Rebouças, nada de novo nas novidades

 
Acompanhamos nesse fim de semana, com grande estardalhaço a transformação do Rebouças em um túnel Hight Tech.
Só que essa transformação não é nova, tem 41 anos, e faz parte do projeto original do túnel, omitido pela prefeitura, muito preocupada em gerar notícias, como as dos sinais de Led´s já existentes em várias vias há anos, e agora a do Rebouças, notícia essa  já chegando na meia idade.
Paredes claras revestidas de materiais laváveis, moderno controle de fluxo, sensores, sistemas de emergência, séptos entre as galerias, para-sóis nas bocas, tudo isso existia no projeto final do túnel de 1968/69, que começou a ser implementado e nunca terminado.
Seria muito mais honesto a prefeitura assumir que continuaria o término do túnel e não dar como seu um projeto feito por gente muito competente, do antigo EGB, muitos já falecidos. No mínimo uma demostração de respeito aquela equipe que revolucionou, desde os anos 50, a maneira de se fazer obras viárias em nosso país.
Pelos links podemos ver que já falamos disso no site já há uns bons anos, o post de hoje serve para refrescar a memória e mostrar aos que não viram que, mais uma vez a necessidade de gerar notícias passa por cima da mais simples honestidade administrativa.
http://www.rioquepassou.com.br/2008/11/14/tunel-reboucas-a-serie-cap-i/
http://www.rioquepassou.com.br/2008/11/15/tunel-reboucas-a-serie-cap-ii/
http://www.rioquepassou.com.br/2008/11/17/tunel-reboucas-a-serie-cap-iii/
http://www.rioquepassou.com.br/2008/11/18/tunel-reboucas-a-serie-cap-iv/
O post de hoje mostra duas imagens mostradas nos jornais de ontem, nas suas versões originais, de 1969!!!!

5 comentários em “Rebouças, nada de novo nas novidades”

  1. E eu já estava achando que era uma boa iniciativa. Ainda bem que vc está aí pra lembrar estas coisas. Isso reforça a tese de que mais imprtante do que fazer obras para a cidade e para o cidadão, os políticos as fazem para si mesmos, para aparecer, para ganhar votos na próxima eleição. Vide o viaduto da francisco Bicalho ( http://cariocadorio.wordpress.com/2009/12/27/da-pavuna-a-ipanema/ ) e a solução equivocada para a ligação das linhas 1 e 2 do metro, discutida neste espaço diversas vezes.
    Aliás, quem passou recentemente pelo Sta. Bárbara sabe que aquilo está muito pior que o Rebouças.
    Tudo tem que ser feito e inaugurado em um único mandato. Se não for assim, não vale a pena ser feito. Não é possível ter planejamento a longo prazo desta forma. Triste.

  2. Nada de novo na notícia e nada de novo no comportamento. A nível federal também se assumem qualidades de anteriores governantes como suas. Cada vez mais me convenço que este país não tem mais conserto e isto de cabo a rabo, ou seja, considerando-se desde os ditos “governantes” até o povão…

  3. Bom trabalho!
    Curto e compartilho o feed em uma fan minha facebook/PenhaRJ Grata!! 🙂
    – Qual o representante que vai querer fazer um projeto a longo prazo que não vai trazer muito nome a ele?
    Qual vai querer despoluir a baía de guanabara? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 + = 24