Palácio Monroe, a verdade II

 andredecourt's foto van 12-3-04

O Monroe foi o pavilhão Brasileiro na exposição Internacional de St. Lois nos EUA em 1899, foi projetado por Francisco Marcelino Souza Aguiar, usando-se estrutura metálica, com capa de concreto, uma grande novidade na época .
O estilo do pavilhão, com suas 3 cúpulas fez grande sucesso na exposição, maravilhando a imprensa americana presente, o resultado é que ganhou a medalha de ouro de melhor pavilhão .
Foi remontado aqui no Brasil em 1904-6, inicialmente abrigando a Convenção Sul-americana, Câmara dos Deputados e finalmente o Senado, não foi tombado sabe-se lá por que, e demolido por vingança de um general, Ernesto Geisel o qual cultivava um ferrenho ódio contra um colega de farda que tinha sido preferido em uma promoção… O outro general tinha o sobrenome Souza Aguiar e era filho do projetista do palácio.
Como agora ele tinha o poder podia se vingar, demolindo uma das obras mais emblemáticas do pai do seu desafeto.. ou seja além de tudo o palácio foi demolido por uma vendeta de um general que estava lá pois seus colegas tinham se apeado no poder, dando um golpe de ocupação como o Brasil nunca tinha visto antes.
E o pior de tudo foi a chancela de Lúcio Costa a qual vários arquitetos nunca perdoaram, ele chegou a passar listinhas nas associações de arquitetos para assinar dando então justificativa para a sua demolição o que causou um grande mal estar no meio à época, o dr. Roberto Marinho também apoiava sua demolição, contra se levantaram o IAB, o Jornal do Brasil e quase todos os Cariocas, que não foram ouvidos, aliás como hoje, os Cariocas continuam não sendo ouvidos ….
Mais uma foto que diz tudo……. e que nos faz interromper a série da Av. Passos que volta na Segunda, pois Sábado e Domingo irá rolar mais um postal e seus detalhes do Sr. Carlos Cattoi !!!

Podemos ver o traçado em curva do metrô contornando do palácio Monroe .
O metrô fez uma curva de alta complexidade, colocou equipes dedicadas exclusivamente para zelar pela estabilidade do prédio, sendo seus pinos conferidos pelo menos duas vezes ao dia .
Ontem na abertura da exposição, num bate papo informal ouvi de uma engenheira do Metrô “Espero que todo o Carioca que passar pelo lugar e sentir uma leve curva, se lembre de todo nosso esforço para faze-la e de nossa frustação por ser em vão”
E o palácio foi ao chão pela vingança de um general presidente .
Foto do acervo da Rio-Trilhos a quem muito agradeço
Não deixem de ver a foto anterior também

Comments (27)

