Túnel Velho – Boca de Botafogo – circa 1940


Nessa foto vemos a boca de Botafogo do Túnel Velho, pouco mais de 15 anos depois de suas últimas reformas de duplicação entregues na Adm. Prado Júnior. Vemos que todos os elementos da reforma neo-colonial ainda estavam presentes, no que pese a pintura um tanto desgastada, algo comum numa época onde as modernas tintas acrílicas com base anti-fúngicas  ainda eram mera futurologia nos laboratórios das indústrias químicas.
A foto mostra as linhas de bonde, com destaque,  que desde a duplicação não precisavam mais se esgueirar pela velha Rua do Túnel, hoje Lacerda de Almeda, aberta no séc. XIX como uma travessa da Rua Real Grandeza para dar acesso  ao túnel, pois desde o meio dos anos 20 a Rua Real Grandeza foi ligada diretamente ao túnel pela Dr. Sampaio Correia, que partia da esquina da primeira com a Rua Villa Rica, melhorando o tráfego e permitindo os bondes galgarem com mais eficiência a pequena elevação  do túnel.
Quando dizemos pequena elevação a mesma era realmente muito menos íngreme que hoje, pois com nova duplicação do túnel no apagar da década de 60,  escavou-se muito pouco o sub-solo, aproveitando a alta abóboda da galeria original projetada para a passagem de carris para soprepor as pistas. A maior prova de como a galeria original foi achatada está na pequena casinha que vemos na esquerda da entrada do túnel, notadamente seus dois pequenos terraços. Vemos que a altura deles para o passeio  era de praticamente três metros, se usarmos como escala o cidadão que está na sombra do viaduto da Rua Real Grandeza. Hoje tal terraço não chega a um metro, tendo sido inclusive se transformado em um puxadinho, já o mais baixo ficou praticamente no nível da rua, tendo virado uma floricultura como podemos ver pelas imagens do Street View ( http://goo.gl/maps/cNSHlhttp://goo.gl/maps/1uF3h ).
No topo do morro, na Ladeira dos Tabajaras, vemos a ocupação original daquele tecido urbano, embora desde a virada do séc. XX havia uma pequena favela numa área abandonada perto do Hospital da Marinha, casas antigas e bangalows que acompanharam o primeiro acesso à Copacabana no séc. XIX, vemos que a amurada, lá em cima, acompanhava a tipologia do túnel com postes nos balaústres. Até hoje vestígios, existem no local, mesmo com o antigo belvedere ocupado com a típica desordem urbana das áreas favelizadas, o velho muro construído em 1927 ainda está lá, com seus arremates de cerâmica e até mesmo os prisioneiros do antigo poste que ali existia ( http://goo.gl/maps/JCJjj )
Já embaixo, vemos o primitivo viaduto da Rua Real Grandeza, que acompanhava o velho túnel, demolido nas obras de duplicação por inviabilizar a passagem de pedestres por causa da elevação do pavimento. Vemos também o alinhamento original da Rua Lacerda de Almeida e o sistema de iluminação de postes padrão Light com globos a meia altura, instalados em 1924.

10 comentários em “Túnel Velho – Boca de Botafogo – circa 1940”

  1. Sempre surge um novo ângulo desse túnel e que nos faz refletir o quanto o poder público é omisso.
    A favelização no local, engoliu essa construção e seus arredores. Já começava naquela época a ocupação pelos raros barracos na encosta.

  2. À direita e à esquerda, na altura do primeiro poste, havia pontos de bonde. Era uma mudança de seção. Por exemplo: viajar no “14”, General Osório, de Ipanema até este ponto custava 2 cruzeiros. A partir daí mais 2 cruzeiros. Isto tanto na ida quanto na volta. A grande discussão com o condutor se dava com os que saltavam no primeiro ponto após o túnel. Não queriam pagar nova passagem só por atravessar o túnel. Era um tal de descer do bonde andando para evitar a cobrança…
    À esquerda, logo fora da foto, havia um grande mercado de flores, que abastecia os velórios. Chamavam a atenção as grandes coroas fúnebres para quem passava de bonde.
    A primeira curva, atrás do fotógrafo, era palco de frequentes acidentes causados pelos ônibus, lotações e carros que saiam do túnel em direção à Real Grandeza.

  3. Muito significativa a imagem! Todos acrescentaram algo sobre o acesso Botafogo do nosso “Túnel Velho”.
    A já mencionada alta abóboda da galeria original era uma característica deste túnel (antes da grande reforma para dois pisos) e diferente dos demais túneis existentes na cidade.
    O testemunho de Luiz D’ sobre a questão da cobrança da seção do Bonde é um importante registro.
    Viva o Túnel Velho!
    P.S. O engarrafamento ocorrido hoje no Rio eu já tinha prevenido aos amigos que iria acontecer. Para aqueles que tem imóveis na Zona Sul da cidade percebam que aqueles que estão mandando estão proporcionando um estrangulamento nesta região. Procurem proteger suas propriedades e seus interesses. Saudações.

  4. Esta foto traz um sentido de uma ordem que, como bem falou Derani, não existe mais.
    Porque deixaram a coisa bagunçar tanto?

  5. Diz a Prefeitura que ainda este ano vai fazer uma ampla reforma no Túnel Velho. Colocou inclusive o edital de licitação na página da Secretaria de Obras. Vamos ver se recuperam suas fachadas decentemente, inclusive a murada de ambos os lados – Botafogo e Copa – os vasos e os balaustres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =