Rua Gal. Câmara – 1920

 

Nessa interessante foto de Malta, de 1920,  tirada na Rua Gal. Câmara temos uma particularidade. Dois alinhamos convivendo mais de 14 anos do realinhamento da via feito por Passos.
O sobrado da esquina ainda mantém o alinhamento colonial com o imóvel ocupando quase metade da caixa da via, e certamente como outros casos análogos já mostrados aqui no site tinha alguma grave pendência judiciária por não ter sido realinhado na Adm. Passos, como já mostramos aqui ( http://www.rioquepassou.com.br/2007/01/25/alargamento-da-rua-uruguaiana/ ). Vemos que o imóvel inclusive mantém um braço da velha iluminação à gás na fachada, mesmo a rua sendo iluminada por um dos modelos mais antigos da Light, o que demonstra que o prédio estava tão embaraçado que a velha cia de gás preferiu não tirar todo seu equipamento.
Ao fundo vemos a mancha de vegetação que tudo indica ser do Campo de Santana. A fiação telefônica improvisada, segura por pequenos postes de ferro fundido também é digna de nota.
Agradecemoso ao Ricardo Galeno por mais essa imagem.

7 comentários em “Rua Gal. Câmara – 1920”

  1. Ótima foto, cheia de detalhes na ampliação… mulheres sentadas a mesa do bar.
    Hoje esses tipos de sobrados, tão velhos, já eram velhos naquela época.
    Dá pra ver bem.

  2. Foto impressionante. Qual seria essa rua T. Barreto, pois nem achei no Google Maps.
    Existe uma referencia na foto a Manoel Francisco Bastos.

    1. Acho que Manoel Francisco Bastos deve ser o proprietário dos imóvel fora do alinhamento que devia estar sendo desapropriado (há um valor ao lado do nome do segundo) e por isso Malta fotografou. Será que T.Barreto também está ligado a isso? Mas parece mesmo um endereço (Rua T.Barreto 142 ?…)
      É engraçado que o sobrado desalinhado parece contemporâneo dos que já seguiam o alinhamento.
      Alguém chuta qual seria a esquina? Pela distância do Campo de Santana parece ser a Regente Feijó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 13 + 2 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...