Nossa imagem de hoje mostra o antigo prédio da Camisaria Progresso, construído nas reformas urbanas de Passos quando do alargamento da Rua da Carioca sendo devorado pelas chamas na noite de ano novo de 57 para 58.
O fogo inciado com a casa já fechada começou no topo do edifício, possivelmente no terceiro andar logo atingindo o quarto, além da mercadoria extremamente nflamável e da estrutura interna em madeira a decoração de natal ajudou a propagar o fogo pelas escadas impedindo a entrada dos bombeiros, já que as mesmas, desde o primeiro pavimento estavam envoltas em chamas.
Como sempre acontece em incêndios nesses velhos prédios o fogo colapsou a estrutura interna, causando o desabamento do telhado e todo o tero e piso do quarto e do terceiro pavimento. Poucos minutos depois com o peso e as chamas toda a parte interna do prédio desabou chegando as chamas e o entulho a loja no térreo, momento este em que a foto foi tirada.
Se os apoios dos pisos em pouco tempo tanto as paredes internas como a fachada do prédio desabaram, encerrando a história do velho prédio quew por décadas marcou uma das esquinas mais icônicas da cidade.
A Camisaria Progresso construiu um novo prédio em seu lugar, verdadeiro aborto arquitetônico ( http://goo.gl/q1UTP ) que até hoje enfeia o corredor cultural da cidade, que mesmo com a recente reforma continua horrendo http://goo.gl/maps/B7eIK
E décadas depois esta parte da cidade continua a sofrer incêndios com frequência.
Muito similar ao incêndio da A Exposição.
Infelizmente, recentemente tem havido incêndios demais na região.
Para quem se interessar, o site do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) publicou uma matéria relembrando esse incêndio: http://www.museu.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=article&sid=276
Exatamente Abílio, além disso o site tem escaneado reportagens dos grandes incêndios ocorridos em nossa cidade