banhos na parte da manhã, atividades na manhã mais alta, almoço, sesta, lanche e banho de mar novamente no final da tarde, conforme os regulamentos de uso da praia autorizavam .
Ele ficava na esquina da Av. beira Mar com rua Barão do Flamengo e foi demolido no final dos anos 40 .
À direita da foto se prestarmos bem atenção podemos ver também a torre do Castelinho do Flamengo na esquina com a 2 de Dezembro .

andredecourts foton från 2004-03-21

Rua Senador Euzébio, na curva ela faz esquina com as atuais ruas Samuel Morse e Gabriela Mistral, e mais um pouco a frente com a Princesa Januária, nesse ponto segundo os melhores registros históricos ficava a famosa Casa de Pedra, a primeira construção do homem branco feita nessas plagas, muito antes da cidade ser fundada .
Desta casa se originou o termo CARIOCA, dado pelos índios aos moradores da cidade bem como o nome do rio que desaguava no mar ali perto e servia inicialmente para o abastecimento dos navios e depois de toda a cidade, por muitos séculos .
A casa era usada como estaleiro pelas frotas que adentravam a baia, abrigo aos que pernoitavam em terra para abastecer os navios de água e gêneros alimentícios e aos primeiros extrativistas de Pau Brasil, chegou a funcionar nela na ocupação francesa antes da fundação da cidade uma olaria, foi abandonada por seu último morador no sec. XVII em virtude das ressacas que a destruíram .
Nos séc. XVIII ainda sobravam ruínas de seus maciços alicerces, e que foram úteis para resolver pendengas jurídicas em questão de propriedade de terras, oriundas da má formulação dos limites das velhas sesmarias .
Um lugar tão importante para a cidade e hoje não há uma placa ou indicação na esquina, que ali se deu origem ao nosso povo e a nossa cidade.
Há um texto delicioso de Pedro Dória nesse link :
http://nominimo.ibest.com.br/notitia2/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=10&textCode=9449¤tDate=1070161260000
 

Comments

 
almacarioca disse em 21/03/04 08:11 …
Se eu disser que, quando criança, já tomei banho de mar na Praia do Calabouço, será que vão me chamar de velho? Mas é verdade. Meus tios moravam na Av. Pres. Wilson, naquele prédio da esquina com Antônio Carlos (em frente à ABL) e de lá, à praia, era um pulinho. Imagine-se, hoje, indo para a praia em plena Av. Beira mar, nadando até onde hoje fica o MAM.

lolita 3/21/04 8:22 AM …
e que espero que não seja derrubado também! amém!!
marcelomartins 3/21/04 5:02 PM …
Hummm…desse aí eu lembro onde fica…aquele bem perdido no mapa…rrssss
esse pre´dio é lindo demais…minha tia agora mora perto…praticamente do lado…
andreleblon 3/24/04 6:30 PM …
maravilhoso!
Eu sempre que passo por aí fico contemplando essa casa. Parece uma “town house” tipo daquelas muitas que existem em Nova York e que la eles prezervaram. Espero que ninguem a destrua. Alguem reside nela?
abraçoa a todos
pedrofontes 3/26/04 5:13 PM …
Mas também se diga que fica tão espremido entre tantos monstregos com mais de vinte vezes a sua altura que destoa a sua observação nos angulos possíveis de hoje…
e é lindo!

andreleblon 3/24/04 6:26 PM …
Que maravilha, que lugar aprazivel.
Nossa quantas palmeiras!
Por acaso eles nao plantam mais palmeiras imperiais?
Fizeram uma reforma horrorosa aqui no Jardim de Alah ,tiraram os postes antigos, e gradearam todo o contorno do canal quera pra ser sem grade, ou ao menos que colocassem algo sem ser aquela grade horrorosa.E eu que pensava que o Jardim de Alah fosse tombado. Quanta ingenuidade minha. Eles poderiam perfeitamente plantar duas aleias de palmeiras imperiais ao longo dos dois lados do canal. Iria ficar belissimo, principalmente qdo se passasse pela ponte da visc de piraja e olhasse para o corcovado.

lolita 21-3-04 8:25 …
E olha que quando fui no h. glória me arremeti imediatamente ao passado…. com aqueles corredores enormes e portas de madeira escura.
jro 22-3-04 8:20 …
Meu amigo, neto do Pareto e morador daquele castelinho, disse que a vista era sensacional lá do alto da torre.
JRO :-))
andreleblon 24-3-04 18:17 …
Andre, por acaso vc nao teria nehuma foto desse castelinho que aparece aí na foto?
qdo construiram aquele predio horroroso da tv manchete eles destruiram algum outro predio antigo alem desse castelinho?
hoje ao voltar da cidade passei de onibus pelo aterro do flamengo e qdo o onibus fez a curva perto daquela piramide no sentido de botafogo olhei para o pao de açucar e para a urca e a luminosidade estava sensacional, algo indescritivel, sem nebulosidade e com aquele ceu azul, eram 5 hrs da tarde, mas aí olho pra frente e vejo aquelas monstruosidades como o predio onde era a embaixada da argentina, que se vc pudesse eu adoraria ver alguma foto dela. E vi tb aquele “monstro mor” de espelho onde era o palacio mourisco.
Mais uma vez parabens pelo seu fotolog e alem de tudo pelos seus comentarios.
abraços a todos.
andre

hjwery 21/03/04 16:49 …
Eles demoliram mta coisa legal. Eu tava folheando aquele livro de arquitetura moderna e fiquei imaginando c/ o papai quantos daqueles prédios maravilhosos foram perdidos… um dia deviamos sair e ver quais ainda estão de pé.
Abraço,
Hugo

lolita 2004-03-21 08:27 …
no topo à esquerda são manchas na foto???
sergioaraujo 2004-03-21 08:40 …
incrivel, abs
andredecourt 2004-03-21 09:18 …
Acho que é fumaça, de alguém queimando folhas ou algo parecido
andredecourt 2004-03-21 09:28 …
love_kau 2004-03-21 10:03 …
ei, André…
só um beijinho…
bom domingo…
riobus 2004-03-21 10:10 …
muito bom!!!
eu só aprendo nesse fotolog
maluara 2004-03-21 11:32 …
Em agosto de 2003, pouco tempo depois que inauguraram o SESC da Marques de Abrantes, vi uma exposiição lá , e tinha fotos de algumas casas antigas do bairro. Maravilhosas!!!
Ficava tentando me lembrar se houvera conhecido alguma delas, já que fui morar perto da Praça José de Alencar em 1952, com 5 pra seis anos de idade.
Lindo esse resgate histórico que vc faz!
Abs, Maria Luiza
marcelomartins 2004-03-21 17:04 …
Fala Andrezão….a sequencia de foto foi bacana…na verdade só identifiquei uma…rsss…já falei …fui péssimo nas aulas de mapa…rrsss…enfim..
Uma ótima semana prá tí…tudo de bom…
Um abração, Marcelinho ;0)))
Vc vai no p´roximo sábado???
Antolog 2004-03-22 10:02 …
Um belo resgate do Rio Antigo… Ah! Boa sorte com o Fotolog (Lembra do meu Photopage? Quanta diferença…)
andreleblon 2004-03-24 18:51 …
Essa primeira casa aí na parte de baixo da foto a direita devia ser enorme.
André, por acaso vc sabe a quem ela pertenceu e que ano foi destruida e se existi alguma foto dela ou da sua fachada?
abraços a todos
andré.

2 comentários em “Detalhes postal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 + = 38