A foto de hoje, é mais uma das imagens produzidas pelos fotógrafos de instantâneos que circulavam pelo Centro, notadamente Cinelândia e a Av. Central, depois Rio Branco, nos anos 20, 30 e parte dos 40.
Esse instantâneo, que faz parte do arquivo da família na realidade é uma ampliação de uma pequena imagen do tamanho de um negativo de 35mm, que compunha uma pequena sequência, as fotos eram coladas numa tira de cartolina. E não são muito nítidas, valendo mais como testemunho de uma época.
O sr. de terno claro é meu bisavô, Antônio da Rocha Leão, anos antes de se tornar vereador distrital e lider da bancada do prefeito Pedro Ernesto. Sendo à época funcionário da administração distrital.
Além dos trajes dos passantes é de se impressionar com o brilho das vitrines da avenida, o local exato, pelo plano fechado é praticamente impossível de ser descoberto por nós que não vivemos essa época.
Este local de ser “ponto” dos fotógrafos pois aquelas vitrines lá atrás aparecem em muitas fotos. Tenho aqui uma dessas tiras de cartolina mencionadas por você, com fotos de minha bisavó e de minha avó passeando na “avenida”.
A vestimenta formal de todos é impressionante.
A senhora à esquerda da foto segurando uma bolsa deve ser oriunda de 1800 e algo ou 1700 rsrsrsrsrs (piada)
Salve, André
Lembro que há tempos, no seu fotolog, li algo sobre duas construções nos fundos do Passeio Público, teatros se não me engano. Seriam esses do link abaixo?
http://is.gd/4zLIu
O link é esse: http://www.rioquepassou.com.br/2009/04/14/passeio-publico-e-fundos-do-cassino-teatro-beira-mar/
Aliás não recomendo que se cliquem nesse link, tão abreviado
Clássica foto. Quantas milhares como esta haverá por aí, nos albuns da vida ?