natureco 12-3-04 7:37 …
Um triste história para uma obra de arte tão belíssima.
Abraços. Luiz.
panoptico 12-3-04 7:39 …
Estúpidos…
Dizem por aí que liberdade mesmo… só a dos tiranos!!!
O palácio era realmente lindo.
Abç e parabens andré.
bwanis 12-3-04 7:55 …
Só podemos lamentar…
🙂
rafael_cf 12-3-04 8:03 …
Ficava onde, exatamente?
pprado 12-3-04 8:13 …
Será que não existe o projeto original? Não poderiam re-construir o palácio? colocando uma placa, onde estaria esta história que vc contou… agora com final feliz. Ah! é verdade que rolou um tapa na cara do Geisel?
paat 12-3-04 8:39 …
Usei as fotos e seus textos para enriquecer a página dedicada ao Palácio Monroe, no ALMA CARIOCA.
http://www.almacarioca.com.br/monroe.htm
andredecourt 12-3-04 9:50 …
A do tapa na cara não sei não ……. Paulo te enviei por email o texto da Rio-Trilhos que fala dos trabalhos de engenharia para poupar o prédio
[email protected] 12-3-04 10:25 …
O César Maia há alguns meses pensou em reconstruir o Palácio Monroe. Mas foi tão criticado e já acharam que seria mais um factóide que eu acho que ele desistiu da idéia. Qual é a sua opinião sobre isso, André? Você apoiaria a reconstrução?
andredecourt 12-3-04 11:12 …
A recontrução da parte externa não seria um grande problema, mas na parte interna que o bicho pegaria, o Monroe era forrado de mármores, madeiras de lei, que já não existem mais no caso dos mármores por extinção da jazidas, e das árvores pelo risco de extinção delas.
Mesmo com esses contra-tempos sou totalmente a favor, mesmo que o interior fique um pouco diferente do que era .
Em termos de mobiliário, pode-se procurar que tenha peças originais e fazer cópias .
Seria uma forma digna de mostrar que o Rio está vivo e respira ao contrário de que muitos acreditam, ou de outros que em benefício próprio e incopentência ficam puxando o tubo de soro
bpm 12-3-04 12:19 …
Por que ao invés de demolir, não o desmontaram novamente e colocaram em outro lugar?
Muito triste…
[email protected] 12-3-04 12:24 …
Mais absurdo ainda foram os artigos do Jornal O Globo negando a qualidade artística do Monroe, como “mera cópia”. O Teatro Munícipal é uma réplica do Teatro da Ópera de Paris. A Academia Brasileira de Letra é uma réplica do Petit Trianon. A Candelária é uma réplica de Igreja de Roma. Que tal então demolir todos eles e outros mais?
muckie 12-3-04 12:55 …
q triste
ai meu coracao
quase chorei
🙁
muita pena
nos destruimos diariamente
nao pode… a cidade mais linda da via lactea nao pode ser tao maltratada e desrespeitada pelo seu povo.
andré, voce pode me responder uma duvida cara????
O Rio eh uma das cidades que mais se gastou dinheiro para ser construida no mundo né? Alem disso, eh uma das cidades que mais sofreu desperdicio de verbas por burrices?
Imagina como seria a nossa cidade maravilhosa, ainda capital, sem essas meskinharias…
almacarioca 12-3-04 13:11 …
André, tudo recebido e colocado no ALMA. O texto do Metrô eu coloquei na página dedicada ao Monroe. Concordo com a hipótese da foto dos leões não ser da demolição, mas sim da mudança provisória para permitir a obra. Pode ser, sim.
Grande abraço.
andreleblon 12-3-04 14:31 …
[email protected]
Essa talvez por ser mais recente foi a demoliçao que mais revolta me causou. Eu era nmuito criança mas me lembro ao passar por la e ver aquilo tudo,simplesmente nao acreditei! E o pior é que eu nao conseguia entender o porque. Na minha cabeça d ecriança aquilo smplesmente nao fazia sentido algum.
Eu vejo essa foto, fico feliz por vc ter postado aqui, mas realmente me causa uma dor enorme.
Acho que a demoliçao do Palacio Monroe simbolizou e confirmou toda a falta de cultua, de consciencia, de carater, de visao que a nossa cidade passou e simbolizou principalmente todas as demolicoes anteriores a ele e tb as que se seguem até hoje.
Se nao tivessemos tido nada disso, dessas obras maravilhosas a lastima nao seria tao grande qto a de saber que tivemos tudo isso e quase nada foi preservado. É simplesmente revoltante!
