Vista do Pão de Açúcar, anos 30

 

Nossa foto de hoje, da Life, mostra uma vista tirada do Pão de Açúcar nos primeiros anos da década de 30, até mesmo final dos anos 20.

Em destaque temos Copacabana, já densamente ocupada, mas quase não verticalizada. Temos o agrupamento de prédios por volta da Praça do Lido e alguns prédios perdidos pelo tecido do bairro, com destaque o edifício Guarujá, o único prédio alto de todo o Posto IV, no Posto VI vemos alguns outros possivelmente os gêmeos Quintanilha/Araguaya. O mais impressionante, no que pese a resolução da foto, o solitário prédio da Avenida Niemeyer já está lá no seu local, marcando o horizonte do Dois Irmãos por décadas.
Ipanema, do pouco que vemos também está tomada de construções, todas baixas, enquanto da área da Av. Pasteur grandes espaços ainda estão livres depois do desmonte de grande parte dos pavilhões da Expo de 1908.
No morro do Pavão não vemos um só barraco, e no Morro do Cantagalo a pedreira da Rua 5 de Julho ainda é bem visível.

7 comentários em “Vista do Pão de Açúcar, anos 30”

  1. Acessei o site ontem a noite, parabéns está muito bom, e fiquei até de madrugada olhando as fotos e lendo alguns comentários.
    Morei no Rio entre 1977 e 1978 trabalhando em hipermercado na Barra, morei provisóriamente em um conjunto de prédios de três andares ao lado da Hípica existente na época, antes de “Novo Leblon” etc, e depois numa travessa da Estrada do Três Rios, antes da subida caminho para Jacarepaguá, para ir trabalhar passava do lado da Cidade de Deus e frequentemente dava carona para o pessoal que ia para a Barra, nada a ver com o cenário da filme.
    Sou paulistano e afirmo o Rio é MARAVILHOSO! No conjunto natureza e povo! Infelizmente, observação válida para todo Brasil, os políticos só existem para destruir!
    Morei dois anos em Florianópolis, li um comentário afirmando que o Rio é a cidade mais linda do Brasil seguida de Floripa, concordo e complemento – vai pelo mesmo caminho de destruição do Rio por conta dos políticos de lá, com a colaboração da população pois conversando com um morador tradicional, sobrenome Luz, sobre os esgotos lançados no mar ele respondeu – são só uns cocozinhos!
    Parabens mais uma vez pelo site, abraços
    Aguiar

    1. Prezado Aguiar, pedimos desculpas, o seu post entrou numa área de spans, mesmo sem ter nenhum link vinculado.
      Possivelmente o ip que vc estava usando estava em alguma lista negra, vários outros cometários tiveram o mesmo problema na última semana.
      Vamos verificar o ocorrido e pedimos desculpas também a todos os outros comentaristas que foram atingidos pelo mesmo problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =