Sistema Pasmado Copacabana – Primeira Parte

Começamos hoje uma pequena série sobre os projetos que deram origem ao sistema de ligação entre a Praia de Botafogo e Copacabana, usando a região do Morro do Pasmado.

Nossa primeira imagem é um croqui de um dos primeiros esboços da ligação, com características de auto-estada, e totalmente diverso do que foi feito e que conhecemos, do ano de 1938.
A rampa da auto-estrada se inciaria no Mourisco, mais ou menos onde hoje está o “Ferrero Rocher” vemos que com essa embocadura tanto o Guanabara com o Botafogo de Regatas seriam poupados, dali a rampa galgava as franjas do Morro do Pasmado, onde hoje estão o condomínio Casa Alta e  Rua Clotilde Guimarães. Se reparamos bem esse projeto já previa a abertura da Rua Professor Alvares Rodrigues e a criação de uma via diagonal à Rua da Passagem, passando por de trás do educandário Santa Therezinha e desembocando na Praça Juliano Moreira.
A via elevada correria paralela e por de trás da Rua da Passagem, cruzando a Rua Gal. Severiano e Gal. Goes Monteiro, e onde mais ou menos está a entrada do condomínio Morada do Sol teria seu primeiro túnel, que desembocaria na antiga pedreira onde hoje está um apart hotel na esquina da Ladeira do Leme com a Av. Carlos Peixoto,  a auto-estrada cruza a Ladeira em pequena ponte, onde se inicia o segundo túnel que desembocaria na Ladeira do Leme, já em Copacabana, ali se aproveitaria de um pequeno trecho da via, contornaria o bico do Morro da Babilônia em via elevada à beira da Praça Cardeal Arcoverde, cruzaria em viaduto a Rua Barata Ribeiro e encontraria o terceiro túnel no Morro do Inhangá, cruza a Av. Copacabana em rampa para terminar na então desocupada Rua Fernando Mendes, que seria alargada para 30 metros, chegando por fim a Av. Atlântica.
O projeto ainda contemplava 4 rampas de acesso, na Praça Juliano Moreira, na Av. Carlos Peixoto, na Rua Barata Ribeiro e na Av. Copacabana, podendo ser de fluxo nos dois sentidos, ou apenas a um, algo que a engenharia da PDF estudaria quando da implantação.
Seria também abertas mais 2 ruas em Botafogo, no enorme terreno da Santa Casa, onde além do educandário (hoje escola Eleva) estão concessionárias de carros e um posto de gasolina desativado, uma paralela a Rua da Passagem e outra perpendicular. Na Av. Pasteur junto a Rua da Passagem seria construída uma praça que serviria de porta monumental de Botafogo,  no talude do Morro do Pasmado um belvedere ajardinado seria construído onde seria implantada uma infra estrutura de lazer para se contemplar a paisagem. Em Copacabana a Praça Cardeal Arcoverde seria regularizada e ajardinada.
Como podemos perceber este projeto complexo envolvia inúmeras desapropriações, inclusive da Igreja, obras de engenharia complexas, embora fosse totalmente expressa, seria muito custosa  e como sabemos foi abandonada.
 
É obrigatório clicar na imagem a apreciá-la em alta definição
 
Continua …….

6 comentários em “Sistema Pasmado Copacabana – Primeira Parte”

  1. Bom dia.
    Seria a Perimetral da zona sul. Aí não pode…
    Mas como o Andre lembrou ia mexer com igreja. Mais um motivo. Além disso, pela data, a Presidente Vargas deve ter virado prioridade.

  2. Como sempre o André demonstra ter bastante conhecimento sobre o que fala.
    Boa postagem de hoje.
    Passamos por ali e a maioria das pessoas que frequenta o site nem imaginava, talvez, dessa História.
    Fico impressionado como sempre se muda do projeto inicial de que qualquer obra apresentada. Geralmente, os que se sucedem ao original não ficam bons assim.
    Na ultima postagem eu disse exatamente isso sobre a Igreja Católica e a Coroa Portuguesa.
    O conluio dessas duas formaram da verdadeira desgraça para essa terra e esse povo.
    Enfim… o objetivo aqui não é causar polêmicas. Apenas trata de um ponto de vista pessoal.

  3. É uma região desconhecida para mim mas é interessante o projeto. Quando vou à feira da Lavradio, o meu ônibus vem pela Barra da Tijuca.

  4. Projeto interessante sob o ponto de vista viário mas seria um desastre hoje em dia com tudo engarrafado na hora do rush, sem falar que ia causar uma desvalorização enorme em parte de Botafogo e Copacabana. Eu lembro das fotos dos outros túneis cortando o Morro São João. Realmente seria uma segunda Perimetral.

  5. Seria uma obra custosa.As obras da reforma da orla de Niterói foram baratas e fizeram da cidade a mais cobiçada do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 4 = 9