Pegadinha – Resposta
Aonde fica essa mal resolvida região ??
Que ruas são, ou foram essas fotografadas ???
Os que falaram que as ruínas de paredes apoiadas no que sobra de uma elevação se encontram encostadas no Morro do Castelo acertaram, uns chegaram de fato muitíssimo perto mencionando a Rua de São José, que de fato está do outro lado das ruínas, bem como a Av. Nilo Peçanha, que se encontra mais a frente, e que na época possuia algumas elevações, mas sem restos de construções. O Frederico Bittencourt então, bateu na trave, e se tivesse sido mais objetivo teria acertado essa pegadinha com maestria, hoje de manhã! Mas quem na moita, em uma linha, desapercebida no meio do debate, acertou o lugar, mas não identificou a rua desaparecida foi o mvdem.
A avenida de canteiro central na realidade é a Av. Erasmo Braga, mas não estamos na Misericórdia. O que poucos se lembram é que a Erasmo Braga possuia em todo seu PA a mesma largura da área perto da Rua de D. Manoel e foi estreitada no trecho pós Antônio Carlos, primeiramente quando da construção do terminal rodoviário e posteriormente do Ed. Garagem Menezes Cortes. A rua hoje, nesse trecho, é apenas a pista na base da foto, e o canteiro central faz as vezes de calçada. Isso antes dela ser transformada em calçadão.
A estreita rua que vemos, chegando na moderna avenida, na realidade é o Beco do Cotovelo, rua ancestral da cidade. Os sobrados na direita da foto ainda fazem o traçado da curva de quase 90 graus que nomeava a rua. Por cima dos restos do morro, possivelmente nessa época ainda tínhamos vestígios da Ladeira do Cotovelo, ou do Castelo e por fim do Carmo, o último acesso ao morro a ser aberto, beirando as muradas da fortaleza. Nessa época o Beco do Cotovelo estava renomeado de Rua Vieira Fazenda e se encontrava completamente fragmentado. Existia esse trecho entra a Rua de São José as as novas vias do Castelo, bem defronte a Rua do Carmo e o trecho seguinte, já na Misericórdia, mais íntegro. Curiosamente, a Erasmo Braga começou a ser aberta com a Vieira Fazenda totalmente íntegra, logo depois que houve a demolição para o encontro das novas vias, que sepultavam um dos extremos do Bairro da Misericórdia, bem na frente da Igreja de São José, podemos ver bem isso no link mostrado nos comentários.
Essa foto possivelmente foi tirada da construção do edifício que abriga a servidão que liga a Erasmo Braga com a Nilo Peçanha.
Agradecemos o amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva pelo fornecimento dessa fantástica pegadinha !
Luiz D´ comentou,
Bem no Centro, no Rio, junto a um morro que foi para o beleléu.
29 de abril de 2009 às 20:09
Victor comentou,
Na região da rua Silva Jardim, perto da futura avenida República do Paraguai.
29 de abril de 2009 às 21:17
Ricardo comentou,
Nao faço a minima ideia! rsrsr
30 de abril de 2009 às 0:02
mvdem comentou,
Na regiao da Rua almte Barroso, no pe do Morro de Santo Antonio.
30 de abril de 2009 às 0:09
JBAN comentou,
Concordo com ele. Parece a antiga entrada da Chácara da Floresta. México com Almirante Barroso.
30 de abril de 2009 às 2:32
Carlos Paiva comentou,
Acho que mvdem está certo. À direita estaria o largo da Carioca com o grande estacionamento que existia e a Alm. Barroso chegando junto ao morro de S.Antonio e virando à esquerda na S.Dantas.
30 de abril de 2009 às 1:50
JBAN comentou,
Hummm … Sei não. Pode ser Santa Luzia ou Rua São José… Isso aí é resto do Morro do Castelo.
30 de abril de 2009 às 2:34
Rafael Netto comentou,
Concordo com o JBAN. Isso é resto de demolição, Morro do Castelo.
Acho que é a Av. Nilo Peçanha, talvez o mesmo ponto retratado pelo Géza Heller. A São José estaria além dos restos do morro.
http://fotolog.terra.com.br/luizd:793
Os restos de demolição do morro de Santo Antônio eram bem mais recentes, nos anos 60. Como o Tumminelli já mostrou naquela foto da construção do EDISE.
http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:416
30 de abril de 2009 às 11:42
Rafael Genu comentou,
Rua da Passagem? Ali onde é a Morada do Sol?
30 de abril de 2009 às 14:40
Carlos Paiva comentou,
André, onde, na região do Castelo, teria ainda um morro deste tamanho nos anos 40 ou início dos 50?
Seria onde está o posto do Touring na avenida Antonio Carlos ?
30 de abril de 2009 às 15:42
decourt comentou,
Tudo ainda no máximo morninho…….
30 de abril de 2009 às 15:51
Rafael Netto comentou,
Ih caramba, achava que tinha acertado…. os carros “jogados” junto ao resto de morro estão igualzinhos ao desenho do Géza Heller.
Agora eu reparei que no canto direito parece ser uma construção meio abandonada. Talvez seja pros lados do Bairro da Misericórdia. Mas o local exato tá difícil.
30 de abril de 2009 às 19:10
mvdem comentou,
Pode ser a Nilo Peçanha? O morro então e o do Castelo.
30 de abril de 2009 às 16:43
decourt comentou,
Está esquentando, mas não ferveu
30 de abril de 2009 às 16:47
Curioso comentou,
Rua da Carioca esquina com Uruguaiana.
