Nossa foto de hoje mostra a Rua Jardim Botânico, bem defronte ao portão principal do velho jardim, fundado por D. João VI.
Estamos na segunda metade da década, não só os automóveis no indicam o período, mas vemos que apesar dos trilhos dos bondes ainda engastados no asfalto, a rede já é para trolleys, num dos arranjos que foi uma das causa de seu insucesso, usar a velha rede de cabos de aço dos bondes para sustentar a rede nova, ao contrário de postes com braços exclusivos, o que foi adotado nos primeiros trechos, mas abandonado pela pressa da inauguração de mais linhas e também custos.
A iluminação, já nas calçadas, arranjo este feito ainda nos anos 40, manteve as luminárias a meia altura em postes padrão Light, que em breve seriam substituídas, por volta de 1968/69 pelos braços curvos com luminárias a vapor de mercúrio, curiosamente instaladas só de um lado da via, deficiência esta que perdurou por quase uma década na Rua Jardim Botânico.
As calçadas junto aos muros e Vila Hípica do Jockey ainda estavam bem conservadas e os sobrados hoje em ruínas e emparedados nesse trecho do clube certamente ainda deviam ser usados.
O mesmo local hoje: http://goo.gl/maps/RDQvo