Ao vermos as fotos antigas de Ipanema sempre é presença a silhueta do prédio da Av. Niemeyer junto ao Dois Irmão, todos sabiam que o prédio era antigo, muitos especulando que o mesmo seria do início dos anos 40, ou final dos anos 30.
Mas a verdade foi descoberta, o velho prédio é um contemporâneo de outros lendários como o Guarujá, Flamengo, Seabra, tendo sido entregue aos moradores no segundo semestre de 1933.
Possivelmente sua arquitetura proto-modernista, originalmente um art-déco bem limpo e sem nenhum arroubo marajoara ou strean line, fizeram muitos subestimar a idade do prédio, que em breve será um octagenário.
Temos aqui o prédio hoje htp://goo.gl/maps/gZnLW
Prestes a fazer 80 anos.
Deviam ser bem baratos os apartamentos ali, nessa época. Com a possibilidade de morar em casas em Ipanema, bem mais perto, ainda não super-valorizada, quem ia querer morar tão longe em um “pombal”?
O prédio apesar de aparentemente bem habitado e cuidado, sofreu ridículas “modernizações” provavelmente nos anos 70/80. Mas nada que não possa ser revertido algum dia.
A entrada que seria a principal parece até bem preservada, nem tem grades. Mas hoje nem deve ser usada pois abre direto para a rua, não há calçada, a Niemeyer não devia ter tráfego nenhum em 1933.
Nos anos 30 deviam é servir de ‘matadouros’…
Grande descoberta. Era um dos mistérios do Rio antigo.
O que seria aquele prédio enorme, após a Prainha?
Um colégio de freiras do Vidigal?
Boa tarde:
Alguém pergunta sobre uma EDIFICAÇÃO GRANDE…
Talvez seja o HOTEL SHERATON ou tal escola!
Se chama COLÉGIO STELLA MARIS; até conheci gente que lá estudava – onde atuei na época de eleições há tempos (1994). Tempos ruins estes.
Tchau,
Oh.
Eu, meu marido e meus filhos mudamos da Argentina para o Rio de Janeiro em 1973 e tivemos a sorte de morar no edificio Cordeiro, no 9º andar. O primero ano no ap. do meio, o de menor tamanho e depois de alguns meses ficou libre o da direita,(muito maior), no mesmo andar, onde moramos tres maravilhosos anos, com as melhoes vistas do mundo, durmindo com o barulho do mar!!!
Desde as janelas vimos construir o Hotel Sheraton…foi um verdadero luxo em nossas vidas, ter morado ali. Realmente emocionante e inesquecível!!!!!!
(Nao sei se estos comentários chegarâo a algum leitor……, depois de vários anos!!!….)
Na prefeitura do Rio de janeiro e no Iptu o ano de construção do imóvel consta como 1951 . Por que será ?