30 de abril de 2009 às 16:52
mvdem comentou,
Se for a Nilo Peçanha provavelmente próximo à Pça do Expedicionários–um dos últimos pontos onde restos do morro do Castelo sobreviveram por um tempo.
30 de abril de 2009 às 16:57
Frederico Bittencourt comentou,
Antonio Carlos com São José?
30 de abril de 2009 às 17:22
Luiz Roberto comentou,
está me parecendo ser o Strand em Londres, próximo ao Savoy…rsss…
30 de abril de 2009 às 18:58
Carlos Paiva comentou,
Estou novamente com mvdem.
Pela foto do “Meu bairro meu país” http://www.flickr.com/photos/quadro/256046949 da para ver um restinho de morro no encontro da Antonio Carlos com Nilo Peçanha, próximo à antiga rua da Misericórdia. Seria aí?
30 de abril de 2009 às 21:35
Andre Decourt comentou,
Esquentando, mas ainda não ferveu !!!
30 de abril de 2009 às 21:45
mvdem comentou,
Acho que o lugar exato seria aonde hoje se encontra o Ed. garagem Menezes Cortes — olhando o mapa do Carlos Paiva
1 de maio de 2009 às 1:47
mvdem comentou,
….. e a rua a direita seria a atual rua Debret?
1 de maio de 2009 às 1:48
Rafael Junior comentou,
É a rua da Santa Casa,no centro.Nessa esquina,hoje em dia tem um posto de gasolina,e do outro lado,tem a Igreja de Sta.Luzia e o Min.do Trabalho.
Tá quente?
1 de maio de 2009 às 2:06
Andre Decourt comentou,
Frio, congelante
1 de maio de 2009 às 14:31
Ana comentou,
Almirante Barroso próximo à Praça dos Expedicionários?
1 de maio de 2009 às 10:04
Ana comentou,
Outro palpite. Almirante Barroso com Debret?
1 de maio de 2009 às 11:05
Frederico Bittencourt comentou,
Se for de fato na área do Castelo, pode ser Antônio Carlos com Cotovelo ou Erasmo Braga (não sei quando uma acabou e a outra surgiu).
1 de maio de 2009 às 11:14
Andre Decourt comentou,
Chegou muitíssimo perto, só se embananou com as duas novas avenidas da Esplanada e o tecido urbano das fraldas do morro. A Antônio Carlos nunca teria restos do morro com uma via alinhada com eles, no caso aí o Beco do Cotovelo.
Mas vc quase acertou essa !!!!
1 de maio de 2009 às 14:33
Frederico Bittencourt comentou,
Achei que a Erasmo Braga tivesse sido erguida SOBRE o Beco do Cotovelo. Não imaginei uma esquina entre elas. Essa esquina deve haver por causa do “cotovelo” do Beco. O trecho do Beco na foto hoje estaria “dentro” do Menezes Cortes, não é isso? Errei o nome das ruas, que era a pegadinha em si, mas acertei a localização, pois achei que eram os restos do Castelo na área do Menezes Cortes…
2 de maio de 2009 às 4:28
Andre Decourt comentou,
Isso, por exemplo a antiga subida da ladeira do Cotovelo era mais ou menos onde hoje é o hall dos elevadores do Menezes Cortes
2 de maio de 2009 às 15:00
andrea comentou,
Afinal, que lugar é esse? Seria legal acabar com tanto mistério e esclarecer logo, não?
1 de maio de 2009 às 16:33
mvdem comentou,
me parece q muitos jah acertaram… mas o Andre quer que a gente de as coordenadas GPS (lat e longitude) do local 🙂
parabens pela brincadeira, muito legal!
1 de maio de 2009 às 16:51
Carlos Paiva comentou,
Agora que vc. mostrou na foto da esplanada é que deu para notar o restinho do morro. Gostei da pesquisa. Vivendo e aprendendo.
1 de maio de 2009 às 20:12
andrea comentou,
Bom, mistério solucionado. A próxima por favor, sr. Decourt!
1 de maio de 2009 às 20:41
Isa Carneiro comentou,
Caro Sr. André Decourt, li um comentário seu sobre uma foto tirada numa vila operária que com certeza é no Horto. Neste comentário o Sr. comenta que possui um número da Revista Renascença com fotos e desenhos da vila. Gostaria se possível entrar em contato comigo no e-mail isa.mcarneiro@gmail pois estou fazendo um projeto junto com um amigo que é morador da antiga vila, sobre a história da vila e seus moradores. Estamos colhendo material para uma catalogação. Gostaria de obter informações sobre esta revista e se possível scanear estas images.
Grata
Isa Carneiro
2 de maio de 2009 às 20:26
Andre Decourt comentou,
Isa, tenho uma uma revita da FAU-UFRJ na qual essa edição da Renascença é amplamente utilizada, inclusive com cópias de várias páginas, posso escanear para vc sem problemas, acredito que seu email comporte arquivos grandes? Estou certo ?
Abraços
3 de maio de 2009 às 17:01
Alexandre Figueiredo comentou,
Pelos carros, a foto é provavelmente de 1955.
11 de maio de 2009 às 13:57
eduardo comentou,
olá!
estou fazendo uma pesquisa para um vídeo sobre o largo da carioca e quero saber onde consigo fotos antigas dali (e se posso usá-las em meu vídeo)… quero saber a data de instalação do relógio do largo de 1909…
obrigado e parabens pela sua pagina!
edps
8 de agosto de 2009 às 11:39