Me desculpe pelo DESABAFO…Mas eu precisava.
André, eu queria que vc me dissesse qual era o interesse do Roberto Marinho e do Globo de demolir esse predio.O Sr. Roberto estava lucrando o que com isso? Alguma coisa era obvio que ele estava. Mas o que? Dinheiro, especulaçao imobiliaria, apoio politico?
Tem duas cabeças dos Leoes que adornavam o Monroe aqui na varanda do apartamento debaixo do meu aqui no meu predio. Eu fui lá ver, só que pelo tamanho das cabeças ,nao sei qual dos leoes esses aqui eram. A vizinha queria vende los.
Por que nao apoiamos essa ideia do Cesar Maia de reconstruir o palácio?
andreleblon 12-3-04 14:35 …
André:
Voce falou que as jazidas dos mármores usados estao extintas. Vc sabe me dizer que tipo de marmores eram esses? De onde provinham.E quais madeiras de lei foram usadas?
obrigado.
andre
[email protected]
andreleblon 12-3-04 14:43 …
PARABENS CARA
TEU FOTOLOG CONTINUA SENDO O MELHOR!
Mais triste ainda é ver as fotos da destriçao do nosso lindo “Monroe”
VALEU PELAS FOTOS E COMENTARIOS.
aqua_man 12-3-04 19:28 …
Ótima foto! Pena que o demoliram…
Abraços!
rootz 12-3-04 19:34 …
Adorei essa foto, adoro o Flog e amo o Rio ! Mesmo sendo de MG. =P
É muito triste saber que essas intrigas do poder acabam refletindo nas obras arquitetonicas de nosso país.
Abração !
rootz 12-3-04 19:39 …
Esqueci de perguntar. Ao que deu lugar o Palacio Monroe ???
PRFRAGOSO 12-3-04 20:37 …
Faço coro com o desabafo do André Leblon.
Sempre pensei que a demolição do Monroe fora em consequência das obras do Metrô e, por isso, me conformava, mas agora que você informou que foi por vingança de um “inconsequente” General, é de revoltar mesmo!
Será que o antigo prédio do Ministério da Agricultura (que ficava na Praça XV, perto do Museu da Imagem e do Som), também foi demolido por vingança do citado General? Desconfio que sim pois foi na mesma época ( década de 70) e no local nada foi construido…
andredecourt 12-3-04 21:39 …
Para os que não são do Rio, no lugar do Monroe hoje ha um chafariz ( que mudou de lugar nos últimos 40 anos 3 vezes) , uma praça gramada tomada de população de rua, e a coisa de 3 anos fizeram uma garagem subterrânea
mayrink 12-3-04 23:17 …
Que maravilha essa foto!! Como se permitiu que fosse demolido o Palácio Monroe…uma pena! Muito bom seu flog.Já está adicionado. Parabéns!
Roberto Tumminelli ([email protected] 13-3-04 14:42 …
Oi Andre,
primeiro agradeço a vc e ao pessoal da Rio rilhos por postar essa foto e matar a dúvida e a “certeza” errada sobre a relação Monroe/Metro.
Eu já sabia que o traçado do Metro havia sido modificado por casa do Palacio. Mas foi bom ver essa foto.
Eu tenho lembranças do Monroe, pois nos anos 70, quando criança, costumava a acompanhar meu pai em suas idas ao Centro da Cidade.
Enquanto em vários lugares do mundo a conscientização de preservação é alta e estimuldada, aqui por causa de governos inéptos, da mentalidade de imbecil do Gal Geisel, jornalistas mafiosos e manipuladores de opinião publica como Dr Roberto Marinho e arquitetos renomados e de visão como o Sr Lucio Costa e outras pessoas, a preservação de monumentos, prédios, ruas, museus, praças, fica muitas vezes na lembrança da nossa memoria, em conversa com os mais velhos, fotos ou postais. Tenho vergonha…
Esse é o Brasil…
Abs
Roberto Tumminelli
galessa 13-3-04 20:12 …
essa história é de arrepiar… nunca vou perdoar um povo que comete loucuras como essa… se alguém pôde destruir o palácio e toda a avenida central, é porque esse povo não tem cultura nem memória nem nada mais que preste. a ignorância histórica é imperdoável. e os senhores modernistas, que vexame memorável (entre tantos…). não, não tenho nada contra o modernismo, na verdade sou bem favorável…
famadas 13-1-08 19:08 …
Não é de hoje que as organizações Globo jogam contra o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 + = 33