Nossa imagem de hoje precisa de um bom expert na região para nos dar a localização exata de onde o fotógrafo estava, baseado principalmente no relevo rumo ao mar da Barra da Tijuca, notadamente o Morro da Panela em destaque e nas vias ancestrais, traçadas acompanhando o relevo ainda nos tempos coloniais como vemos na base da imagem.
É certo que estamos em Jacarepaguá, mais precisamente na região próxima a fronteira da Freguesia com o Anil, acredito que por mera dedução a via que vemos é a Estrada do Gabinal.
Vemos que nessa época já víamos a formação de núcleos urbanos, ainda pouco densos que em certas regiões do antigo Sertão Carioca começavam a disputar espaço com as plantações que por décadas abasteceram o núcleo central do Distrito Federal e posteriormente Guanabara, região rural essa que praticamente desapareceu nas últimas décadas quando o último basteão do Sertão, Campo Grande, começou a sofrer um intenso processo de grilagem, ocupação e favelização.
Gostaria muito de palpites e de informações precisas de onde realmente estávamos nessa imagem dos anos 50, a foto em maior resolução pode ser vista ao clicar-se sobre a imagem.