Estande do Departamento Nacional do Café, Feira de Amostras, anos 30

O amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva nos brinda com uma das raras imagens da Feira de Amostras que se realizou na região do Calabouço da Esplanada por vários anos na década de 30, e com raríssimas fotos disponíveis, sendo um dos grandes eventos menos conhecidos na história de nossa cidade.
A foto mostra o estande do Departamento Nacional do Café, de linhas surpreendemente contemporâneas e de ótimo gosto, vemos que ele era feito para funcionar a noite, pois tanto as letras com a borda da cobertura do pavilhão possuiam filetes de neon, como também os refletores que iluminavam as pinturas alusivas ao cultivo do café, bem como as mesinhas numa espécie de varanda. No lado direito temos outro pavilhão, não identificado e mais ao fundo um prédio com linhas modernistas com vários brises.
Pensei em ser o terminal do SDU, mas os brises são muito fechados, embora a o prédio seja familiar. Infelizmente a foto não nos dá nenhuma noção de sua correta posição geográfica, o que é uma pena.

7 comentários em “Estande do Departamento Nacional do Café, Feira de Amostras, anos 30”

  1. Foto raríssima mesmo. Lendo os relatos dos grandes shows que aconteciam na Feira de Amostras vê-se que era um evento grandioso.
    O Carlos Paiva garimpa umas fotos sensacionais.

    1. O prédio é projeto dos MM Roberto e faz parte do SDU. Está na Av Mal Justo, o que localiza o estande do DNC do outro lado da avenida onde hoje temos o prédio do SNA.
      Muito Boa FOTO !!!!

  2. Espetacular essa foto de dentro da feira. Como disse antes, nunca tinha visto nenhuma.
    Na década de 30 já começava a surgir uma arquitetura própria brasileira.
    Esse estande é o exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

75 + = 84